O mercado de trabalho exige, cada vez mais, novas habilidades e conhecimento dos profissionais, muito além do porte de um diploma. Atento a isso, o Sesi lançou o Programa de Orientação (POP), a fim de mostrar para seus estudantes que a escolha de sua profissão deve ser baseada em suas afinidades, seus interesses reais e no que deseja para a sua vida.
A escola ajuda o aluno a construir o seu projeto de vida pessoal e profissional, possibilitando a tomada de decisão de forma mais assertiva. “Ensinar o jovem a elaborar o seu projeto de vida no ambiente escolar é uma excelente forma de dar mais validade às aprendizagens das disciplinas curriculares e a aplicabilidade delas no mundo”, aponta Priscilla.
O Sesi Jardim da Penha foi escolhido como a unidade-piloto, mas em 2019, o POP será expandido para as demais unidades do Estado, contemplando estudantes do 6º ao 9º ano escolar – Fundamental II.
A proposta é de – com a proposta de posicionamento de competências, em um trabalho conjunto com a família do estudante, para a construção do seu projeto de vida. A ideia é ajudar os estudantes a tomar decisões em sua vida, desde as de menor abrangência até as vitais ao desenvolvimento, além de proporcionar à família informações e conhecimentos acerca das aspirações dos seus filhos, envolvendo-os na trajetória escolar.
Já no Ensino Médio, o trabalho continua, mas com um novo enfoque. “No Ensino Médio, será trabalhado o coaching de carreira”, aponta Priscilla. “O POP atende às exigências da reforma do Ensino Médio e faz parte da agenda estratégica da Federação chamada Excelência da Educação. O objetivo do programa é fazer com que nossas crianças consigam chegar ao final do ciclo de fundamental com uma área de conhecimento posicionada e que no Ensino Médio ela possa ser desenvolvida”, explica.
O programa segue ainda a legislação que rege a Educação no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê, justamente, que a escola oriente os educandos no processo de escolha das áreas de conhecimento ou de atuação profissional e também adote um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida. É importante destacar, que dentre as 10 competências gerais da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) duas delas estão associadas ao Trabalho/Projeto de Vida, ao Autoconhecimento e Autocuidado.