Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies
Lean Game

Senai Aracruz oferece workshop gratuito de produtividade com Lean Game

Jogo simula o funcionamento do chão de fábrica e estimula os participantes a aplicar as ferramentas do Lean para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio. Saiba como se escrever!

Lean GameAlô, empresas de Aracruz e região! O Senai traz uma grande oportunidade para ajudar a sua empresa a ser mais produtiva, de forma prática e lúdica. É a Oficina de Produtividade com o Lean Game Tabuleiro.

O workshop gratuito acontece no dia 07 de fevereiro, no Senai Aracruz. Ao todo são três turmas, com carga horária de 03h. Inscrições aqui até o dia 03 de fevereiro. Mas atente-se, porque as vagas são limitadas a apenas dois participantes por empresa.

Por que fazer?

Neste dia, os participantes irão ficar por dentro dos conceitos de Lean Manufacturing – ou Manufatura Enxuta, conhecer e aprender a enxergar os 08 desperdícios operacionais e como aplicar as ferramentas lean para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.

E, ah, o melhor: cada empresa inscrita e presente no evento receberá um Diagnóstico Produtivo gratuito. Tudo com a expertise do time de produtividade do Senai.

O que é o Lean Game?

O Lean Game é um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e foi desenvolvido para facilitar a transferência de conhecimento sobre as ferramentas de manufatura enxuta de forma dinâmica e criativa.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico.

Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos em sua prática profissional. Assim, poderão desenvolver ações voltadas para redução de custos e eliminação de desperdícios, seguindo a busca pela otimização operacional e de recursos.

WORKSHOP GRATUITO | Oficina de Produtividade com o Lean Game Tabuleiro  

📅 Quando: 07/02/23
⏰ Horários: Turma 01: das 08:00h às 11:00h. | Turma 02: das 13:00h às 16:00h. (03h por turma)
📌 Local: Senai Aracruz.
👨💻 Inscrição: https://forms.office.com/r/kvtDjRixbG

Observações: Vagas limitadas- apenas 02 participantes por empresa.
Cada empresa inscrita e presente no evento receberá um Diagnóstico Produtivo gratuito.

* Por Fiorella Gomes

Read More

Alunos do Senai Aracruz participam de competição de inovação em Brasília

Em 30 horas, eles têm que elaborar e apresentar soluções para problemas apresentados por quatro grandes empresas usando conceitos de inovação aberta, criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas

 

Pensar e desenvolver quatro soluções inovadoras e completamente diferentes uma da outra para atender as demandas de quatro grandes empresas. Isso em apenas 30 horas. Esse é o desafio aceito pela equipe do Senai Aracruz, que participa do Grand Prix de Inovação, na Olimpíada do Conhecimento 2018.

A partir desta quinta-feira (05), os alunos Arthur Gonçalvez Nunes e Emanuelly Cao Favarato, do curso técnico em Eletrotécnica; e Fábio Queiroz Pessanha e Maria Clara Severino da Silva, do curso técnico em Mecânica, estarão distribuídos em equipes, em um total de oito, que contam com estudantes do Senai de todo o país para proporem soluções inovadoras para as empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), siderúrgica Gerdau, Ambev e Dessault Systèms como explica o professor instrutor, Patrick Cunha Peluchi.

“Eles ficarão imergidos em umas salas, no estilo aquário, até domingo. O desenvolvimento de ideias têm algumas etapas. Eles têm que desenvolver a ferramenta business em modo canvas, tem que desenvolver um piti de dois minutos para defender a ideia deles e a parte de prototipação, ou seja, eles vão apresentar um material físico para cada ideia criada para cada uma solução, um total de quatro”, revelou.

Durante dois dias, os estudantes participaram de preparatórias para a competição, com palestras e miniworkshops, como prototipagem rápida e uma conversa com representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ainda participaram de dinâmicas com prototipagens rápidas e aprenderam a usar ferramentas do Google Education.

À montadora Fiat Chrysler Automobiles (FCA), os grupos terão de propor um novo modelo de negócio para comercialização dos veículos novos, atendimento no pós-vendas e experiência do consumidor. Para a siderúrgica Gerdau, os participantes devem apresentar respostas de como melhorar a comunicação com os colaboradores em temas de saúde, segurança e meio ambiente.
Já a Ambev propôs o aumento e a medição do engajamento dos funcionários nos assuntos relacionados à sua saúde. E a empresa de softwares Dassault Systèmes pediu para que os competidores apresentem soluções de como otimizar sistemas de transportes para deficientes físicos levando em consideração peso, custo e mobilidade.

Expectativas

Embora os próximos três dias sejam de muito trabalho, a equipe do Senai Aracruz está bastante animada e cheia de expectativas positivas, como bem mostra Mariah Clara Severino da Silva, 18 anos.

“Estamos todos muito ansiosos e animados, com grandes perspectivas de inovação. Nos preparamos muito para esse desafio. Vindo para cá, conhecemos e aprendemos muita coisa, abre-se um leque de novidades e informações. É uma oportunidade única de desenvolvermos ideias interessantes”, afirmou.

Emanuelly Cao Favarato, 17 anos, não esperava participar do Grand Prix. Ela veio no lugar de uma colega que não poderia comparecer ao evento, mas está super animada com a oportunidade.

“Eu sou um caso à parte. A menina da minha escola que foi selecionada não pode vir. E, aí, os professores me indicaram e somente isso já tinha me deixado muito feliz. Eu brinco que minha expectativa é não passar vergonha”, divertiu-se.

Primeira vez em uma competição nacional, ela destaca o aprendizado adquirido com a interação que está tendo com estudantes de outros estados brasileiros. “Só de ter vindo até aqui nós ganhamos muito, já aprendemos tanta coisa legal, interagimos com outros alunos. No meu grupo tem pessoas da Paraíba, do Piauí, de Goiás. Quando eu ia pensar em conviver com pessoas de tantos lugares, tão diferentes de mim? E a proposta do Grand Prix é essa. É o aprendizado conjunto, a diversão. Ganhar é uma consequência”, afirma.

Fábio Queiroz Pessanha, 17 anos, destaca que participar de uma Olimpíada do Conhecimento e de um desafio como o proposto pelo Grand Prix é uma “ótima oportunidade” para quem se prepara para o mercado de trabalho industrial.

“Para nós que estudamos para entrar no mundo da indústria, lidar com os problemas e desafios enfrentados por quem já está inserido nesse universo é importante para já nos prepararmos para lidar com todas essas situações. Eu fiquei muito feliz quando fui selecionado por conta do conhecimento e aprendizado que iria adquirir aqui”, frisou.

Essa também é a primeira vez de Arthur Gonçalvez Nunes, 19 anos em uma competição nacional. Até então, a experiência que ele tinha era de uma participação em um desafio estadual. Ele destaca os benefícios pessoais e profissionais que uma oportunidade dessa proporciona.

“Eu sempre gostei de participar dessas atividades que o Senai proporciona. Para mim é sempre bom ter a oportunidade de se desenvolver e adquirir uma nova experiência. Uma competição dessas faz a gente crescer tanto pessoalmente quanto profissional, o aprendizado que vamos adquirir aqui, será levado para a vida. Estou muito ansioso porque estamos em grupos com pessoas de diferentes áreas, vamos poder aprender muito com eles e também ensinar. Quero absorver o máximo de conhecimento possível”, destacou.

Além da troca de experiências, os alunos do Senai Aracruz estão tendo a oportunidade de ter uma vivência em tudo que diz respeito à indústria 4.0 e suas demandas.

    • Confira fotos da Olimpíada do Conhecimento 2018

Olimpíada do Conhecimento 2018

Premiação

O resultado do Grand Prix sai no domingo (08) e a equipe vencedora ganhará uma viagem de três dias para um polo de inovação, que será revelado no dia da premiação. A segunda posição receberá um curso de até R$ 2 mil para cada um dos componentes do grupo. Os que ficarem em terceiro lugar poderão escolher qualquer curso de formação no valor de até R$ 1 mil.

Por Fiorella Gomes

Read More

Feira das Profissões Sesi/Senai é realizada com sucesso em Aracruz

 

O Centro Integrado de Aracruz recebeu pela primeira vez o evento na última sexta-feira, dia 02 de dezembro, que contou com a participação de estudantes da unidade e de duas escolas públicas da região. O gerente do Centro Integrado Sesi/Senai Aracruz, José Braz Viçose; o patrono da unidade e presidente emérito do Sistema Findes (1989/1992), Sergio Rogerio de Castro; o diretor da Findes em Aracruz e região, João Depizzol; e a diretora escolar da unidade, Karla Suely Carletti

 

A região de Aracruz se destaca no cenário econômico capixaba, com a indústria representando 62,8% do PIB (Produto Interno Bruto – dados do IJSN/2013) dos municípios que compõem a Diretoria da Findes em Aracruz e Região (Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva), de acordo com o que foi divulgado recentemente pela série de estudos “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”, produzida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

 

Local de empresas de grande porte de setores como celulose, indústria naval, petróleo e gás, metalmecânica, alimentos, construção e agroindústria, a região está em pleno processo de desenvolvimento e demanda constantemente profissionais qualificados nessas áreas. Ciente disso, o Centro Integrado Sesi/Senai Aracruz promoveu na última sexta-feira, dia 02 de dezembro, a Feira das Profissões Sesi/Senai, realizada pela primeira vez naquela unidade, no intuito de apresentar aos jovens o futuro promissor que os aguarda na indústria.

 

Confira a galeria de fotos da Feira das Profissões Sesi/Senai de Aracruz

 

O evento reuniu alunos da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Sesi-ES, e também os que cursam o Ebep (Educação Básica Articulada com Educação Profissional) na unidade. Também participaram os alunos do 8º e 9º anos de duas escolas públicas da região.

 

Durante a Feira, os jovens puderam conhecer diversos cursos técnicos e superiores de áreas queiam da Medicina Veterinária à Mecânica Industrial, inclusive participando de oficinas práticas (minicursos), além de também informar-se sobre programas de estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). Além disso foram realizadas rodas de bate-papo com profissionais e palestras sobre vocação profissional. A Feira foi bastante prestigiada pela comunidade local, contando inclusive com a presença do patrono da unidade, o presidente emérito do Sistema Findes Sergio Rogerio de Castro (gestão de 1989 a 1992), e também de autoridades políticas e empresariais da região.

 

“Foi uma experiência muito gratificante em nossa unidade, dado o retorno positivo que recebemos de nossos alunos”, comemora a diretora escolar do Centro Integrado Sesi/Senai de Aracruz, Karla Suely Carletti. “Nós temos uma indústria muito forte na região, mas sabemos das dificuldades dos jovens em decidir sobre seu futuro profissional. A Feira foi um grande sucesso, porque conseguimos reunir mais de 20 profissões, aqui representadas por diversas instituições de ensino técnico e superior localizadas na região de Aracruz. O sucesso foi tão grande que recebemos muitos pedidos para que o evento do próximo ano seja aberto ao público em geral, tamanho o interesse que provocou”, completa Karla.

 

“Um diferencial que tivemos em nossa Feira das Profissões, se comparada à que acontece já tradicionalmente no Centro Integrado Sesi/Senai de Araçás (Vila Velha), é que realizamos a exibição dos cursos em diversas salas de aulas da unidade, com os alunos concentrados nos relatórios que iriam produzir sobre as profissões. Também promovemos minicursos de ocupações do Senai-ES, em que os estudantes puderam conhecer, na prática, como são essas profissões. Fizemos isso porque nossa unidade é relativamente nova (inaugurada em 2011), e era importante que os alunos e seus pais pudessem conhecer melhor nossas instalações”, explica a diretora escolar de Aracruz. “Isso foi muito positivo, pois recebemos retorno de muitos alunos afirmando que acabaram fazendo uma escolha definitiva sobre qual curso frequentar após participarem dessas oficinas práticas, por exemplo”, finaliza Karla Suely Carletti.

 

“A Feira das Profissões ajudou bastante a todos nós, que ainda somos adolescentes e um tanto quanto indecisos em relação ao nosso futuro profissional. O evento dessa sexta-feira (02) estava com uma organização impecável! Os convidados que expuseram sobre as profissões puderam perceber o empenho e a dedicação que os alunos tiveram em tudo o que esteve envolvido no evento, e tenho quase certeza de que despertou em muitos estudantes a vontade de um dia serem eles ali, no futuro, falando sobre a profissão que escolheram”. Luma Nascimento Rebuzzi – 1º Ano Ebep

 

 

Por Fabio Martins

Read More

Senai/Sesi-ES em Aracruz abrem cadastro de interesse de vagas para 2017

As vagas são para a 1ª série do Ensino Médio regular e também para a Educação Básica articulada com a Educação Profissional – Ebep

 

O Senai/Sesi-ES em Aracruz informa que está aberto o cadastro de interesse em vagas para o ano letivo de 2017, na 1ª série do Ensino Médio Regular e também na Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (Ebep).

 

Veja também:
Inscrições abertas para cadastro de interesse de vagas em toda a Rede Sesi de Educação

 

As inscrições no cadastro de interesse de vagas devem ser feitas exclusivamente por meio do site: escola.sesi-es.org.br .

 

Para a Ebep as vagas oferecidas são gratuitas, porém distribuídas por meio de processo seletivo de livre concorrência.

 

Veja como se inscrever!

Read More

Centro Integrado de Aracruz: alunos comemoram a inauguração do ginásio de esportes

Sob a bênção do bispo emérito Dom Décio Zandonade, o ginásio de esportes do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL Sergio Rogerio de Castro, em Aracruz, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 9 de outubro, pelo presidente do Sistema Findes/Cindes, Marcos Guerra; pelo vice-presidente institucional da Findes em Aracruz e região, João Baptista Depizzol Netto; e pelo governador do Estado, Paulo Hartung. Além das autoridades locais e representantes do Sistema Findes, o evento contou com a comemoração dos estudantes do Centro Integrado.

 

 

Marcos Guerra falou da aproximação dos industriais ao Sistema Findes como forma de interiorização do desenvolvimento capixaba

 

Com um investimento de R$ 1,35 milhão, o ginásio atenderá cerca de 240 alunos do Ensino Médio, além de crianças e adolescentes do Projeto Atleta do Futuro (PAF). A estrutura, que abrange uma área de 1.115 m², permite a prática de exercícios de várias modalidades esportivas como Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol. O espaço conta, ainda, com vestiários feminino e masculino.

 

Marcos Guerra destacou, em seu discurso, a importância da parceria com as empresas locais. “Quando assumi a presidência do Sistema Findes, aproximei os industriais de nossas entidades a fim de ouvir suas demandas e desenvolver projetos que interiorizassem o desenvolvimento econômico. Aracruz é um desses grandes exemplos, porque aqui sempre atuamos em parceria com as indústrias locais – como nos investimentos voltados à formação de mão de obra específica para o Estaleiro Jurong. Trabalhamos para gerar oportunidades para a população. O Centro Integrado Sesi/Senai/IEL realiza hoje mais de 17 mil atendimentos por ano e queremos continuar aperfeiçoando a qualidade dos serviços aqui oferecidos.”, manifestou Guerra.

 

 

O vice-presidente institucional da Findes em Aracruz e região, João Baptista Depizzol Netto, recebeu uma placa de homenagem como patrono do ginásio

 

Já o governador Paulo Hartung salientou que o Sistema “S” contribui de forma decisiva para a educação profissional no Estado, principalmente, no interior. Hartung lembrou que a instalação do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em Aracruz acompanhou uma política estadual para atração de investimentos privados e, consequentemente, desenvolvimento da região com a geração de empregos, renda e melhoria da qualidade de vida. “Estimulamos a instalação desta unidade para acompanhar as demandas dos novos e importantes investimentos na região. Esse tipo de unidade auxilia no avanço da qualificação educacional profissional e dá mais oportunidades aos nossos jovens no mercado de trabalho”, destacou.

 

 

Alunos vencedores do “Desafio de Projetos Integradores de Inovação e Empreendedorismo do Senai Nacional”

 

Emocionado, João Baptista Depizzol Netto recebeu das mãos do presidente Marcos Guerra e do governador Paulo Hartung uma placa de homenagem como patrono do ginásio. “Agradeço muito ao presidente pelos investimentos que ele tem realizado em Aracruz. O dinamismo e a união com os sindicatos têm fortalecido nossa indústria. Para mim, é uma honra receber essa homenagem e vejo que isso é uma recompensa de todo o trabalho realizado nesse município pela Educação e Crescimento Industrial”, declarou.

 

 

Placa de homenagem entregue ao presidente Marcos Guerra e ao governador Paulo Hartung

 

O gerente do Centro Integrado de Aracruz, José Braz Viçose, aproveitou a oportunidade e apresentou os quatro alunos vencedores do “Desafio de Projetos Integradores de Inovação e Empreendedorismo do Senai Nacional”, conquistado com o projeto Smart Cover Generator (geração de energia elétrica com telhado especial).“Fico feliz por mais essa inauguração na nossa unidade. Estou desde 2008 acompanhando a evolução do Centro Integrado e vejo que cada obra realizada aqui proporciona um resultado positivo na vida dos estudantes. Trabalhamos duro para que todos eles tenham um futuro e uma carreira profissional promissores”, afirmou José Braz.

 

Outros dois alunos do Senai, que também se destacaram em competições, entregaram uma placa confeccionada em alumínio no Centro de Usinagem do Senai ao presidente Marcos Guerra e ao governador Paulo Hartung, como forma de homenagem.

 

 

O ginásio atenderá cerca de 240 alunos do Ensino Médio, além de crianças e adolescentes do Projeto Atleta do Futuro (PAF)

Read More

Senai Aracruz vence etapa final do Desafio de Projetos Integradores

 

A equipe do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL de Aracruz conquistou o primeiro lugar no 1º Desafio de Projetos Integradores, respondendo a pergunta “Como ampliar e facilitar a utilização de energias renováveis em residências e/ou empresas?”. A final aconteceu nessa terça-feira, 15 de setembro, em Brasília.

 

A equipe é a “Smart Cover Generator” (Cobertura Geratriz Inteligente), formada pelos alunos Danielle Manera Salvador, Darkson Humberto Oliveira Ribeiro, Eliena Perini Cazzoto, Matheus Inácio Silva Mol e seus orientadores Tiago da Macena e Patrick Cunha Peluchi. Eles tornaram-se campeões depois de desbancar o Senai Santos.

 

Os vencedores receberam um certificado de participação, uma visita no Google São Paulo, uma capacitação em Design Thinking, e a visita a uma startup de empreendedorismo. Eles também vão participar do Grand Prix Senai de Inovação, que acontecerá em novembro, em Salvador.

 

Para o gerente do Centro Integrado de Aracruz, José Braz Viçose, o resultado é fruto da dedicação do alunos e da integração entre Sesi/Senai. “ Acredito que essa vitória é natural e se deve a dedicação dos alunos e envolvimento de docentes e professores. Como temos o ensino articulado, houve participação das duas equipes, portanto a integração foi fundamental e colaborou muito para o resultado positivo”, disse.

 

O desafio e a solução apontada

Desafio II – Como ampliar e facilitar a utilização de energias renováveis em residências e/ou empresas?
Representante: Smart Cover Generator (Unidade Senai Aracruz/ES)

 

Pensando na utilização de energias renováveis, principalmente a energia solar e por vibração, este projeto utilizará uma tecnologia nova em estudo no Brasil. Trata-se de um filme plástico, que desempenha um papel de célula fotovoltaica orgânica a base de polímero, capaz de integrar à telha, proporcionando a geração de energia elétrica, advindo dos raios solares. Já no caso das vibrações, serão utilizados materiais agregados à telha que, ao serem submetidos a um estresse mecânico como, ventos, ruídos, chuvas, entre outros, serão capazes de converter esses estímulos em energia elétrica.

Read More

Senai Aracruz abre processo seletivo para ensino articulado Sesi/Senai

Alunos de baixa renda, moradores do norte do Estado, poderão concorrer a 80 vagas gratuitas para o projeto da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em Aracruz (ES). Quem for aprovado, cursará o Ensino Médio no turno matutino da unidade do Sesi e, no período vespertino, estudará em um dos cursos do Senai ofertados.

 

 

Podem participar do processo seletivo alunos em fase de conclusão do nono ano do Ensino Fundamental. A prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h. As inscrições deverão ser feitas na central de atendimento da unidade a partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro, até 30 de novembro. O endereço é Avenida Epifânio Pontin, 985, Vila Nova e o telefone de contato é o número (27) 3256-9950.

 

Faça o download do edital.

 

Há destinação de cota para essa seleção. 70% das oportunidades são alunos dependentes de trabalhadores da indústria e 30% para os estudantes vindos da rede pública (municipal ou estadual). São aptos a concorrer os candidatos residentes nos municípios de Aracruz, de Ibiraçu, de Fundão, de João Neiva e de Santa Teresa.

 

Quadro de vagas paras candidatos dependente de trabalhador da Indústria

Unidade

Curso

Vagas

Turno

Centro integrado Sesi/Senai/IEL em Aracruz

Técnico em Mecânica

28

Vespertino

Técnico em Eletrotécnica

28

Vespertino

Quadro des vagas para candidato oriundo da escola pública

Unidade

Curso

Vagas

Turno

Centro integrado Sesi/Senai/IEL em Aracruz

Técnico em Mecânica

12

Vespertino

Técnico em Eletrotécnica

12

Vespertino 

 

Prova

 

A prova contém 30 questões, divididas igualmente entre as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Os responsáveis pela seleção recomenda os estudantes chegarem 30 minutos antes do horário marcado, já que o acesso às salas onde ocorrerão os testes será finalizado 10 minutos antes de início do teste. A divulgação do gabarito será no dia sete de dezembro direto no Centro Integrado e e no site do Senai-ES ( www.senai-es.org.br ), o item de menu da página inicial intitulado “Processos seletivos”.

Read More