Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

ModaLab2: laboratório aberto é inaugurado no Senai CentroModa Colatina

O segundo laboratório aberto de moda do Espírito Santo foi inaugurado nesta quarta-feira (24) no Senai CentroModa Colatina: o ModaLab2. O projeto, que facilita o acesso das indústrias a tecnologia de ponta a baixo custo, vai beneficiar principalmente micro e pequenos empresários. O município e a Região Noroeste contam com aproximadamente 600 empresas do setor e gera 6.500 empregos diretos e indiretos.

A segunda edição do programa foi pensado e desenvolvido por uma união de instituições como o Senai, o Sesi, o Sebrae, a Câmara do Vestuário da Findes, e os sindicatos de confecção Sinvesco e Sinconfec, com o objetivo de estimular a inovação e os setores de confecção, vestuário e têxtil, além de todo o mercado da moda da Região Noroeste e também em todo o Espírito Santo.

“É um momento de união de agentes. Estamos abrindo as portas do Senai com o ModaLab2, o laboratório aberto, para que as indústrias tenham acesso facilitado a uma tecnologia inovadora e de forma especializada para que possam crescer. Afinal, essa é a missão e a visão do Senai: fazer com que indústria capixaba cresça e se fortaleça cada vez mais”, destacou o gerente do Centro Integrado Sesi-Senai Colatina, Paulo Roberto Sutério.

O Senai CentroModa Colatina foi criado em 2014 e conta com um potencial técnico, criativo, multidisciplinar e agregador, apresentando-se como uma escola-conceito, onde o aluno vive o dia a dia da indústria e aprende “colando a mão na massa”, como destaca Rafael Vieira, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina.

“É uma grande ferramenta e espaço que o setor do vestuário tem dentro do Senai para treinamentos e cursos tanto para quem quer iniciar uma carreira dentro do setor quanto para quem quer se aperfeiçoar em sua profissão. O programa traz um ambiente colaborativo entre mercado, profissionais, indústrias e todos que queiram participar desse ecossistema, como os fornecedores”, apontou.

ModaLab - Colatina

Laboratório aberto

O laboratório aberto de moda conta com equipamentos de última geração, como equipamentos para estamparias, máquinas de costura automatizadas, máquinas de bordado automatizadas, impressora 3D, máquina de gravação e corte a laser, além de softwares e hardwares especializados.

“A ideia é trazer o empresário micro, pequeno, médio, grande para conhecer e utilizar toda a tecnologia que o Senai tem para oferecer na área de confecção. Às vezes, uma pequena e micro empresa não tem condição de comprar esse maquinário, então podem vir aqui e usar com os nossos instrutores, para que desenvolvam projetos em parceria com o Senai”, frisou a diretora da Findes , Valkinéria Cristina Meirelles Bussular.

Para se ter uma ideia, uma máquina gravação e corte a laser, por exemplo, pode custar mais de R$ 250 mil e, agora, os micro e pequenos empresários do setor poderão ter acesso a todo esse potencial tecnológico de forma facilitada e com baixo custo. Para isso, será necessário apenas um agendamento na instituição, com um custo simbólico, e o uso do laboratório poderá ser realizado com acompanhamento de um consultor do Senai.

“Com o ModaLab2, queremos povoar o Senai Colatina. Esse espaço foi criado para o setor industrial do município e região, e queremos que ela seja realmente útil para e atenda a sociedade colatinense. Queremos movimentar discussões, debates, negócios e, quem sabe, enriquecer ainda mais a economia local”, ressaltou o diretor regional do Senai, Mateus de Freitas.

ModaLab

Essa é a segunda unidade do projeto. A primeira foi aberta em julho, em Vila Velha, o ModaLab1, sendo sucesso de público. Além de disponibilizar tecnologia de ponta para o setor, por meio do laboratório aberto, o programa leva ao público de Colatina e região palestras, workshops, oficinas e talk shows quinzenais gratuitos com referências em design, moda e mundo empresarial. Para isso, o Senai CentroModa de Colatina conta, agora, com um auditório com capacidade para 100 pessoas.

A palestra de abertura foi realizada por André Carvalhal, diretor co.criativo da Ahlma, do Grupo Reserva. Com o tema “Moda com Propósito”, ele compartilhou a sua experiência com o público nas grandes empresas na qual trabalhou, como a marca carioca Farm. Um bate-papo sobre moda sustentável, consumo consciente, recomeço profissional e estilo de vida.

Conceito

Todo um conceito foi pensado e trabalhado para o ModaLab2, mostrando a multidisciplinaridade do programa e o potencial técnico do Senai CentroModa Colatina. A curadoria é da artista plástica Rosa-Nina Lieberman, que criou o cenário do evento em conjunto com alunos e docentes da instituição, criando uma transversalidade entre os cursos de Confecção e Moda, Alimentos e Bebidas, Moveleiro e Construção Civil.

A proposta criada para o ModaLab2 propõe uma conversa entre Luxo & Lixo: mais de 120 pneus que seriam descartados contracenam com uma belíssima coleção em amarelo ouro, e os tons preto e branco que criam a conexão com o ModaLab1. É a moda e o design trabalhando em prol da sustentabilidade.

A coleção criada para o evento ainda faz uma homenagem ao designer e diretor de criação Jum Nakao, por meio de adereços que ornam a cabeça dos manequins. É uma alusão ao “Affect Weaving – TURN – Japão – Brasil”, projeto artístico interativo sobre o valor da vida desenvolvido pelo artista, em que ele trabalha com os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Jum Nakao participou do ModaLab1 no início do mês de outubro.

Por Fiorella Gomes

Read More

Novo perfil do designer de moda para a Indústria 4.0 é pauta do ModaLab

A Quarta Revolução Industrial está realizando mudanças estruturais nos processos de produção das empresas e também no perfil do profissional. E esta realidade engloba o setor têxtil e de vestuário. Por isso, o ModaLab apresenta a palestra “O Designer de Moda 4.0: um novo perfil profissional para um novo contexto de trabalho”, na próxima quarta-feira (22), no CentroModa do Senai Araçás, em Vila Velha, a partir das 8h30.

Marcelo Ramos, antropólogo, pesquisador de consumo e tendências, e assessor da diretoria executiva do Senai Cetiqt, é quem traz as novidades para essa profissão.

Essa nova versão de designer deve estar preparado para a incorporação de tecnologias digitais na concepção e fabricação de novas peças. O Senai Cetiqt é centro de referência na área e já possui uma planta modelo de confecção 4.0, com máquinas inteligentes e robôs colaborativos, que demonstra como serão as fábricas neste segmento. As roupas inteligentes, que emitem informações a partir do tecido ou de equipamentos como led e sensores, são tendências dentro dessa nova realidade.

Dentro do novo contexto da indústria 4.0, cada profissional deve desenvolver competências socioemocionais ou softskills, que engloba a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e empreendedorismo, essenciais para obter ganhos de produtividade e eficiência em empresas cada vez mais horizontalizadas e flexíveis.

ModaLab

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

Além disso, há planos de que o evento seja expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, em Colatina, que seguirá o mesmo perfil da primeira edição.

Indústria 4.0

A indústria 4.0 – ou quarta revolução industrial – marca a integração do mundo físico e virtual e abrange as áreas da internet das coisas, big data e inteligência artificial.

Há países mais avançados no desenvolvimento da indústria 4.0. Na dianteira estão Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul e China.

Serviço

ModaLab1: O Designer de Moda 4.0: um novo perfil profissional para um novo contexto de trabalho

Palestrante: Marcelo Ramos, antropólogo e pesquisador de consumo e tendências, e assessor da diretoria executiva do Senai Cetiqt
Data: 22/08
Local: CentroModa, Senai Araçás, em Vila Velha
Horário: 8h30
Inscrição: bit.ly/2MJCMvR

Por Fiorella Gomes

Read More

Senai promove workshop sobre indústria capixaba e nova era da manufatura

A “Inserção da Indústria Capixaba na nova era da manufatura: Indústria 4.0” é o ponto de discussão do encontro com o professor doutor Luciano Raizer, marcado para às 14h, nesta quarta-feira (25), no CentroModa Senai Araçás, em Vila Velha.

O workshop gratuito faz parte da 1ª Edição do Programa ModaLab, desenvolvida para evidenciar o potencial técnico, criativo, multidisciplinar e aglutinador do Senai CentroModa, criando as bases para um motivador ambiente de interação entre mercado, indústria e academia.

Raize traz para os participantes os novos conceitos da indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura e como as empresas capixabas têm trabalhado para se inserirem nesse novo universo, onde os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Sobre o palestrante

Luciano Raizer atua nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão Estratégica, Qualidade e Produtividade, Inovação Tecnológica, Engenharia da Produção. É um reconhecido professor universitário e pesquisador da UFES com experiência em projetos para diversas empresas. É vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Findes, na gestão 2017-2020, além de presidente do Sindicato Patronal das Empresas de Informática do ES (Sindinfo) na gestão 2016-2019. Atuou na criação e coordenação do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), organizado pela Findes e IEL-ES.

Serviço

Palestra: “Inserção da Indústria Capixaba na nova era da manufatura: Indústria 4.0”
Palestrante: Luciano Raizer
Quando: 25/07
Horário: 14h
Local: CentroModa Senai Araçás, Vila Velha

Por Fiorella Gomes

Read More

Senai ModaLab promove bate-papo sobre mídias digitais no mundo da moda

A importância das mídias digitais durante o processo de pesquisa até a venda dos produtos no mundo da moda é a pauta da segunda palestra do Senai ModaLab, que acontece nesta quarta-feira (18), às 08h30, no CentroModa Senai Araçás, em Vila Velha. Quem ministra a palestra “Direcionamento na Criação através da Tecnologia e Inovação” é a estilista Cláudia Manhães. A inscrição é gratuita, no link bit.ly/2MJCMvR.

Além de pesquisadora de tendências, Cláudia é desenvolvedora da plataforma de pesquisa de moda Fashion2B, em parceria com a Abit, que será lançada em primeira mão no evento.

“Pequenos ou grandes, os empresários precisam estar antenados e seguir essa tendência tecnológica na moda, que traz agilidade nos processos de criação, de produção e de venda aliando qualidade e eficiência nos resultados finais para o negócio”, diz Cláudia.

O Fashion2B é uma plataforma de pesquisa voltada para empresas que gostam de ter acesso às informações filtradas e direcionadas, que agreguem valor a construção de suas coleções.

“Fazemos uma curadoria de conteúdo pelo mundo dentro de vários pontos de vista e mostramos o que nós acreditamos ser relevante para o mercado nacional. Acreditamos na “digitalização”, portanto estamos sempre buscando tecnologia de ponta para compartilhar o nosso conteúdo com a velocidade que o mercado exige no cenário atual”, explica.

Serviço

SENAI ModaLab

Palestra: “Direcionamento na Criação através da Tecnologia e Inovação”
Palestrante: Cláudia Manhães
Quando: 18/07
Horário: 8h30
Local: CentroModa Senai Araçás, Vila Velha
Inscrições: bit.ly/2MJCMvR
Entrada gratuita

Sobre a palestrante

Cláudia Manhães

Pesquisadora de tendências, estilista e desenvolvedora da Plataforma de Pesquisa de Moda Fashion2B, com parceria da ABIT.

Por Fiorella Gomes

Read More

Modalab é inaugurado em Vila Velha e conta com equipamentos inéditos no Brasil

O espaço é dedicado ao aumento da produtividade e eficiência operacional para empresas do setor de vestuário

O setor de Vestuário, que compreende os produtos têxteis, confecções e calçados, é historicamente importante para a economia capixaba. O Espírito Santo se especializou, principalmente, na produção do segmento de confecção. Em 2016, ele foi responsável por 6,8% dos empregos industriais e 7,9% do total de indústrias do estado.

As confecções capixabas buscam se manter competitivas, frente à concorrência Chinesa, com o aumento da qualidade em seus produtos e pelas criações e desenvolvimentos constantes de novas coleções, ou seja, por sua diversificação e pelo design nos produtos. Além disso, as empresas capixabas possuem a vantagem competitiva de estarem próximas dos seus compradores e de conhecer as especificidades do seu mercado consumidor, que possibilita a criação produtos mais adequados ao seu público alvo.

É nesse sentido que laboratório aberto de moda é inaugurado em Vila Velha. Com um espaço dedicado ao aumento da produtividade e eficiência operacional para empresas do setor de vestuário, foi inaugurado na última terça-feira, dia 10, o ModaLab 1, na unidade do Senai, em Vila Velha.

Um laboratório de moda aberto, que tem como objetivo desenvolver a indústria de vestuário, estimular a inovação e a geração de novas oportunidades para o setor de moda no Espírito Santo.

O espaço ficará à disposição de profissionais e estudantes de moda, tanto empresas como pessoas físicas, e terá ainda um profissional para auxiliar na utilização do espaço. Com  máquinas de costura modernas e automatizadas, impressoras 3D, e diversos equipamentos de última geração, que são referência em todo País e pioneiros dentro da rede Senai, a expectativa é que o setor se desenvolva e gere mais negócios.

O presidente do Sistema Findes, Leo de Castro destacou que o Modalab é mais uma iniciativa que se conecta com o esforço a favor da inovação e da competividade. “A inovação é uma urgência nos dias atuais. Todas as empresas que competem nesse mercado cada vez mais internacionalizado precisam estar atentas as velocidades das transformações. Até mesmo grandes segmentos tradicionais da nossa economia como a siderurgia e a celulose tem buscado diversificar as aplicações de seus produtos, ampliando mercados, criando novos conceitos de diferenciais competitivos”.

“Nos setores da chamada economia criativa, que tem o capital intelectual como sua matéria prima, esse processo ocorre de forma ainda mais acelerada. Só no Espírito Santo, são cerca de 1,5 mil indústrias, que geram mais de 13 mil empregos diretos e movimentam R$ 2 bilhões na economia capixaba. A indústria da moda, responsável pela maior parte desses empregos, recebe hoje mais um importante apoio do Sistema Findes”, explicou.

Para o superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, a missão agora é povoar esses espaços. “Temos um complexo industrial em Araçás extremamente versátil que contemplam o setor de vestuário, logística, construção civil, alimentos, mobiliário e energia, entre outros, além da estrutura do Sesi e Senai que estão aqui para apoiar toda essa demanda.  Estruturas como essa que temos aqui são singulares e podem ser referências para todo o País. Temos estrutura, temos pessoas, temos modelos de negócios e agora precisamos utilizar esses espaços.”

Indústria do vestuário em números

Dados divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) nesta quinta-feira (12), mostram que de 2012 para 2017, o vestuário capixaba reduziu as suas exportações em -54,9% (de US$ 13,3 milhões para US$ 6,0 milhões) e as importações em -50,3% (de US$ 781,8 milhões para US$ 388,4 milhões).

Esses resultados trouxeram uma melhora no saldo da balança comercial do setor, tornando-o menos negativo. Segundo o estudo, essa melhora foi devida, principalmente, à queda do consumo desses bens importados por parte das famílias capixabas devido à crise econômica.

Confira essa e outras informações que foram analisadas no Fato Econômico Capixaba

Por Cinthia Pimentel

Read More

Laboratório aberto de Moda é inaugurado em Vila Velha

O espaço é dedicado ao aumento da produtividade e eficiência operacional para empresas do setor de vestuário

Foi inaugurado nesta terça-feira, dia 10, o ModaLab 1, na unidade do Senai, em Vila Velha. Um laboratório de moda aberto, que tem como objetivo desenvolver a indústria de vestuário, estimular a inovação e a geração de novas oportunidades para o setor de moda no Espírito Santo.

O Laboratório, que ficará à disposição de profissionais e estudantes de moda, tanto empresas como pessoas físicas, e terá ainda um profissional para auxiliar na utilização do espaço, conta com máquinas de costura modernas e automatizadas, impressoras 3D, e diversos equipamentos de última geração, que são referência em todo País e pioneiros dentro da rede Senai.

O gerente do Centro de Educação Profissional da unidade, Ewandro Petrocchi, ressaltou a integração de diversos cursos para a realização do evento. “Inauguramos o Modalab com a contribuição dos cursos de alimentos, para a realização do coquetel, e da elétrica, metalmecânica, edificações e da marcenaria, para a confecção de materiais para os espaços. A indústria moderna retrata isso, quando diversos setores se unem para promover a competitividade do Estado”.

Na abertura, o presidente do Sistema Findes, Leo de Castro destacou que o Modalab é mais uma iniciativa que se conecta com o esforço a favor da inovação e da competividade. “A inovação é uma urgência nos dias atuais. Todas as empresas que competem nesse mercado cada vez mais internacionalizado precisam estar atentas as velocidades das transformações. Até mesmo grandes segmentos tradicionais da nossa economia como a siderurgia e a celulose tem buscado diversificar as aplicações de seus produtos, ampliando mercados, criando novos conceitos de diferenciais competitivos”.

“Nos setores da chamada economia criativa, que tem o capital intelectual como sua matéria prima, esse processo ocorre de forma ainda mais acelerada. Só no Espírito Santo, são cerca de 1,5 mil indústrias, que geram mais de 13 mil empregos diretos e movimentam R$ 2 bilhões na economia capixaba. A indústria da moda, responsável pela maior parte desses empregos, recebe hoje mais um importante apoio do Sistema Findes”, explicou.

A curadora do evento, Rosa-Nina Liebermann contou que buscou inspiração no clássico preto e branco para desenvolver um projeto transversal, que abrange todas as áreas. “A ideia é reforçar o potencial do Centromoda e mostrar para o capixaba as possibilidades que esse espaço traz para o desenvolvimento de ideias. É um espaço democrático pronto para receber a sociedade”.

Para o superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, a missão agora é povoar esses espaços. “Temos um complexo industrial em Araçás extremamente versátil que contemplam o setor de vestuário, logística, construção civil, alimentos, mobiliário e energia, entre outros, além da estrutura do Sesi e Senai que estão aqui para apoiar toda essa demanda.  Estruturas como essa que temos aqui são singulares e podem ser referências para todo o País. Temos estrutura, temos pessoas, temos modelos de negócios e agora precisamos utilizar esses espaços.”

 

Programa ModaLab

A 1ª edição do ModaLab vai promover diversos eventos até 15 de agosto, sempre com uma programação interessante para empresários, profissionais e estudantes do mundo da moda. Foi desenvolvido um conceito estético com referência a um clássico da moda: Preto & Branco. Listras, padrões geométricos, e bolas ilustram as estampas de tecidos e decoração do ambiente, que também conta com elementos de marcenaria desenvolvidos pelos alunos do Senai.

Por Cinthia Pimentel

Read More

Senai inaugura laboratório aberto para setor de moda e vestuário em Araçás

Um ambiente inovador, com estrutura completa para criação e desenvolvimento de peças e conceitos de moda e soluções para a indústria do vestuário, além de consultorias, espaço para eventos de moda e projetos de inovação. Essas são apenas algumas das características do Laboratório Aberto do Senai CentroModa, em Araçás, espaço que será inaugurado no próximo dia 10 de julho, em grande estilo.

Quem abre a intensa programação de inauguração do Laboratório são Victor de Castro, idealizador do Exagerado, um dos maiores eventos de moda e varejo do Espírito Santo; Cristina Pascoli, do Café Caramello; e Rafael Miranda, da Origens. Os três farão o Talk Show que será o primeiro de uma série de palestras, workshops e eventos da 1ª edição do programa ModaLab.

O Talk Show terá ainda a apresentação da Orquestra Camerata Sesi e a presença de designers atuantes no mercado capixaba, que irão elaborar peças-piloto durante o evento utilizando os equipamentos do espaço, que vai contar com máquinas de costura modernas e automatizadas, impressora 3D, e diversos equipamentos de última geração.

O Laboratório ficará aberto e à disposição de profissionais e estudantes de moda, tanto empresas como pessoas físicas, e terá ainda um profissional para auxiliar na utilização do espaço.

Programa ModaLab

A 1ª edição do ModaLab vai promover diversos eventos de 10 de julho até 15 de agosto, sempre com uma programação interessante para empresários, profissionais e estudantes do mundo da moda. Para o evento de inauguração, foi desenvolvido um conceito estético com referência a um clássico da moda: Preto & Branco. Listras, padrões geométricos, e bolas ilustram as estampas de tecidos e decoração do ambiente, que também conta com elementos de marcenaria desenvolvidos pelos alunos do Senai.

A coleção exclusiva que será lançada no evento também está sendo totalmente produzida no CentroModa Araçás.

 

Serviço

1ª Edição do Programa ModaLab e inauguração do laboratório aberto CentroModa

Quando: 10/07, das 8h30 às 11h30

Onde: CentroModa Araçás, Rodovia Darly Santos, nº. 2.655, Guaranhuns, Vila Velha

Read More