Parceria entre Findes, por meio do Senai, e EDP criará a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo, abrangendo sete cidades capixabas

 

Vitória tem o primeiro posto de carregamento rápido de carros elétricos do Estado. A inauguração aconteceu na manhã deste domingo (02), na Praia de Camburi, no estacionamento em frente ao Hotel Aruan, onde ficará localizado.

Essa é uma parceria da Findes, por meio do Senai, e a EDP que traz esse projeto inovador para sete cidades capixabas: além da Capital do Estado, Cachoeiro do Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Linhares, São Mateus e Nova Venécia também receberão os postos de recarga de veículos elétricos, em um investimento total de R$ 350 mil.

“A Findes está, por meio do Senai, aliada a EDP nesse projeto porque nos conectamos em duas pontas fundamentais a sustentabilidade e a inovação. A mobilidade elétrica é um movimento tecnológico sem volta, o que temos que fazer é criar uma infraestrutura para que ele seja acelerado no Espírito Santo. E é isso que estamos fazendo com esses postos de abastecimento”, destacou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro.

Ele revelou ainda que o Senai-ES está buscando knowhow para a manutenção desses equipamentos, unindo forças com a indústria de reparação de veículos e o Senai Paraná, que já opera com essa tecnologia. “Nosso papel é criar base, induzir, fortalecer boas iniciativas em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, frisou o presidente.

O diretor da EDP no Estado, João Brito Martins, destacou que a iniciativa é uma tendência global e leva o Estado para uma área que vai crescer muito nos próximos anos. “Esse é o primeiro posto de uma rede que vamos criar no Espírito Santo, permitindo que se viaje por todo o Estado de carro elétrico. A mobilidade elétrica é a mobilidade do futuro, muito mais eficiente, mais sustentável e mais barata”, ressaltou Martins.

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

O governador Renato Casagrande afirmou que ações de inovação são uma prioridade em sua administração, tanto dentro do Palácio Anchieta e as secretarias quanto as voltadas para a sociedade capixaba.

“Estamos vivendo no tempo da inovação. E junto da Findes, EDP e a sociedade capixaba, vamos fazer um grande trabalho nesse Estado. Este é um caminho sem volta. As pessoas querem qualidade no transporte, mas também querem qualidade no ambiente”, disse frisando um ponto importante da mobilidade elétrica: a sustentabilidade.

Funcionamento

Instaladas em locais de livre acesso ao público, cada estação de recarga permitirá o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 30 minutos é possível carregar 80% da bateria.

Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. Seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário.

Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do carregador. A partir deste domingo, dia 02, os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Sobre a EDP Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Por Fiorella Gomes, com informa
ções da Assessoria da EDP