Senai Cachoeiro faturou a categoria Produto, enquanto Serra ficou com a categoria Processo e Linhares foi o mais votado pelo Público

 

Inclusão social, responsabilidade ambiental, sustentabilidade urbana, segurança no ambiente de trabalho, criptomoedas. Esses foram alguns dos temas abordados pelos projetos vencedores da 11ª Mostra Tecnológica Inova Senai, que encerrou nesta quarta-feira (20).

O primeiro lugar da categoria produto ficou com os alunos do Senai Cachoeiro, com o projeto “Tomada Extensível Retrátil”, e da categoria processo com o Senai Civit e o projeto “Danger Alert” do Senai Civit. Cada integrante dessas equipes foram premiados com um notebook.

Já os segundos lugares saíram para o projeto “Ponte Didática Para NR 11” do Senai Aracruz, na categoria produto; e o projeto “Lab Habitar Social: Suporte Metodológico e Tecnológico para a Sustentabilidade Urbana” do Senai Vila Velha. A premiação foi um tablet para cada um.

Esta edição contou também com o Voto Popular, realizado pela internet, que teve uma disputa acirradíssima: o primeiro lugar conquistou 11,5%, enquanto o segundo obteve 11,2%. O escolhido foi o processo “Criptomoedas no Sistema de Compensação de Energia da Mineração” desenvolvido pelos alunos do Senai Linhares,

Temáticas

Quem passou pelo Ginásio Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, nos dois dias de evento, conferiu o resultado de meses de análises, pesquisas, desenvolvimento e testes de 23 equipes das sete unidades Senai localizadas no Espírito Santo.

“Todos os alunos dessas equipes passaram pelo processo de ideação, de analisar o que realmente é inovação, se é o produto ou o processo criado era inovador, se o projeto era viável, além do impacto da solução proposta para as esferas da sociedade, tais como a econômica, social e ambiental”, explica o coordenador da Mostra Tecnológica Inova Senai, Edgar Segundo.

De cunho técnico-científico, os trabalhos atendem às demandas da indústria e de cada aluno na sua área de conhecimento, segundo ele. “Dentro da proposta do Inova, as equipes unem várias áreas de conhecimento. Essa dinâmica vem de encontro com a metodologia de educação profissional do Senai, em que trabalhamos a transversalidade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, ambientes simulados e situações de aprendizagem por meio de projetos. Isso é importante para que o aluno se veja como protagonista do processo, enquanto o professor assume o papel de facilitador”, afirmou.

Sobre o Inova

A dinâmica da Mostra Tecnológica Inova Senai ocorre nas seguintes fases: os alunos são apresentados aos problemas reais da indústria e também do dia a dia do cidadão; posteriormente, eles analisam essas situações e propõem soluções, tanto para a melhoria de processos ou da vivência em indústrias quanto na sociedade; para esse último caso, são desenvolvidos produtos. No primeiro dia de exposição, eles são avaliados em pitchs de cinco minutos, onde a banca avalia pontos como ideação, grau de inovação, viabilidade e o impacto social, ambiental, econômico, dentre outros. Além dos votos dos examinadores, também há o voto popular.

O Inova Senai é uma das atividades que acontece dentro da Saga Senai de Inovação, que também conta com o Grand Prix Senai de Inovação e Desafio Senai de Projetos Integradores. Ela conta com etapas estadual e nacional. Os projetos técnicos-científicos apresentados abrangem todas as demandas da indústria em várias áreas do conhecimento, como alimentos, tecnologia da informação, metal mecânica, eletroeletrônica, têxtil.

O objetivo é mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa e desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio dos alunos por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. Assim, os alunos são provocados a proporem soluções para os desafios enfrentados pela indústria e a sociedade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o Inova Senai proporciona a instituição a aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação e estar mais integrado à indústria e à comunidade.

 

 

– Confira os vencedores

Categoria Produto

1º Lugar – Projeto “Tomada Extensível Retrátil” do Senai Cachoeiro

2º Lugar – Projeto “Ponte Didática Para NR 11” do Senai Aracruz

 

Categoria Processo

1º Lugar – Projeto “Danger Alert” do Senai Civit

2º Lugar – Projeto “Lab Habitar Social: Suporte Metodológico e Tecnológico para a Sustentabilidade Urbana” do Senai Vila Velha

Voto Popular

Senai Linhares com 11,5% dos votos – “Criptomoedas no Sistema de Compensação de Energia da Mineração” (Processo)

Por Fiorella Gomes