Curso de Automação Industrial foi o mais procurado de 2019 no Senai ES. Foto: Arquivo | Findes

Com o mercado de trabalho em constante mudança e evolução, estar atualizado e bem qualificado é cada vez mais urgente. E o Senai ES tem os cursos ideais para quem quer estar conectado com as tendências e exigências do mundo profissional.

Ao todo, as unidades do Senai no Espírito Santo oferecem 12 opções de cursos na modalidade de ensino técnico, com aulas focadas no aprendizado prático, por meio de simulações e projetos pensados para solucionar os desafios reais da indústria. Todos eles desenvolvidos em laboratórios modernos.

No ano passado, os cursos líderes em procura no estado foram os técnicos em Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica. Em 2020, a tendência é que os técnicos em Edificações, em Produção de Moda e em Qualidade sejam os mais demandados pelos capixabas.

O gerente de Novos Produtos e Inteligência de Mercado do Senai ES, Flavio Gustavo Rodrigues, fez uma análise do grande interesse por essas áreas. “Esses cursos são os que apresentam aos alunos egressos os melhores salários e a indústria sempre tem demanda de contratações para esses profissionais. Além disso, são cursos mais rápidos do que uma graduação, por exemplo. Em média, em 18 meses, o aluno terá uma formação técnica para conseguir uma inserção no mercado ou ganhar promoção no emprego atual”, avaliou.

O Senai está com matrículas abertas para 2020!

Clique aqui e conheça os cursos.

Com uma formação voltada para atender as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho, o Senai ES está com inscrições para 12 cursos técnicos, sendo dois deles novidades do portfólio: Técnico em Produção de Moda e Técnico em Qualidade. Acesse!

Os cursos do Senai ES tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24. Entre os diferenciais, também está uma grade curricular que prepara os alunos para lidarem com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing (manufatura enxuta), Big Data e Robótica, auxiliando-os no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais.

Conheça os cursos mais pops do ano e os que vão entrar no radar do mercado do Espírito Santo em 2020.

Com ênfase em Instrumentação e Controle e duração de 18 meses, neste curso o aluno é capacitado para se adaptar às mudanças organizacionais, além de atuar, interagir e cooperar com os integrantes dos diferentes níveis hierárquicos de uma empresa. 

 

Onde estudar: Senai Vitória


Perfil profissional: Após a formação técnica, o profissional de Automação Industrial será habilitado para integrar sistemas e tecnologias e desenvolver soluções para o acionamento de dispositivos, a medição e o controle de variáveis em processos industriais, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.


Mercado: Nos últimos anos, o mercado de Automação Industrial cresceu e o número de grandes indústrias brasileiras que utilizam tecnologias para automatização e para melhorar a gestão dos negócios industriais aumentou. O Brasil está entre os 44 países que mais usam a tecnologia na indústria e deve subir no ranking nos próximos anos.

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

Com ênfase em Programação de Aplicativos e duração de 18 meses, neste curso o aluno é capacitado para desenvolver e programar sistemas computacionais, atendendo normas e padrão de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação.

Onde estudar: Senai Vitória e Senai Linhares


Perfil profissional: Após a formação técnica, o profissional em desenvolvimento de sistemas poderá aplicar ferramentas da qualidade, atuar de forma ética no exercício profissional e em situações emergenciais. Atuará na coordenação de equipes de trabalho e gerenciamento de conflitos. Terá capacidade de argumentação, liderança, organização e percepção clara e precisa.


Mercado: A atividade do técnico em desenvolvimento de sistemas atua na operação, coordenação e desenvolvimento tanto no setor comercial, quanto industrial ou residencial.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

O curso tem ênfase em Projetos Inteligentes e duração de 18 meses. Instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência são alguns dos aprendizados dos alunos desse curso. O ensino é voltado também para o cumprimento de legislações vigentes, de parâmetros de eficiência energética, além do atendimento às normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e, ainda, ambientais.

 

Onde estudar: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória.

 

Perfil profissional: após a formação técnica, o profissional em eletrotécnica poderá aplicar ferramentas da qualidade e atuar de forma ética no exercício profissional e em situações emergenciais. Coordenar, treinar e dimensionar equipes de trabalho na utilização dos sistemas elétricos.Estimar custos e prazos de execução dos processos, prestar suporte técnico aos clientes internos e externos.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em eletrotécnica permite realizar instalações de sistemas elétricos prediais, industriais e de potência e inspecionar o funcionamento dos mesmos. Além de operar e realizar manutenções.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

O curso tem ênfase em Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta) e duração de 15 meses. Ao concluí-lo, o aluno estará capacitado para executar, controlar e colaborar no planejamento dos processos e das operações logísticas, atendendo a suprimentos, produção e distribuição de bens e serviços, em conformidade com as normas de saúde, higiene, meio ambiente, segurança e legislação vigente.

 

Onde estudar: Serra.

 

Perfil profissional: após a formação técnica, o profissional logística é capacitado para analisar propostas alternativas, demonstrar atitudes éticas nos relacionamentos e nas relações interpessoais, demonstrar o envolvimento do desenvolvimento da atividade, organização em materiais próprios e desenvolvimento de atividades. Além de demonstrar postura de operação com equipes e solução de problemas. E, não menos importante, organizar e transmitir dados de maneira correta e eficiente.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em logística permite identificar dados da demanda, definir os recursos e elaborar cronograma físico de operações logísticas. Também permite comparar os indicadores de controle e elaborar plano de contingência de cada operação. Operacionar e administrar todos os processos referentes às atividades do abastecimento até a armazenagem.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

O curso tem ênfase em Sistemas de Diagnóstico Veicular e duração de 18 meses. Nele, o aluno irá aprender a realizar diagnósticos, a coordenar a manutenção, a apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares e inspecionar veículos e seus sistemas. O ensino é voltado também para o cumprimento de legislações vigentes, de parâmetros de eficiência energética, além do atendimento às normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e, ainda, ambientais.

 

Onde estudar: Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

 

Perfil profissional: após a formação técnica, o profissional de manutenção automotiva é capacitado à apresentar comportamento ético na conduta pessoal e profissional. Com visão sistêmica, considerando conjuntamente aspectos técnicos, sociais, econômicos, tecnológicos e de qualidade aplicáveis às atividades sob a sua responsabilidade. E também pode atuar na orientação de equipes de trabalho, comunicando-se profissionalmente, orientando colaboradores, interagindo e cooperando com os integrantes dos diferentes níveis hierárquicos da empresa.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em manutenção automotiva permite coletar evidências de possíveis falhas, testar e realizar diagnósticos de sistemas veiculares. O profissional também pode atuar coordenando a execução dos serviços de manutenção e gerar toda sua documentação técnica. É também possível atuar realizando vistoria em órgãos de inspeção veicular e a vistoria de sinistros.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

O curso tem ênfase em Processos Avançados de Fabricação e duração de 18 meses. Ele capacita o aluno para implementar processos de fabricação, realizar manutenção e apoiar na gestão da manutenção de máquinas, equipamentos e processos mecânicos, atendendo às normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

 

Onde estudar: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra e Vitória.

 

Perfil profissional: o profissional em mecânica é capacitado a apresentar comportamento ético na conduta pessoal e profissional, postura proativa e atitude inovadora e empreendedora, atualizando-se continuamente e adaptando-se, com criatividade, às mudanças tecnológicas, organizativas e profissionais. Também deve apresentar, no planejamento e no desenvolvimento das suas atividades profissionais, uma postura de comprometimento, responsabilidade, engajamento, atenção, disciplina, organização, precisão e zelo. E não menos importante, ter visão sistêmica, considerando conjuntamente os aspectos técnicos, sociais, econômicos, tecnológicos e de qualidade aplicáveis às atividades sob a sua responsabilidade.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em mecânica permite analisar parâmetros, organizar as etapas e executar os processos produtivos. Também é capacitado a monitorar e implementar melhorias nestes processos. O técnico também pode executar e avaliar manutenções, assim como fazer o planejamento e orientar a execução das mesmas.


Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

O curso tem ênfase em Prevenção e Controle, com duração de 18 meses. Ele capacita o aluno a executar ações prevencionistas e a coordenar os programas e procedimentos. O curso também capacita a realizar ações de assessoria e de monitoramento dos processos de saúde, segurança e meio ambiente do trabalho. Todo o ensino leva em consideração as normas regulamentadoras, princípios de higiene ocupacional, responsabilidade social, sustentabilidade e promoção à saúde do trabalhador com ética profissional.

 

Onde estudar: Aracruz, Serra e Vitória.

 

Perfil profissional:o profissional de segurança do trabalho é capacitado à atuar na coordenação em equipes de trabalho, comunicando-se profissionalmente, orientando colaboradores, interagindo e cooperando com os integrantes dos diferentes níveis hierárquicos da empresa.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em segurança do trabalho permite executar, coordenar e realizar ações de assessoria e monitoramento prevencionistas em saúde, segurança e meio ambiente do trabalho de acordo com normas regulamentadoras, princípios de higiene ocupacional, responsabilidade social, sustentabilidade e promoção à saúde do trabalhador com ética profissional.


Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

Cursos que serão mais demandados pelo mercado capixaba em 2020

Com ênfase em Construções Inteligentes e duração de 18 meses, neste curso o aluno é capacitado para desenvolver projetos de edificações, planejar e coordenar tecnicamente a execução da obra, considerando as normas técnicas, de segurança e saúde do trabalho e legislações específicas, assegurando as condições de qualidade, produtividade e meio ambiente.

 

Perfil profissional: após a formação técnica, o profissional em edificações poderá elaborar projetos arquitetônicos, estudos de viabilidade técnica, projetos de instalaçòes elétricas e hidrossanitárias, projetos de estruturas, projetos executivos, documentação técnica de edificações e apoiar ações para aprovação de projetos. Tudo isso considerando normas técnicas, legislação e procedimentos estabelecidos para as estruturas das edificações, além das necessidades do cliente e características do local. Ainda será capaz de elaborar orçamentos e programar execução de serviços, coordenando equipes de trabalho e a execução do processo construtivo.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em edificações se desdobra nas ocupações de Assistente de Produção de Construção Civil, Desenhista Projetista de Construção Civil.


Onde estudar: Vila Velha.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

Novidade no portfólio do Senai ES, o curso técnico em Produção de Moda possui ênfase em Gestão de Imagem e Visual Merchandising e grade curricular voltada para conhecimentos de recursos de divulgação de produtos de moda. Ou seja, o aluno irá aprender a produzir catálogos e desfiles, além de se capacitar para atuar em meios de comunicação como revistas e sites moda. Tendências de moda, de mercado e lançamentos também são abordados no curso, assim como as melhores estratégias para elaborar looks para publicidade, vitrines, e exposições, entre outros modelos de divulgação. 

 

Onde estudar: Colatina e Vila Velha.


Perfil profissional: o profissional de produção de moda é capacitado à elaborar, executar e coordenar projetos para a comunicação da moda, seguindo princípios estéticos, normas técnicas, de qualidade, meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho.


Mercado:  o técnico em produção de moda é o profissional que vai colocar a mão na massa. Será o funcionário multitarefa que as empresas do ramo tanto procuram ultimamente. Ele poderá fazer looks diversos, que podem estar focados tanto em exposições, vitrines e produção publicitária quanto em desfiles.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

O curso técnico em Qualidade também é novidade no portfólio do Senai ES e possui ênfase em Gestão de Processos. Ao término dos 15 meses de curso, o aluno estará capacitado para dar o apoio técnico à implementação e à manutenção dos sistemas de gestão da qualidade; para controlar a qualidade de produtos e processos e para atuar em auditorias de sistemas de gestão da qualidade. O curso também habilita os alunos a aplicarem todos esses conhecimentos levando em consideração os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente

Onde estudar: Linhares e Vila Velha.

 

Perfil profissional: após a formação técnica, o profissional de qualidade poderá elaborar manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das organizações. Registrar o controle de qualidade, elaborar e executar auditorias internas de qualidade, acompanhar auditorias externas, divulgar os procedimentos de qualidade e propor ações de informação e formação específica, identificar inconformidades em serviços, produtos, processos e suas possíveis causas, bem como propor ações corretivas e preventivas.

 

Mercado de trabalho: a atividade do técnico em qualidade é desenvolvida em instituições públicas e privadas dos mais variados portes, segmentos (industriais, comerciais e de serviços), empresas do terceiro setor, empresas de consultoria e de auditoria, podendo, ainda, atuar de forma autônoma.

 

Se identificou? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e preencha o cadastro de interesse

* Por Fiorella Gomes