MEC SHOW 2018 – Foto: Arquivo/MEC SHOW

Após o sucesso da edição de 2018, o Lean Game está de a MEC SHOW 2019 – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, que acontece no Carapina Centro de Eventos, a partir desta terça-feira (06) até quinta-feira (08). Durante o evento, o Senai realizará uma competição com o público e o vencedor será premiado com um tablet.

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica. Para isso, precisam analisar os processos produtivos, identificando gargalos, desperdícios e implementando as melhorias necessárias, por meio da aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing ou manufatura enxuta.

Cada etapa representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema. Ao longo do jogo são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta, de modo que ao final do jogo a fábrica funcione muito melhor do que no início, e os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

Esse game é utilizado pelo Senai nas consultorias de produtividade.

FindesLab

O Senai abre o ciclo de palestras da Ilha de Inovação com o tema “FindesLab: oportunidades para inovação”, com o especialista em inovação, Marcos Tesch Cavicchia, a partir das 16h.

A Ilha de Inovação é um espaço dentro da MEC SHOW em formato de arena voltado para o estímulo ao desenvolvimento de ideias que podem auxiliar nos processos industriais. No local estarão reunidos protótipos, casos, simuladores e exemplos das novas tecnologias que estão transformando a realidade no Brasil e no mundo.

Por Fiorella Gomes