O Senai Civit, localizado na Serra, será a primeira unidade do Espírito Santo a receber um espaço maker. A inauguração acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 8h.

Multidisciplinar e integrador, o espaço é concebido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista do seu aprendizado. A instituição também é adepta do Movimento Maker na Educação ou o “faça você mesmo”, que incentiva os alunos a criarem objetos e executarem seus projetos.

É neste local que alunos e instrutores colocarão em prática o planejamento, desenvolvimento, prototipação e apresentação dos principais projetos realizados pelas unidades de ensino, como o Grand Prix, Desafio Senai de Projetos Integradores, Inova Senai e os projetos de conclusão de curso.

“O Senailab é mais uma conquista importante para a nossa unidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de novos projetos, o espaço é mais um passo para estarmos alinhados às novas demandas da Indústria 4.0”, destacou Mariana Fonseca De Mendonça Gomes, diretora escolar do Sesi e Senai Civit.

O projeto também será expandido para as outras seis unidades localizadas no estado. Segundo o cronograma, o Senai Vila velha é o próximo a contar com um espaço maker para chamar de seu, seguido de Aracruz, Cachoeiro, Colatina, Linhares, São Mateus e Vitória, que se encontra em obras para modernização.

Mundo Senai

A inauguração do Senailab acontece durante a 11ª edição do Mundo Senai. Anual, o evento abre as portas das unidades localizadas em todo o país apresentando para estudantes, trabalhadores, empresas e comunidade, as oportunidades e a importância da instituição para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0.

Com entrada gratuita, o evento acontece das 8h às 18h. Aqui no Espírito Santo, as visitas podem ser realizadas nas unidades de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus. Apenas o Senai Vitória não recebe o evento devido às obras de modernização.

Voltado para a interação do jovem com o conhecimento e para ampliar sua percepção sobre educação profissional, mercado, inovação, serviços técnicos e tecnológicos, o cronograma de algumas unidades conta ainda com palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

 

Por Fiorella Gomes