Gilbertto Menezes, gerente do Senai Araçás, representa os alunos da unidade durante premiação da Gincana do Plástico Tampinha Legal

O Senai Araçás é a unidade vencedora da Gincana do Plástico Tampinha Legal 2019, que tem como objetivo conscientizar as crianças e os adolescentes quanto ao reaproveitamento do material plástico. Ao todo, nesta edição foram arrecadadas 1.742.442 kg de tampinhas que serão vendidas a uma empresa de reciclagem. A renda gerada será doada para uma instituição de amparo legal.

Os vencedores foram revelados durante a abertura da 12ª Semana do Plástico. Somente a unidade arrecadou 116.820 kg de tampinhas. Durante a premiação, os alunos foram representados pelo gerente Gilbertto Menezes.

Segundo ele, a gincana já faz parte das ações pedagógicas da unidade. O processo de conscientização em relação a importância da reciclagem e a reutilização do plástico foi abordado pelo coordenador Wistercley com nossos alunos da aprendizagem.

“Cada turma ficou responsável por coletar as tampinhas e divulgar para a comunidade escolar a importância do projeto que vai além da reciclagem. A competição saudável entre os alunos, contribui de maneira significativa para conscientização de que o plástico não é um inimigo da sociedade, mas seu uso consciente e sua reutilização, faz toda diferença para a sociedade como um todo”, explicou.

“Participar do projeto, independente da premiação, já muito gratificante. Entretanto, ganhar estimulou ainda mais nossos alunos a manter um hábito mais saudável na utilização do plástico e da destinação consciente do mesmo para a sociedade hodierna”, completou.

 

Ele ressaltou a importância da competição para o desenvolvimento dos estudantes. “O projeto desperta a conscientização do cidadão na utilização e reutilização consciente do plástico. A participação neste projeto ajuda os alunos a se conscientizar que o plástico não é um vilão, mas amigo do cidadão consciente e empreendedor”, reafirma o gerente do Senai Araçás.

Entre as unidades do Sesi, a vencedora foi a de Civit, na Serra,  que arrecadou 227.800 kg de tampinhas plásticas. O material será vendido a uma empresa de reciclagem e a renda gerada com essa ação será doada para o Instituto Goiamum, que trata de educação ambiental.

Sobre a Gincana

A Gincana do Plástico Tampinha Legal foi realizada pela primeira vez em 2017 pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES) em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sesi-ES e o Senai-ES.

Durante a competição, os alunos são incentivados a coletar tampinhas plásticas, como as de pasta de dente e refrigerante, por exemplo. A ideia é mostrar que o retorno de produtos plásticos ao ciclo de produção é uma oportunidade de negócio viável, além de uma ação ambiental importante para o planeta.

Por Fiorella Gomes