A partir de amanhã (10), empresários, estudantes, produtores rurais, pecuaristas e criadores da Região Sul do Espírito Santo vão poder participar, gratuitamente, de capacitações oferecidas pelo Senai durante a ExpoSul Rural, maior feira do setor no estado, que acontece no município de Cachoeiro de Itapemirim até o dia 14 de abril, no parque de exposições da cidade.

Serão 12 turmas entre os dias 10 e 14, em vários horários, nas oficinas ministradas pela nutricionista Ângela Maria Covre, instrutora do programa Cozinha Capixaba. As aulas acontecerão na carreta do Sesi, estruturada para receber os alunos para aulas-show e degustação dos alimentos. O preparo de pratos saudáveis ou voltados a pessoas com restrições alimentares, além do aproveitamento de sobras de alimentos, serão os temas dos mini-cursos.

Novas tecnologias em energia, irrigação, meio ambiente e produtividade também estarão em pauta na palestra de Álvaro Marques, do Senai. O objetivo da palestra é apresentar soluções viáveis e rentáveis para as pessoas e empresas na geração de energia (fotovoltaica, aquecimento solar), captação de água da chuva, além do programa ES+Produtivo, que ajuda empresas a reduzir desperdícios e aumentar a produtividade de processos.

“Além da apresentação destas tecnologias, também vamos apresentar uma visão possível de futuro para o setor agrícola. O Senai tem um Instituto de Tecnologia em Vitória que atua em Eficiência Operacional e está conectado com mais de 50 outros Institutos de Tecnologia, que atuam desde nanotecnologia até biomassa, além de estar também conectado com mais de 20 Institutos de Inovação, todos eles espalhados pelo nosso pais. Nós podemos, hoje, atender às demandas de toda a cadeia produtiva, trazendo inovação, tecnologia e produtividade para o agronegócio”, explica.

O agronegócio é uma das principais vertentes econômicas do Espírito Santo e compreende as atividades agropecuárias e também de indústria, comércio e serviços ligadas à produção no campo.

ExpoSul Rural
A ExpoSul Rural é um evento regional de negócios e reúne as principais cadeias produtivas rurais presentes em 29 municípios da Região Sul do Espírito Santo. Tem entre seus pilares o incentivo ao desenvolvimento rural sustentável; o foco é a integração regional, por meio da participação dos municípios e o intercâmbio entre o homem do campo, as novas tecnologias e o mercado consumidor.

Além da realização de negócios, haverá atividades técnicas, degustações, exposições de serviços e equipamentos, atividades de grande participação popular e ações de marketing diversas.

A expectativa é reunir no espaço 350 expositores, entre empresas, criadores e agricultores familiares, e alcançar um público de 60 mil visitantes nos cinco dias da feira.

Para participar das palestras e mini cursos, além de concorrer a brindes do evento, basta se cadastrar gratuitamente neste link.

 

Serviço

Palestras Senai na ExpoSul Rural 2019

Quando: de 10 a 14 de abril

Onde: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa

Cadastro: http://clubecapixaba.com.br/formulario/

 

Por Elaine Maximiniano