No dia 24 de abril comemorou-se o dia internacional do Jovem Trabalhador, data criada pela Organização Internacional do Trabalho com um discurso de “valorização do jovem e criação de novas oportunidades”. Para celebrar essa data, o Senai Linhares promoveu a Semana do Jovem Trabalhador com o objetivo de provocar nos alunos uma reflexão sobre a importância e as possibilidades que um programa de aprendizagem industrial oferece para a formação profissional.

Em pesquisa realizada nas principais indústrias do Estado revelou que mais de 90% delas preferem alunos do Senai, por oferecer uma formação voltada para o setor industrial. Para o aluno Mikhael Antony Lopes, da unidade de Linhares, a qualificação obtida no Senai é um grande passo para o sucesso. “Aqui, adquirimos um conhecimento diferenciado, desenvolvemos habilidades que nos torna aptos para exercer as atividades na vivência prática da empresa”, conta.

A programação da Semana do Jovem Trabalhador contou com as palestras do Gestor de Pessoas, Robson Carletti, que abordou sobre motivação e mercado de trabalho, e do psicólogo, Victor Guedes, que alertou sobre os fatores e comportamentos que sabotam o sucesso profissional.

Além das palestras, os alunos participaram de dois concursos: “Melhor foto-depoimento com o tema: Ser um aprendiz é…” e “Turma mais popular do Senai”. Também foi realizado o “Encontro de Gerações” com a participação de ex-aprendizes que hoje estão inseridos no mercado de trabalho.

 

Por Natália Magalhães