Senai ES lança edital para o Inova Senai
As inscrições vão até o dia 14 de setembro. Saiba como participar!
Está dada a largada para a etapa estadual do Inova Senai 2021, uma ação voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado.
A partir desta sexta-feira (09) até o dia 14 de setembro, os alunos do Senai poderão se inscrever na plataforma de inovação e escolherem um desafio real da indústria para desenvolver uma solução. É só clicar aqui.
O Inova Senai é uma das atividades da Saga Senai de Inovação, que também conta com o Grand Prix Senai de Inovação e o Desafio Senai de Projetos Integradores.
“Ele promove o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação e negociação com possíveis investidores”, explica Edgar Segundo Monteiro, Especialista da Gerência Executiva de Educação SESI/SENAI do ES.
A atividade é composta por duas etapas: a escolar, na qual é selecionada a melhor equipe de cada unidade do Senai para disputar a etapa final, nesse caso, a regional. Nesta última, os vencedores tem a possibilidade de participar do Inova Nacional, competindo com projetos de unidades Senai de todo país.
Nele, os alunos são provocados a proporem soluções para os desafios enfrentados pela indústria e a sociedade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o Inova Senai proporciona a instituição a aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação e estar mais integrada à indústria e à comunidade.
Os alunos desenvolvem projetos técnicos-científicos que abrangem demandas da indústria em várias áreas do conhecimento, como alimentos, tecnologia da informação, metal mecânica, eletroeletrônica, têxtil.
Ao passar pelas diversas etapas do desenvolvimento de uma solução – como concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes -, eles trabalham habilidades como a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio.
Como se inscrever
A inscrição deverá ser realizada até o dia 14 de setembro e confirmada pelo sistema de submissão dos projetos.
Além disso, alguns requisitos e documentos são necessários, como o link do Elevator Pitch, publicado no Youtube; o Business Model Canvas anexado em formato pdf; o estudo de viabilidade técnica e financeira também em formato pdf; a apresentação do protótipo funcional no vídeo pitch. Atenção a duração máxima do videopitch: 3 minutos.
Saga Senai de Inovação
Se você está se perguntando o que é a Saga Senai de Inovação e como ela se conecta ao aprendizado dos alunos, explicamos.
Um Brasil industrial mais competitivo se faz com profissionais qualificados que, por meio da aquisição de conhecimento com base na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, incorporam inteligência aos processos produtivos.
Para contribuir com o desafio institucional de manter um sistema educacional capaz de desenvolver nos alunos as competências requeridas pelo mundo do trabalho, o Senai Departamento Nacional formatou a Saga Senai de Inovação. Esta é uma iniciativa integrada pelas Unidades de Educação Profissional e Inovação e Tecnologia do Senai Departamento Nacional, que tem como objetivo estabelecer uma trilha a ser percorrida pelos alunos, com ações e atividades que transpassam à sala de aula, desenvolvendo o comportamento empreendedor e inovador, aproximando assim o aluno da prática industrial pela prática pedagógica.
Por meio desta trilha de aprendizagem, a Saga oportuniza ao aluno mobilizar conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser) conduzindo sua carreira tanto ao empreendedorismo, quanto ao intraempreendedorismo ou pesquisa aplicada.
O incentivo ao pensamento crítico e à inovação compõem um dos princípios da
Saga Senai de Inovação, que parte da observação e busca por desafios reais da indústria e da sociedade em geral que serão solucionados pelos alunos por meio de competições e práticas pedagógicas que visam estimular o livre pensar, o interesse pelo novo, indo além da mera reprodução da realidade, potencializando assim o protagonismo do aluno como sujeito do processo de aprendizagem. Para tanto, o aluno pode experimentar inúmeras ações que compõem a Saga, como o Grand Prix, Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) e Inova.
* Por Fiorella Gomes