Jogo de tabuleiro ensina de forma lúdica e divertida a aplicar métodos e conceitos do Lean Manufacturing. A turma 1 realiza atividades nos dias 16 e 17 de abril e a turma 2 nos dias 17 e 18 de abril, das 18h às 22h

 

Imagine poder aprender a aplicar métodos e conceitos para o aumento da produtividade de sua empresa de forma lúdica e divertida? Vem aí a “Oficina de Lean Game – uma experiência produtiva”, nos dias 16, 17 e 18 de abril, no Instituto Senai de Tecnologia (IST), em Vitória. Serão duas turmas, divididas em dois dias, que vão se reunir no espaço das 18h às 22h.

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica. Ele simula o  funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de produtividade enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos participantes com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas.

Como funciona?

Os jogadores recebem as orientações do instrutor, um consultor em Eficiência Operacional do Instituto Senai, que explica os desafios que deverão ser superados na fábrica.

Cada etapa do Lean Game representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema.

Ao longo do jogo, são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta de modo que, ao final do jogo, a fábrica funcione muito melhor do que no começo, e os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

Empresários participam do Lean Game no stand do Senai no Mec Show

 

Inscrições

Para participar da primeira turma de 2019 da Oficina de Lean Game, o interessado deve fazer a inscrição acessando o site http://app.findes.org.br/findesnet/eventos. O valor é R$ 200 por participante e as vagas são limitadas.

Conheça o conteúdo

• História do Lean / 8 Desperdícios
• Takt time / Tempo de ciclo / Lead time
• Conceitos de Mapeamento de Fluxo de Valor – MFV
• Just in time / Fluxo Contínuo
• Yamazumi (Balanceamento de carga de trabalho)
• Jidoka / Poka Yoke / Andons
• Kanban
• Kaizen
• Indicadores de Desempenho (KPI SMART, indicador Lagging versus Leading)
• Gestão Visual
• Trabalho Padronizado

Serviço

Oficina de Lean Game – uma experiência produtiva

Quando: 16, 17 e 18/04.
Onde: Instituto Senai de Tecnologia
Horário: 18h às 22h
Inscrições: Turma 1 / Turma 2
Valores: R$ 200 por participante
Informações: (27) 3334-5218 / 3334-5217

 

Por Fiorella Gomes