A Filosofia do Lean Manufacturing é uma técnica capaz de proporcionar os benefícios de elevar a produtividade e a eficiência reduzindo os desperdícios e impactos inerentes às atividades produtivas.

Vivemos em um planeta com recursos limitados e finitos. Frente a isso sempre se fez necessário pensarmos em como podemos otimizar os recursos naturais e os objetos que utilizamos em nosso dia-a-dia, seja em nossas casas, nos meios de produção ou em qualquer outro espaço ocupado pela humanidade. Contudo, com o crescimento populacional e a exigência da ampliação dos meios de produção, essa necessidade se torna cada vez mais urgente e indispensável. 

Não há dúvida de que precisamos ser responsáveis, assertivos e eficazes ao projetar e processar um determinado produto. Por isso, é necessário otimizar todas as etapas do processo fabril, desde a concepção da ideia, seleção da matéria-prima utilizada, estruturação do processo produtivo empregado, escolha da embalagem do produto e, obviamente, também dos resíduos gerados durante a fabricação e após a finalização de seu uso.

Sabemos o quão produtivo devemos ser ao desenvolver e fabricar um determinado produto, entretanto, ser produtivo neste contexto possui um sentido mais amplo do que somente produzir o máximo possível. É imprescindível eliminar os desperdícios de recursos naturais, de pessoas e máquinas nos processos produtivos. Além dos clássicos desperdícios técnicos operacionais, ainda é necessário considerar o desperdício dos saberes daqueles que lidam cotidianamente com os meios de produção – nos dias de hoje não existe mais espaço para o “desperdício intelectual”, todos nós, somos seres habilidosos e repletos de conhecimentos adquiridos durante nossa trajetória. Na filosofia Lean não há espaço para o desperdício em nenhuma de suas formas. 

A Filosofia do Lean Manufacturing é uma técnica capaz de proporcionar os benefícios de elevar a produtividade e a eficiência reduzindo os desperdícios e impactos inerentes às atividades produtivas. 

Para ajudar as empresas a terem um processo produtivo mais eficiente e enxuto. O Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST) desenvolveu consultorias especializadas e personalizadas que auxiliam na otimização dos processos e produtos a partir da ótica da eficiência e da eliminação de desperdícios, são eles:

– Desenvolvimento de Produtos e Processos;

– Consultorias na área de Sustentabilidade;

– Consultorias em Eficiência Energética;

– Consultoria em Sistemas Inteligentes e Gameficação;

– Filosofia Lean;

–  Consultorias em Processos Produtivos;

– Programa de Mentoria Lean para empresas.

 

Por Bruna Neitzel Sepulcri

 

Ficou interessado e precisa de uma solução adaptada para sua empresa? Entre em contato com o Instituto de Tecnologia do Senai Espírito Santo, através do e-mail [email protected] ou nos telefones (27) 3334-5218 ou 98817-7834. [/vc_column_text]

Conteúdos IST
[/vc_column][/vc_row]