O Reconecta, Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, apresenta sua segunda edição. O evento, que começou nesta quinta-feira (19) e segue até o próximo dia 22, no Boulevard Shopping Vila Velha, é organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em parceria com órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e entes da iniciativa privada.

“O Reconecta é um importante programa do Ministério Público do Trabalho, que traz para a sociedade a importância do respeito e da inclusão de pessoas com deficiência. O Senai tem desenvolvido diversos programas de capacitação profissional com ferramentas e métodos que fortalecem ainda mais a empregabilidade dessas pessoas e sua inserção no mercado de trabalho”, explica o diretor regional do Senai-ES, Mateus Simões de Freitas, que também representou a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) no evento.

Dentro da programação oferecida estão painéis de debate, workshops, oficinas, apresentações culturais, exposições artísticas, atrações musicais, exposição de produtos, serviços e equipamentos adaptados, entre outros. Segundo os organizadores, a iniciativa de criar o evento veio da necessidade de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da Lei nº 8.213. Popularmente conhecida como Lei de Cotas, foi criada em 1991 e tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência (PCDs) o direito ao trabalho, a lei obriga empresas a contratar um percentual que varia de 2% a 5% de PCDs. Apesar de ter sido criada em 1991, sua regulamentação e fiscalização só ocorreu em 2000.

Inclusão digital

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Valério Soares Heringer e o diretor-regional do Senai, Mateus de Freitas

O evento quer chamar atenção também para a necessidade de garantir às pessoas com deficiência mais acesso aos recursos tecnológicos. Para facilitar a independência desse grupo e atenuar as barreiras do conhecimento, os recursos da tecnologia assistiva têm sido fundamentais para o exercício da cidadania e a empregabilidade de pessoas com deficiência.

Uma série de recursos tecnológicos disponíveis tem facilitado o acesso à informação e à comunicação de pessoas com deficiência visual. Entre eles, o dispositivo OrCam MyEye 2.0 tornou-se uma grande referência internacional. O produto é tão inovador que tem sido recomendado inclusive por oftalmologistas.

Desenvolvido por uma startup israelense para dar ainda mais autonomia às pessoas cegas, com baixa visão ou com dificuldade de leitura, o dispositivo de tecnologia assistiva vestível é capaz de fotografar, escanear e reconhecer textos impressos ou digitais, rostos, produtos e código de barras, cédulas de dinheiro, cores, informa a data e a hora, além de possuir outras funcionalidades.

Para o procurador-chefe do MPT-ES, Valério Soares Heringer, o acesso à tecnologia é um direito fundamental da pessoa com deficiência para que tenha melhores condições de saúde, segurança, informação e dignidade. “Dessa forma, a ampliação da oferta de meios tecnológicos capazes de aumentar as capacidades biopsicofisiológicas das pessoas com deficiência é um importante e crescente objetivo do Reconecta”, salienta Heringer.

Igualdade

De acordo com a legislação, empresas com 100 ou mais funcionários devem contratar pessoas reabilitadas ou com deficiência. A porcentagem depende do número de empregados de cada empresa. Por exemplo, empresas que possuem entre 100 e 200 empregados são obrigadas ter em seu quadro 2% de funcionários que sejam PCDs. Já em organizações com um número de 201 a 500 trabalhadores esse percentual sobe para 3%. Quando composta por 501 a 1000 funcionários, a empresa deve ter em seu quadro de funcionários 4% de trabalhadores PCDs. Grandes empresas com mais de mil colaboradores devem ter 5% de PCDs em seu quadro de trabalhadores.

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Isso significa que cerca de 24% da população brasileira se encontra em tal condição. No Espírito Santo existe quase um milhão de habitantes com algum tipo de deficiência e em torno de 330 mil pessoas com deficiência severa.

Serviço:

Reconecta: Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade

Quando: Até 22 de setembro

Onde: Boulevard Shopping Vila Velha

Entrada: Gratuita

Programação completa: bitly.com/ProgramaçãoCompletaReconecta

Por Marcella Andrade