O ModaLab1 volta nesta quarta-feira (26) com um novo workshop: Moulage, que às 8h30, no laboratório aberto do Senai CentroModa Araçás, em Vila Velha.

“Moulage ou draping é uma técnica utilizada para construção de protótipo realístico de modelos de roupas ou outros objetos. O objetivo do workshop é tornar mais acessível técnicas para auxiliar no desenvolvimento dos produtos de moda”, aponta o instrutor do Senai, Francisco Mendonça, que é o palestrante do evento.

O workshop será realizado no laboratório de moulage e modelagem do Senai Araçás.

O método

O método Moulage surgiu ainda na década de 20 com as estilistas francesas Madeleine Vionnet e Alix Grés. A técnica consiste em construir a roupa em cima de um manequim, possibilitando a visualização imediata da peça de roupa em três dimensões, facilitando a visão do caimento, a criação de plissados e drapeados. O termo utilizado em inglês “draping” significa justamente drapeado, na tradução literal da palavra.

Assim que aprovada, todas as marcações são feitas, como as linhas das circunferências (pescoço ou decote, busto , cintura, quadril) , a marcação dos detalhes do modelo, como pregas, pences e muito mais. Com isso, o tecido é retirado do manequim e planificado no papel com correções e adaptações, se necessário.

ModaLab1

O ModaLab1 é um evento que leva, semanalmente, palestras gratuitas para empresários e profissionais do setor têxtil e de vestuário, além de estudantes de moda. Um espaço em que se é discutido temas desde a criação até a produção de peças.

Sucesso de público, o ModaLab 1, que teria duração de apenas quatro semanas, seguintes ao lançamento do Laboratório de Moda Aberta do CentroModa, no Senai Araçás, em Vila Velha, ocorrido em julho, o evento foi estendido até o final do ano e, em 2019, passa a fazer parte do planejamento anual da unidade.

Além disso, há planos de que o evento seja expandido para o interior do Estado, como o ModaLab2, em Colatina, que seguirá o mesmo perfil da primeira edição.

Serviço

ModaLab1: Workshop Moulage

Palestrante: Francisco Mendonça, instrutor do Senai
Data: 26/09
Horário: 8h30
Local: laboratório de modelagem e moulage Senai Araçás