O Senai CentroModa Colatina inaugura, nesta quarta-feira (24), o ModaLab2, o laboratório aberto de moda da Região Noroeste. O evento acontece às 19h, com palestra de André Carvalhal, diretor co.criativo da Ahlma, nova marca de moda sustentável do Grupo Reserva.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-ES, que tem papel estratégico de apoio e fomento ao desenvolvimento das empresas de micro e pequeno porte, despontando também como um dos principais parceiros de iniciativas inovadoras.

Abrindo as portas dos laboratórios do CentroModa Colatina para empresários do setor fashion, bem como funcionários e estudantes de moda, o Senai visa o desenvolvimento da indústria de vestuário no município e região, além do estímulo à inovação e à geração de novas oportunidades para o setor de moda em todo o Estado.

Além disso, o Senai Centro Moda Colatina conta com o programa ModaLab, uma grade de palestras semanais gratuitas, voltado à discussão de temas desde a criação até a produção de peças. Iniciado em julho de 2018, durante a inauguração do laboratório aberto de Vila Velha, o programa ganhou o público e, agora, segue para o Noroeste do Estado, em uma cidade que concentra um dos maiores pólos de confecção do país.

“O ModaLab1 foi iniciado aqui por ter uma escola específica do vestuário com dez laboratórios de última geração, entramos com o programa com o objetivo da escola ser um centro de design, inovação, de mudança de cultura no setor da moda e do vestuário”, explica Clara Orlandi, presidente da Sinconfec e uma das idealizadoras do programa. “Esse programa deu muito certo. Seu conceito foi desenvolvido por uma artista plástica que fez todo um trabalho de curadoria, a Rosa-Nina Liebermann. Engajamos-nos nesse projeto, que duraria apenas 1 mês, mas acabou expandindo a pedido da própria sociedade e do setor”, comentou.

Além da sociedade e do setor, o ModaLab também é voltado para os estudantes do Senai, em um exercício de liderança, de domínio de público e de customização de espaços, bem como o de criatividade. O programa ainda ajuda num processo de multidisciplinaridade dentro da escola, com alunos de diversos cursos trabalhando juntos.

“A gente identifica que o setor do vestuário é muito amplo e inclui segmentos como cama, mesa e banho; fantasias de enredo de escola de samba; bancos de carro; até mesmo a decoração e arquitetura, porque temos os papéis de parede que são tecidos e estampam as paredes; temos os estofados em cadeiras, sofás, puffs e cortinas”, identifica Clara.

O ModaLab 2 é uma iniciativa do Senai com apoio e fomento do Sebrae-ES e parceria Sinvesco.

 

 

Conceito

Assim como a inauguração do ModaLab1, em Vila Velha, a edição de Colatina também teve seu conceito trabalhado pela artista plástica Rosa-Nina Lieberman, curadora do evento.

O cenário criado pela artista, em conjunto alunos e docentes do Senai Colatina – dos cursos de Confecção e Moda, Alimentos e Bebidas, Moveleiro e Construção Civil, propõe uma conversa entre o luxo & lixo: mais de 120 pneus que seriam descartados contracenam com uma belíssima coleção em amarelo ouro.

Tudo pensado para ressaltar a importância do design, da criatividade e da transversalidade entre esses setores, valorizando-os como um todo. As criações em tecidos desenvolvidas na casa e os objetos idealizados pelo curso de Marcenaria revelam o imenso leque de possibilidades que o Senai oferece, mostrando todo o potencial técnico, criativo, multidisciplinar e aglutinador do CentroModa Colatina.

O palestrante

O conceito do ModaLab2 tem tudo a ver com o palestrante da abertura do programa em Colatina. Ícone no Brasil e no mundo, André Carvalhal é defensor da moda sustentável.

Em sua palestra “Nova Era”, André fala um pouco como repensou sua carreira, ao se ver desiludido com a indústria da moda, devido às preocupação com os impactos dela sobre o meio-ambiente, o planeta. Com esse pensamento, ele se reinventou e iniciou novos projetos a fim de estimular as pessoas a repensarem o modo como lidam com o mercado fashion. A moda com propósito. Assim nasceu a sua marca, dentro do Grupo Reserva, a Ahlma.

A “Nova Era” retratada por André Carvalhal no ModaLab é sobre o período de resgate da liberdade de ser e de criar, para que possam surgir marcas e profissionais autênticos (de verdade), que entendam a moda além das roupas, além do consumismo. Ele acredita que, diante dessa nova fase para o mercado fashion, um novo perfil profissional surge, com a responsabilidade de (re)significar a moda. Neste encontro, o público conhecerá quais as transformações serão necessárias para esta grande virada.

“O André Carvalhal tem a pegada da sustentabilidade e da reciclagem. Uma de suas grandes coleções foi dentro desse viés. Ele vem incentivando as pessoas a fazerem mais com menos, utilizando inclusive aquilo que seria descartado. Essa visão de moda consciente é moderna, é vanguardista”, frisa Carla Orlandi.

Nesta quarta-feira (24), André Carvalhal também palestra no Senai CentroModa Araçás, em Vila Velha, às 9h.

Serviço

Inauguração ModaLab2

Onde: Senai CentroModa Colatina
Quando: 24/08
Horário: 19h
Palestra: “Moda com Propósito”
Palestrante: André Carvalhal
Inscrições
Pessoa Jurídica: bit.ly/2MJCMvR
Pessoa Física: tinyurl.com/y9bbgg2q

ModaLab1: Palestra com André Carvalhal

Onde: Senai CentroModa Araçás
Quando: 24/08
Horário: 9h
Palestra: “Moda com Propósito”
Inscrição –
Pessoa Jurídica: tinyurl.com/yah7rpqb
Pessoa Física: tinyurl.com/yalfhuq4

Sobre André Carvalhal

André é graduado em Publicidade e Jornalismo, pós-graduado em Marketing Digital e especialista em Design para sustentabilidade. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika. Por quase 10 anos esteve a frente do marketing da marca FARM. Consultor e idealizador de projetos especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life. É autor dos bestsellers “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda” e “Moda com propósito – manifesto pela grande virada”. Diretor co.criativo da AHLMA, nova marca de moda sustentável, do Grupo Reserva.

Por Fiorella Gomes