O Governo Federal escolheu a “Mentoria Lean”, desenvolvida pelo Senai ES, para fazer parte do programa “Brasil Mais Produtivo”. A parceria tem como objetivo repassar o programa às unidades do Senai de todo o país. O sucesso desta consultoria resultou em um convite ao Senai capixaba para coordenar um grupo de estados, formado por Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco com o objetivo de desenvolver uma nova consultoria chamada “Mentoria Digital”. O treinamento vai começar em janeiro de 2020 e tem a meta de capacitar 46,5 mil empresas em Mentoria Lean e 18,5 mil em Mentoria Digital em todo o Brasil. Ambos no prazo de 4 anos.

Na Mentoria Lean há uma transferência de conhecimento da cultura Lean Manufacturing (manufatura enxuta) do consultor/ mentor para os profissionais das empresas, que utilizam metodologias modernas como o Lean Game, que identifica os  desperdícios de produção e as ferramentas Lean para alcançar ganhos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Já a Mentoria Digital utiliza um jogo “Avança mais” que apresenta conceitos introdutórios para ingressar e adquirir as competências do universo da indústria 4.0.

O objetivo dos dois programas citados é ajudar as empresas a traçarem um caminho rumo à modernização, se ajustando a “Quarta Revolução Industrial”. O caminho é capacitar profissionais para atuarem com as ferramentas do Lean Manufacturing, ou a manufatura enxuta, que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício durante o processo industrial.

“Nossos consultores/ mentores já vão começar em janeiro de 2020 a realizar um treinamento para uma equipe de especialistas no Brasil para replicação desta metodologia inovadora, que já possui cases de sucesso”, destacou o diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Mateus de Freitas.