O Senai-ES oferece a Consultoria em Manufatura Enxuta, que no último ano registrou um aumento de 59% da produtividade das 147 empresas participantes

Um dos caminhos para elevar a produtividade da indústria, tornando-a mais competitiva, é utilizando o Lean Manufacturing ou manufatura enxuta, uma técnica de produção industrial que compreende conceitos de sustentabilidade, eficiência e melhoria contínua da produtividade e qualidade.

Focada na eliminação de desperdícios, a filosofia operacional criada no Japão após a Segunda Guerra Mundial pela montadora Toyota ganha relevância na Quarta Revolução Industrial. E para ajudar as indústrias capixabas a se inserirem neste contexto, o Senai-ES oferece a Consultoria em Manufatura Enxuta. Em 2018, o programa registrou um aumento de 59% da produtividade das 147 empresas participantes.

“O Senai atua como aliado das empresas na busca pelo aumento da competitividade. O programa disponibiliza todo um atendimento de alta performance feito pelos nossos consultores nos Institutos Senai de Tecnologia”, explica a diretora de Tecnologia e Inovação do Senai-ES, Juliana Gavini.

Na consultoria, os processos são mapeados e os gargalos de produção identificados. Aplicando o lean, soluções são executadas para eliminar desperdícios de produção. Como resultado, as empresas passam a ter produtos e serviços de maior qualidade, em menor tempo e custo de produção.

Por Fiorella Gomes