Tem ex-aluno Senai na telinha!

Estreou na última semana, na TV Vitória/Record TV o reality show “Mais Doce”, que conta com a participação de dois ex-alunos de cursos de curta duração do Senai-ES: a confeiteira Sara Silva Graciano e o confeiteiro Jaciel Britz.

Eles integram um time de 10 pessoas que competem pelo título de Confeiteiro Mais Doce do Espírito Santo. Os dois foram alunos dos cursos de curta duração do Senai, ministrados pelo instrutor Anderson Cordeiro.

Sara e Jaciel concorreram com mais de mil pessoas para que pudessem estar agora na telinha do capixaba demonstrando o conhecimento adquirido. Os dois bateram um papo com a gente e contaram um pouquinho da trajetória deles e como o Senai ajudou na conquista de uma profissão e uma colocação no mercado de trabalho.

Conheça a história dos nossos competidores e torça!

Sara Silva Graciano

Sara tem 25 anos e é moradora da Serra. Ela estudou na Unidade Móvel do Senai em 2017, onde fez o curso de Confeiteiro. Foi uma época em que ficou desempregada e aproveitou a oportunidade de fazer o curso.

“Temos uma fase na vida que precisamos recomeçar e, para mim, isso aconteceu na área profissional. Foi tudo do zero e tudo para mim era novidade. Foi um período de muito aprendizado e de novas descobertas, literalmente. Era um ramo que eu nunca havia trabalhado, nunca tinha feito doce na minha vida, nem um brigadeiro. No Senai, aprendi tudo do zero”, relembra.

O curso lhe trouxe não apenas uma paixão, mas também uma fonte de renda.

“Hoje eu vivo de bolos, doces e meus casadinhos. É uma porta que Deus abriu para me ajudar. Por meio desse curso, obtive minha renda e trago o pão de cada dia para minha casa”, destacou Sara.

A confeiteira e dona de casa ficou sabendo do reality Mais Doce por meio de uma amiga.

“Ela me ligou e disse para me inscrever e eu logo falei: ‘eu não vou ser sorteada, não. Essas coisas são muito difíceis’”.

Mas a amiga insistiu e, então, a sorte bateu na porta dela. “Fui selecionada e está sendo uma experiência incrível, independente de ganhar ou perder, está sendo uma experiência muito válida”, concluiu.

Jaciel Britz

Morador de Cariacica, Jaciel, 34 anos, fez o curso de padeiro em uma parceria do Senai com o Sindipães, há 10 anos. E, de lá para cá, buscou novas qualificações. Ele relembra essa trajetória.

“Esse curso me ajudou muito. Eu comecei limpando lata na padaria, fazendo faxina. Naquela época, era muito difícil o padeiro querer ensinar um ajudante. Então, eu conversei com o patrão e, em parceria com o Sindipães, tive a oportunidade para fazer esse curso”, contou.

O aprendizado que teve no Senai, Jaciel não se esquece e leva sempre consigo.

“Eu aprendi porcentagem, a desenvolver receitas, criar receitas, balancear. Aprendi funções de cada elemento da receita, a finalidade do trigo, da margarina, dos ovos, do açúcar, do leite em pó, da água, do gelo. Os tipos de maceda, para o que servem. Ferramentas, utensílios, armários, os fornos. Tudo isso me deu uma ampla visão da profissão e ajudou a me capacitar e crescer no ramo”, relembrou.

Foi uma prima que o avisou sobre o reality show da TV Vitória. “Resolvi participar para aprender um pouco mais, aprender a trabalhar sobre pressão, trabalhar em equipe, conhecer coisas novas. Neste programa, todo dia nos aprimoramos, nos aperfeiçoamos. Está sendo algo muito diferente para mim. A gente sai um pouco da zona de conforto e procuramos nos qualificar mais ainda”, ressaltou Jaciel.

Sobre o reality

O reality show Mais Doce vai ao ar na TV Vitória aos sábados, às 14 horas. O programa conta com desafios eliminatórios, fases de duelos, provas realizadas em grupo e valorização da culinária regional, sob o comando do Chef Alessandro Eller.

Ao todo o programa conta com 10 participantes. A cada semana um novo desafio tira um dos participantes do show culinário. Ao longo de 08 episódios, o reality vai mostrar os candidatos preparando sobremesas, bolos caseiros, bolos confeitados e muito mais. Os participantes serão julgados por dois jurados.

Por Fiorella Gomes