Senai oferece turma exclusiva de Lean Game para profissionais de recursos humanos
O Senai-ES recebeu nesta quinta-feira (27) profissionais de recursos humanos para uma turma exclusiva de Lean Game. Durante oito horas, eles aprenderam a implementar ferramentas do Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, nos processos de contratação de uma empresa.
O Lean Game é um treinamento inovador, lúdico e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento de um processo produtivo de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.
Disponibilizado em formato de tabuleiro, na turma desta quinta-feira, o jogo foi adaptado para a realidade das unidades de gestão de pessoas, simulando um processo de contratação, segundo o consultor em Lean do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Jorgean Rodrigues dos Santos.
“Simulamos seis etapas de uma contratação, desde a disponibilização da vaga até a liberação do profissional para executar a função. Em cima desse processo, discutimos juntos os oito desperdícios trabalhados pela manufatura enxuta e fizemos, de forma lúdica, a aplicação das ferramentas Lean para otimização do processo. Dessa forma, eles conseguiram, ao longo de três rodadas de jogo, otimizar a quantidade de contratação deles ao longo do dia”, explicou.
O objetivo dessa metodologia de gamificação é possibilitar a vivência dos jogadores com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas. O Lean Game está inserido na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico, estimulando o desenvolvimento de capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.
“A medida que o conteúdo foi sendo ministrado, práticas foram sendo aplicadas para que eles conseguissem ver a evolução e como o Lean impacta dentro de um processo independente se é dentro de um escritório ou um processo industrial”, completou o consultor.
A gerente administrativo e de qualidade da Medical Suture, Vivian Braga, foi uma das participantes da turma de Lean Game. Ela não conhecia essa metodologia de gamificação, mas teve contato com o Lean Office em um workshop, mas adorou a experiência que viveu no Senai.
“Eu fiquei realmente encantada, porque é o Lean na prática. Podemos vivenciá-lo por meio das técnicas ensinadas aqui e podemos passar para a equipe em nossa empresa. Nesses últimos, tenho feito uma imersão no assunto e pretendo levar para a minha empresa”, afirmou.
Já a analista de Recursos Humanos da Lhoist, Roseli Pinheiro, já estava familiarizada com o Lean, mas o formato do Lean Game foi uma novidade para ela. “O formato é ótimo para o colaborador de base, pois transforma o que é teórico em prática, de uma forma bem simples, didático, ajudando o colaborador a se encontrar dentro da metodologia do Lean. Acho que essa didática de traduzir a teoria em jogos é fantástica, uma grande sacada”, elogiou.
Os profissionais que formaram essa turma exclusiva do Lean Game estiveram presentes no stand do Sesi e do Senai no Congresso Estadual de Recursos Humanos (CEARH), que aconteceu nos nos dias 11 e 12 junho no Centro de Convenções de Vitória, com o tema “Inteligência Artificial e Criativa: novos tempos, novos desafios”.
Por Fiorella Gomes