Mostra Tecnológica reúne 23 projetos inovadores, que podem ser visitados das 09h às 12 e das 14h às 18h, no Ginásio da unidade. Já na quarta-feira (20), feira de inovação acontece das 09h às 13h30 e terá premiação dos melhores trabalhos 

 

Apresentado na edição passada, o “Sistema Didático de Colheita Florestal” une realidade virtual e gamificação para melhorar o aprendizado em sala e auxiliar nos treinamentos em empresas

Quer conhecer os projetos integradores e inovadores desenvolvidos no Senai? Então, você não pode perder a 11ª Mostra Tecnológica Inova Senai, que acontece no Ginásio do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, nesta terça-feira (19), das 09h às 18h, e quarta-feira (20), das 09h às 13h30.

A mostra traz, ao todo, 23 projetos de abrangência regional que foram realizados por alunos das sete unidades Senai no Espírito Santo. Eles estão divididos nas categorias produto inovador e projeto inovador, que visam solucionar desafios industriais ou sociais. De cunho ensino-aprendizagem, os trabalhos podem ser aderidos pelo mercado e a sociedade.

Essa é a etapa estadual, que carimba o passaporte dos estudantes para a etapa nacional. No ano passado, o Senai Vila Velha ficou em segundo lugar com o projeto Ilha Ambiental, durante a Mostra Inova realizada dentro da Olimpíada do Conhecimento, em Brasília.

Avaliação

Os projetos expostos no Inova Senai são resultados de meses de análises, pesquisas, desenvolvimento e testes. A dinâmica ocorre nas seguintes fases: os alunos são apresentados aos problemas reais da indústria e também do dia a dia do cidadão; posteriormente, eles analisam essas situações e propõem soluções, tanto para a melhoria de processos ou da vivência em indústrias quanto na sociedade; para esse último caso, são desenvolvidos produtos.

Esses trabalhos são expostos na mostra e avaliados em pitchs de cinco minutos, onde a banca avalia pontos como ideação, grau de inovação, viabilidade e o impacto social, ambiental, econômico, dentre outros. O interessante é que os projetos apresentados  já estão prontos para receberem investimentos financeiros e serem comercializados. Além da banca avaliadora, os trabalhos podem receber o voto popular, que é realizado por meio de smartphone via leitura de QR Code.

Os trabalhos vencedores nas duas categorias serão premiados com notebooks. Já os segundos lugares e os ganhadores do voto popular receberão tablets. A premiação está marcada para a quarta-feira (20). O público deve ter atenção aos horários do primeiro dia de mostra, pois haverá uma pausa nas atividades entre 12h e 14h.

Confira aqui como foi a 10ª Mostra Tecnológica Inova Senai!

Evento contou com produtos e processos que envolveram tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, automatização, robótica e realidade aumentada.

Sobre o Inova

O Inova Senai faz parte da “Saga Senai de Inovação” e foi criado para mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa. A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

Com ela, os alunos são provocados a proporem soluções para os desafios enfrentados pela indústria e a sociedade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Dessa forma, são estimulados a realizar pesquisas em tecnologia e inovação, desenvolvendo projetos em caráter experimental de interesse do Senai, da indústria e da comunidade em áreas como softwares, hardwares, peças, produtos, máquinas, ferramentas, instrumentos, equipamentos, processos.

Além disso, o Inova Senai proporciona a instituição a aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação e estar mais integrado à indústria e à comunidade.

 

Serviço

Inova 2019 – Etapa Estadual

Quando: 19 e 20 de novembro
Horário: Dia 1 – 09h às 12h30 e 14h às 18h
Dia 2 – 09h às 13h
Local: Ginásio Sesi Jardim da Penha
Rua Tupinambás, n. º 240, Jardim da Penha, Vitória


Por Fiorella Gomes