Findes apoia iniciativa para inclusão de mulheres na indústria
Por meio de suas entidades Sesi ES e Senai ES, a Federação é parceria do programa “Elas na Siderurgia” da ArcelorMittal Brasil
A inserção de mulheres em cargos ocupados, em sua maioria, por homens ainda é um desafio. A Findes, por meio do Sesi ES e do Senai ES, vem contribuindo para a inclusão de mulheres na indústria, a partir de parcerias e projetos com empresas capixabas. Um deles é o programa “Elas na Siderurgia” da ArcelorMittal Brasil, que tem o objetivo de aumentar a diversidade de gênero dentro da empresa.
“É uma forma de contribuir para a qualificação de mão de obra especializada, de promover a igualdade de gênero com a presença de mais mulheres em cargos que vão desde o chão de fábrica até alta gestão e liderança, e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria capixaba”, diz o gerente executivo de Mercado da Findes, Fernando Bohn Geller.
A iniciativa faz parte de uma ação da empresa da indústria que busca ampliar para 30% o quadro de funcionárias em todas as áreas da siderurgia. A capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres serão realizados pelo Senai ES. A expectativa é que após a conclusão da qualificação, elas possam atuar em diversas áreas operacionais da ArcelorMittal.
Elas na Siderurgia
O curso, iniciado em 27 de setembro, terá três meses de qualificação, e será realizado no Senai Civit, com aulas práticas ofertadas na ArcelorMittal. O processo de seleção foi realizado pela empresa, que requisitou ex-alunas do programa de Aprendizagem Industrial feito pelo Senai ES. As 25 alunas vão receber uma bolsa durante a realização do curso.
A qualificação das mulheres será realizada por uma trilha de formação desenvolvida em conjunto pelo Sesi ES e Senai ES, com foco em processos de siderurgia, desenvolvimento humano e uma formação específica para a atuação na linha de frente na indústria.
*Por Fernanda Gomes