O empresário industrial capixaba Alessio Baldo será homenageado em solenidade que acontecerá na próxima quinta-feira (20), na Serra

 

O Sistema Findes promove nesta quinta-feira (20), a partir das 8h, uma solenidade em homenagem ao empresário industrial Alessio Baldo, que será nomeado patrono da Escola de Solda e Alumínio do Centro Integrado Sesi/Senai Jones Santos Neves Filho, também conhecido como Senai-ES Civit (Serra). A Escola foi inaugurada em agosto de 2016, quando passou a funcionar em um prédio exclusivo e dotado de equipamentos totalmente novos para os cursos relacionados à soldagem industrial, e fez parte da entrega das obras de duplicação do Senai-ES Civit. No total, foram investidos mais de R$ 13 milhões na ampliação desta unidade.

 

De acordo com o gerente do Senai-ES Civit, Leonardo Afonso Mello, a Escola de Solda já existe desde 1982, tendo formado dezenas de milhares de alunos. Contudo, com a entrega das obras de duplicação, a Escola ganhou um espaço próprio. “A Escola de Solda agora ocupa um prédio exclusivo, de aproximadamente 900m2, com 50 baias de soldagem e equipamentos novos e modernos. Foi um enorme avanço para esse tipo de atividade, que é fundamental para atender às demandas da indústria da região”, destaca o gerente.

 

 

A Escola de Solda faz parte da obra de duplicação do Senai-ES Civit, que demandou cerca de R$ 13 milhões em investimentos. Na foto, da esquerda para direita, durante a entrega das obras, ocorrida em agosto de 2016: o vice-governador César Colnago, o governador Paulo Hartung, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e o diretor Regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira

 

Para o vice-presidente institucional da Findes em Serra e região, José Carlos Zanotelli, a entrega da Escola foi uma conquista importante para a indústria metalmecânica local, que é o segmento que mais demanda profissionais qualificados em soldagem. “Trata-se de um laboratório de solda de aço e alumínio de altíssimo nível, que possibilita um trabalho totalmente integrado às indústrias da região, pois o Senai-ES Civit é reconhecido há décadas como uma grande referência em qualificação para profissionais de solda, atendendo à constante demanda do setor metalmecânico, que é bastante forte na Serra”, ressalta Zanotelli.

 

 

Alessio Baldo

 

Nascido em 1938, no município de Castelo, região sul do Espírito Santo, Alessio Baldo iniciou sua carreira como empresário industrial ao abrir uma pequena serralheria em Governador Lindenberg, no ano de 1960. Dois anos depois, montou uma oficina para reparo de caminhões e automóveis em Nova Venécia. Expandindo rapidamente seus negócios, Alessio mudou-se para a Serra em 1977, onde montou uma indústria metalúrgica para atender às demandas da implantação da Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST (atual ArcelorMittal). Com espírito empreendedor, o empresário diversificou seus negócios ao abrir uma indústria de equipamentos para fabricação de farinha e outra de componentes para equipamentos rodoviários. Atualmente, sua empresa se chama Indústria Mecânica Baldo, e atua fornecendo equipamentos para todo o Brasil.

 

 

Por Fabio Martins