Senai ES retoma aulas por meio do Google For Education – Classroom
O atual momento exige, de todos nós, novas posturas e ações. Com a educação não é diferente.
O Senai sempre esteve à frente de grandes transformações. Sempre se adaptou quando precisava dar um novo passo. E mais uma vez, o Senai se reinventou para oferecer aquilo que temos de melhor: uma educação transformadora, que inova e se mantém sempre na frente.
Ao final do recesso, 29 de abril, iniciou-se uma nova jornada com atividades para nossos alunos de forma on-line, pelo Google for Education – Classroom. A plataforma permite interação, esclarecimento de dúvidas e correção de exercícios, possibilitando ainda a utilização de ferramentas digitais para transmissão do conteúdo, como videoaulas gravadas e postagem de materiais.
Leia o depoimento de alguns docentes do Senai-ES:
Eduardo Luiz Ferreira Silva
Curso técnico em Automação Industrial
Senai Cetec Beira Mar – Vitória
“Instrutor do Senai há 41 anos, eu relato como excelente a atual experiência, pois tive todo apoio para adaptar-me com a colaboração da direção do CETEC, por meio da Yvana, além do diretor de educação professor Marcos, do técnico engenheiro Honório e as coordenadoras dos cursos, Andressa e Luciana, bem como o instrutor da sede em engenharia Patrick, que me orientaram e me auxiliaram nesse novo desafio, obrigado a todos. Os alunos estão ansiosos pelo contato on-line e satisfeitos por retomarem as aulas e atividades, com boa frequência e ótima interação.”
Camila Mesquita Chisté Oliveira
Curso técnico em Edificações
Senai Vila Velha
“Essa semana comecei minhas aulas on-line na plataforma Google for Education. Foi muito bom rever meus alunos, perceber a felicidade em estarmos juntos novamente, mesmo que virtualmente, e sentir que realmente estamos todos dispostos a aprender a aprender esse novo método de ensino.
Sem dúvidas, a oportunidade de ter treinamentos da plataforma, tornou as aulas muito mais simples do que imaginei. Confesso que no começo fiquei com medo e ansiosa, porque o novo assusta mesmo, mas, com a ajuda dos meus colegas, percebi que juntos somos fortes e podemos fazer coisas incríveis.
Considero que minha aula foi um sucesso pois todos alunos estavam presentes, participando, perguntando e desenvolvendo a prática que eu estava propondo. Pude sentir, da minha casa, a felicidade em estarmos ali, naquele momento, mesmo que em frente a um computador, unidos no mesmo propósito – conhecimento.
Fiz questão de continuar da onde parei nas aulas presenciais. Afinal, o aprendizado deve ser significativo independente de como e aonde vai acontecer. Ontem iniciamos o desenho de um projeto elétrico. Mesmo com poucos recursos em casa, os alunos não viram barreiras nem dificuldades. Desenvolvemos o que foi planejado e continuaremos na próxima aula. Quando os alunos, mesmo sem ter finalizado o processo inteiro ou eu ter pedido, tiraram fotos orgulhosos do que fizeram e me enviaram, me faz ter certeza de que realmente estão entendendo e gostando do que estão aprendendo.
Sem dúvidas, o desafio é para todos. Mas quando o aluno é cativado e há amor no que fazemos, nada pode impedir de construirmos o saber.”
Cleudson Angelo Luppe,
Curso técnico em Eletrotécnica
Senai Colatina
“As aulas no Google For Education estão sendo muito prazerosas, a gente fica muito próximo aos alunos, conseguimos nos expressar muito bem, dá para utilizarmos os softwares simuladores tranquilamente, muito bom. Os alunos estão colaborando muito, muito atenciosos. Eles estão se empenhando muito também.
Inicialmente as atividades não presenciais foram encaminhadas por e-mail pelas coordenadoras da escola essas atividades foram muito bem elaboradas para que o aluno conseguisse interpretar, fazer e aprender. Agora estamos enviando as atividades pelo sala de aula no Classroom. Muito importante o que foi feito para nós e para os alunos. Os alunos não ficarão prejudicados.”
Sérgio Fernando Provete
Curso técnico em Eletrotécnica
Senai Civit – Serra
“As aulas na plataforma Google For Education e simuladores virtuais, são aulas muito interativas, onde lançamos mão de recursos visuais para a explicação do conteúdos. A plataforma é bem integrada e nos proporciona vários a interação imediata do aluno. Simuladores virtuais são utilizados na comprovação das demonstrações e são os motivadores para as aulas práticas.
Para desenvolver as atividades não presenciais sem perda pro aluno, lançamos mão de recursos computacionais para colocarmos o conteúdo de maneira clara e objetiva. São propostos alguns desafios em forma de atividades e o retorno tem sido muito bom nas devolutivas. O envolvimento está tão bom, que mesmo por vídeo aulas temos alunos assistindo as aulas com uniforme.
Mateus Pereira Mesquita
Curso técnico em Eletrotécnica
Senai Cachoeiro
“Frente ao novo cenário em que o distanciamento social é a melhor estratégia contra um inimigo invisível, perdemos o contato físico com os alunos, mas não perdemos a vontade de ensinar e transmitir nossos conhecimentos a estes, pois sabemos que o conhecimento vai transformar suas vidas. Diante disso encaramos o desafio das aulas EADs com garra e determinação, para que possamos ter menos ônus enquanto passamos por esta fase.
Ministrar aulas pelo Google Classroom , uma plataforma simples e funcional, me devolveu parte do que é estar numa sala da aula. Ter o feedback dos alunos em tempo real trouxe um certo calor humano para a discussão das atividades. Enquanto tentamos manter a engrenagem girando, essa troca de energia com os estudantes é essencial para podermos transmitir conhecimento, confiança e esperança em dias melhores!
O Senai tem treinado os instrutores e nos dado todo o suporte e arcabouço teórico necessário, para que possamos manter qualidade de ensino da instituição. Estamos nos esforçando para nos aproximar o máximo possível dos alunos, afim de entregar mais do que o este espera em uma aula com formato EAD.”