Gemba é uma palavra de origem japonesa que pode ser definida como “lugar real”, onde as coisas acontecem, quando, nos processos industriais, dizemos que vamos ao gemba, estamos dizendo que vamos ao chão de fábrica.

Com a competitividade acirrada, não há espaço para achismos, ir ao gemba e passar um tempo observando as atividades ali executadas, é essencial para conhecer a raiz dos problemas que acontecem na sua empresa.

Por mais que as tomadas de decisão sejam realizadas através de apontamentos e/ou intuição, ir ao gemba é fundamental pois assim é possível entender e otimizar o fluxo das atividades da sua empresa a partir da compreensão da sua cadeia de valor, a identificação dos desperdícios encontrados – como aquelas atividades que não agregam valor.

Somente com a realização de visitas periódicas ao gemba é possível identificar gargalos produtivos e ainda criar uma proximidade com os operadores, mantendo-os engajados em melhorias contínuas, entre outros detalhes diversos que facilmente passarão a ser enxergados com as visitas.

O Instituto Senai em eficiência operacional, traz para as indústrias capixabas, de pequeno a grande porte, a MENTORIA LEAN.

Desenvolvida para implantação da cultura de manufatura enxuta nas empresas, a MENTORIA LEAN consiste em uma consultoria personalizada para aplicação das ferramentas lean em conjunto com sensibilização coletiva.

São formados grupos kaizens e durante o projeto através dos ensinamentos lean, as equipes são treinadas a ir ao gemba e passem a enxergar os reais desperdícios encontrados em seus processos, conhecem o fluxo de valor de seus produtos e otimizam seus processos a se tornarem puxados, através de soluções de baixo ou nenhum custo adicional, assim trazem melhorias nas operações da empresa, com o acompanhamento direto dos consultores/mentores do Senai Espirito Santo.

As etapas são divididas em 3 fases, com um tempo médio de duração de 2 a 3 meses. Se você quer se tornar competitivo, otimizar seus processos, para ser mais produtivo, entre em contato com o Instituto de Tecnologia do Senai Espírito Santo, através do e-mail [email protected] ou nos telefones (27) 3334-5218 ou 98817-7834.

 

Por Simere Mendes Cardoso, consultora do Senai