O setor industrial está em uma escala ascendente com o uso de novas tecnologias utilizadas principalmente nos processos no setor produtivo. O sensoriamento e a análise de dados para a tomada de decisão em tempo real, vem se tornando essenciais para tomada de decisão e acompanhamento da linha de produção que seu crescimento vem ampliando e tornando mais sólido ao longo do tempo.

Atualmente a internet permite o armazenar, processar e analisar as informações baseadas em parâmetros pré-estabelecidos, tornando assim processos e máquinas mais flexíveis e adaptáveis com as variações das demandas. Uma das grandes vantagens da tecnologia é o monitoramento em tempo real dos processos, além de verificações de qualidade mais precisa, tornando assim ajustes mais rápidos, garantindo que o processo mantenha um fluxo constante com o mínimo de falhas possíveis, ganhando competitividade à frente das outras empresas.

Para sustentar a inovação tecnológica é preciso alinhar-se ao conceito de melhoria constante, que compreende a busca contínua por melhores recursos físicos e humanos, bem como por novas inovações produtivas. Deste modo, a organização que conseguir acompanhar esse ritmo de melhorias será recompensada com uma sólida vantagem competitiva, baseada em alguma característica operacional ou em flexibilidade no processo produtivo (GONÇALVES; FILHO; NETO, 2006).

Duas novas áreas de negócio têm surgido na era da indústria 4.0, que são:

A Digitalização da manufatura permite ter uma visão de toda a planta em tempo real (incluindo instalações, processos e equipamentos) permitindo que o gestor consiga identificar os principais pontos estratégicos, criando um layout mais funcional, dentre outros benefícios.

O sensoriamento para controle da produção, na palma das mãos, é essencial para uma empresa se manter competitiva, pois em tempo real é possível ser alertado sobre a quantidade produzida, tempo de setup ou quantas vezes a máquina esteve parada. O gestor consegue ter ações ágeis com soluções integradoras com o restante da equipe otimizando a produção, controlando as perdas e monitorando cada etapa do processo, garantindo a tomada de decisão, que são fundamentais para se destacar no mercado.

Como suporte para as indústrias que desejam alcançar a era 4.0 e nesse papel fundamental de crescimento do mercado capixaba, o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST/ES) vem atuando de forma direta para aumentar e promover o acesso às soluções e tecnologias.

A atuação do Senai alcança todo o estado, especialmente em função de suas ações móveis, e 18 (dezoito) áreas industriais: Alimentos e Bebidas, Automotiva, Automação, Construção Civil, Couro e Calçado, Gestão, Gráfica, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Minerais não-metálicos, Petróleo e Gás, Polímeros, Segurança no Trabalho e Têxtil e Vestuário.

Solimar Teixeira da Silva e Simere Mendes Cardoso

 

Ficou interessado e precisa de uma solução adaptada para sua empresa? Entre em contato com o Instituto de Tecnologia do Senai Espírito Santo (IST/ES) e fale com um de nossos consultores.

Tel: (27) 3334-5218 ou 98817-7834

E-mail: [email protected]