O InovaFindes apresentou na última sexta-feira, 26 de junho, o Edital Senai Sesi de Inovação deste ano. O edital é destinado a toda e qualquer empresa do setor industrial brasileiro, favorecendo as idéias inovadoras que estão sendo postas em prática no mercado. Os vencedores recebem apoio financeiro e logístico para dar impulso aos seus projetos. O objetivo da premiação, promovida pela Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é reconhecer as empresas que contribuem com técnicas e sistemas de gestão inovadores por meio da implementação de projetos.

O Edital é dividido em duas etapas. A primeira idéia é composta pelo Business Model Canvas (BMC) e Elevator Pitch (Discurso de Elevador). O BMC se baseia em mostrar os pontos principais do projeto, como levantamentos de custos, parceiros envolvidos e como suportar esse projeto, enquanto que no Discurso de Elevador o empresário irá apresentar e defender sua idéia. Depois de aprovada, vem a segunda etapa com o Plano de Projeto junto do Project Model Canvas (PMCanvas), em que se concebe uma visão geral, clara e rápida das principais questões no desenvolvimento do projeto.

Várias empresas capixabas já tiveram seus projetos concorrendo ao prêmio, recebendo suporte financeiro e técnico para suas ideias inovadoras no mercado com potencial competitivo, como o projeto do Sesi-ES em parceria com a Agrosabor Industrial, em 2013, e a empresa Finnis, no ano passado.

Vale ressaltar que o Edital Senai Sesi de Inovação é contínuo, ou seja, não há prazo final para se inscrever. As datas são para o cumprimento das fases classificatórias, porém os candidatos podem se inscrever durante todo o ano. Mais informações no telefone (27) 3334-5726 ou no e-mail [email protected].