Ex-aluno da instituição desenvolveu um projeto autossustentável de cultivo de plantas e peixes

 

Calebe Oliveira Silva tem apenas 19 anos, mas já é um empreendedor. Ex-aluno do Sesi e do Senai, na modalidade Ebep, que integra as aulas regulares do Ensino Médio às aulas do Curso Técnico, ele está, junto com o sócio, à frente da Startup Ser. E foi justamente durante a Mostra Inova Senai que ele apresentou o projeto do Acqua Garden, uma espécie de aquário com simbiose entre peixes e plantas.

O funcionamento se dá por meio de um ciclo de trocas entre ambos. Após alcançar o equilíbrio – o que leva cerca de um mês, basta alimentar os peixes para que eles e as plantas fiquem saudáveis. “Nós alimentamos os peixes, que excretam na água, fornecendo nutrientes para as plantas, que, por sua vez, purificam o ambiente aquático”, detalha Calebe.

O projeto foi um dos vencedores do Inova Senai em 2018 com o nome de Acquaponics Garden e recebeu um aporte financeiro inicial da instituição de ensino para prototipagem. “No início deste ano fizemos o primeiro produto comercializado, e mudamos o nome para aumentar o impacto na apresentação. Nas próximas semanas iremos lançar o Acqua Garden em parceria com uma grande floricultura de Aracruz”, explica.

Mesmo antes do lançamento para o grande público, o Acqua Garden já tem negociações de vendas para algumas residências e até mesmo para um hotel da região.

Apoio do Senai

Calebe, que hoje cursa o ensino superior em administração, considera o apoio e incentivo do Senai fundamental para o surgimento de sua startup. “Hoje nós temos em nossa startup tanto o Acqua Garden quanto a Soap Machine, uma máquina de sabão que também foi apresentada em edição anterior da Mostra Inova Senai. “O incentivo e orientação dos professores, além do apoio e aporte do Senai aos nossos projetos foi fundamental para iniciar a nossa empresa que, inclusive, contra com vários colaboradores que também estudaram no Senai.

Para conhecer o Acqua Garden: www.tecnologiaser.com

Por Elaine Maximiniano