Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Senai ES se prepara para a Olimpíada do Conhecimento

Para concorrer a etapa nacional que pode render vaga no mundial de profissões, Senai ES sedia e participa de Workshops preparatórios em várias modalidades.

Após o Senai Linhares sediar a seletiva estadual da Olimpíada do Conhecimento, foi a vez do Senai Civit durante os dias 02 a 06 de março, o sediar o Workshop Nacional para a Seletiva WorldSkills, na ocupação “Instalações Elétricas” que contou com representantes de outros departamentos regionais do Senai: RS; SC; PR; SP; RJ; MG; DF; BA; RO; PB e AL. Mas não é a primeira vez que recebemos a Seletiva Nacional. Em fevereiro a unidade de Vila Velha recebeu o WorkShop#31 Tecnologia da Moda.

O Senai ES também visitou outros Estados e participou de uma série de Workshops a fim de se preparar para a Seletiva nacional. Passamos por Osasco – SP, de 17 a 21 de fevereiro, onde participamos do Workshop de Soldagem, com o avaliador Marcelo Jordão e o competidor Victor dos Santos. Neste mesmo período, mas em Gravataí – RS, comparecemos no WorkShop#48 manutenção industrial representados pelo instrutor e avaliador Ademir Pin e o competidor Pedro Carolino Neto.

“A experiência aqui foi muito importante para o Senai ES. Foi de foco total com objetivo de melhor preparar o nosso competidor para brigar pelo título da olimpíada.”, afirmou Ademir.

 

Próximos passos

Nos Workshops são discutidas questões da prova. Há também treinamentos com novos equipamentos e instrumentos que devem ser inseridos na Seletiva. O momento também serve para que os competidores conheçam o representante internacional da ocupação na edição passada. No entanto não para por aí.
Essa não será a última vez que receberemos outros Estados, já que vamos sediar duas competições da Olimpíada do Conhecimento este ano. Do dia 18 até o dia 23 de março, os competidores da ocupação Tecnologia da Moda se reunirão no Senai Vila Velha para a ver quem vai representar o Brasil no Mundial de Profissões, em Shangai, no ano que vem. Já em junho, do dia 15 ao 20, vai ser a vez dos competidores a ocupação Instalações Elétricas, que vai acontecer no Sesi Jardim da Penha.

 

Sobre a Olimpíada do conhecimento

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. A 45º edição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019, envolvendo mais de 1300 competidores de 63 países em 56 modalidades. A próxima competição será em Shangai na China em 2021. As provas são inéditas, executadas em 4 dias, divididas em módulos, e os competidores são avaliados de acordo com padrões internacionais de qualidade.
Alunos e diplomados em cursos técnicos do SENAI têm a oportunidade de demonstrar as suas habilidades técnicas nas seletivas estaduais e concorrer a uma vaga, por modalidade, para representar o Brasil na WorldSkills 2021 em Shanghai.

 

 

* Por: Yan Carlos Barbosa.

Read More

BRASIL CONQUISTA O 3º LUGAR GERAL NA WORLDSKILLS 2019, MUNDIAL DE PROFISSÕES TÉCNICAS

Brasil na WorldSkills 2019. Chegada de brasileiros a Kazan.rKazan, Russia 20.08.2019 – Foto: José Paulo Lacerda

Resultado foi anunciado nesta terça-feira (27), em Kazan, na Rússia. Desde 2007, Brasil está entre os cinco melhores do mundo na competição. Delegação brasileira contou com 63 jovens, 56 deles treinados pelo Senai

O Brasil fez bonito, mais uma vez, e ficou entre os países com a melhor educação profissional do mundo. A delegação brasileira de 63 jovens conquistou o terceiro lugar no ranking geral de pontos da WorldSkills, a olimpíada mundial de profissões técnicas. A grandiosa cerimônia de entrega de medalhas e encerramento ocorre, nesta terça-feira (27), na Arena Kazan, um dos estádios da Copa do Mundo realizada pela Rússia.

Após quatro dias de provas em 56 modalidades que reproduziram o dia a dia do mercado de trabalho, os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, cinco de prata, seis de bronze, assim como 28 certificados de excelência, em áreas estratégicas para a indústria do futuro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que é a instituição brasileira oficial na competição, treinou 56 jovens e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi responsável por outros sete.

Nesta edição, 1.354 jovens de 63 países participaram do torneio. A China, que sediará a próxima WorldSkills, em 2021, na cidade de Xangai, veio com força total e ficou em primeiro lugar no ranking de pontos totais. A Rússia, a anfitriã do torneio, abocanhou a segunda posição. A Coreia do Sul ficou em quarto. A delegação brasileira tem se estabelecido entre as equipes mais vitoriosas da competição. Foi a grande campeã quando o evento ocorreu em São Paulo, em 2015, pela primeira vez em um país da América Latina. Na última edição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, alcançou o segundo lugar.

“O resultado, para o Brasil, demonstra o alto nível de excelência da educação profissional brasileira. Além do número de medalhas, o padrão de qualidade que nós demonstramos, nesta edição, em Kazan, em 73% das ocupações, o Brasil estabeleceu um padrão de excelência. Ou seja, a cada quatro competidores brasileiros, três têm referência da WorldSkills, o que é muito bom, o que nos coloca entre os melhores do mundo”, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que é delegado brasileiro na organização internacional que leva o mesmo nome da competição.

Segundo Lucchesi, o Brasil, como nação, precisa refletir sobre os resultados da competição e alterar sua matriz educacional para investir mais em educação profissional. Além de sediar a competição mundial, a educação profissional faz parte do projeto do país governado por Vladimir Putin. Neste momento, os russos reformam escolas em suas 85 regiões autônomas para ampliar e fortalecer o ensino técnico.

“Os jovens competidores brasileiros são vencedores, entre outras razões, porque fizeram educação profissional. São exemplos que colocam para nós a importância do ensino técnico, para a inserção do jovem no mercado de trabalho, para o primeiro emprego, para a produtividade do trabalho, para a competitividade da economia e para uma política social mais justa e mais equânime”, explica o diretor-geral do SENAI.

A WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do planeta. A cada dois anos, jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em um país diferente. Cada ocupação tem provas específicas, nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas e realizar provas em padrões internacionais de qualidade.

Com informações da CNI

 

 

Read More

Disputa no Senai-ES revela representante do Brasil na World Skills 2019, na Rússia

Cawan de Oliveira Santos, do Senai-RJ é o representante do Brasil na próxima copa do mundo de profissões, na Rússia, na ocupação Construção em Alvenaria. Ele ficou em primeiro lugar na seletiva nacional para a World Skills, realizada durante toda a semana no Senai de Vila Velha. O segundo e o terceiro lugar foram conquistados pelo Senai SP, com Emanoel Evangelista da Cruz, e Senai Santa Catarina, com Jonas Gabriel Rosa, respectivamente.

“Nós treinamos muito para chegar aqui, a preparação foi fundamental, com treinos de dez a doze horas diariamente. A semana foi de altos e baixos, no primeiro dia tudo estava dando errado, mas meu avaliador conversou comigo, me orientou e no restante da semana foi tudo bem. Quando acabei eu estava realizado. A expectativa agora é representar o Brasil muito bem na Rússia e treinar ainda mais”, declarou Cawan.

A cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), no auditório do Senai VV e contou com a presença de representantes das doze delegações que competiram pela vaga na etapa mundial. Estudantes e avaliadores do Rio Grande Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Piauí, Maranhão Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul participaram da competição e do evento de encerramento.

O diretor regional do Senai-ES, Mateus Simões de Freitas, agradeceu a participação e empenho de todos e destacou a importância de iniciativas como esta para o crescimento profissional dos alunos. “Agradeço ao time desta unidade, que fez esse evento ser possível. Vocês sentiram a emoção de uma competição nacional, o amadurecimento é muito grande. O caminho está posto para vocês, se vocês mostrarem competência, como vêm mostrando, os caminhos se abrirão para vocês de várias formas durante a trajetória profissional de cada um”, declarou.

 

Capixabas na disputa

O Espírito Santo está competindo em diversas ocupações em várias cidades do Brasil. Wellyson Freitas compete na categoria Tecnologia Automotiva, na Bahia, entre os dias 12 e 17 de agosto; Kaio Vinícius é nosso representante na categoria Manutenção Industrial, em Goiânia, dos dias 19 a 24 de agosto; Yuri Guimaraes compete em Instalações Elétricas Prediais, de 09 a 14 de setembro, em Mato Grosso do Sul; e Igor Krugel Siqueira é o competidor de Controle Industrial, também em Mato Grosso.

 

Por Elaine Maria Maximiniano

Read More
Alunos do Senai-ES comemoram a classificação para a etapa nacional na seletiva da World Skills

Alunos do Senai-ES disputam seletivas nacionais para Copa do Mundo das profissões

A WorldSkills acontece em 2019 na Rússia e os alunos capixabas já estão em ritmo intenso de treinamento

Alunos do Senai-ES comemoram a classificação para a etapa nacional na seletiva da World SkillsDepois da Copa do Mundo de Futebol em 2018, a Rússia vai sediar outra competição mundial, em 2019: a WorldSkills, conhecida como a Copa do Mundo da educação profissional. A disputa internacional acontece a cada dois anos e, durante o intervalo, os alunos do Senai participam de seletivas estaduais e nacionais, divididas por áreas de competência, para formar os times que competem na etapa final.

Em 2017 o Senai ficou em segundo lugar na WorldSkills em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes. Para 2019 as expectativas são as melhores e os alunos do Senai-ES estão competindo por uma vaga na equipe que vai representar o Brasil. Ao todo são dez competidores capixabas nas seletivas, que acontecem em diversas cidades brasileiras, inclusive em Vila Velha.

Os estudantes do Espírito Santo competem nas ocupações técnicas tecnologia da Moda, Redes de Cabeamento Estruturado, Manufatura Integrada, Soldagem, Manutenção Industrial, Instalações Elétricas Prediais e Controle Industrial. O Senai-ES sediará a seletiva nacional de Construção e Alvenaria nas dependências do Senai Araçás. Nesta modalidade específica, o Espírito Santo não tem alunos na disputa.

 

Preparação e treinamento

Jorley Pires, que compete em equipe com Marlon Arreco e Sérgio Soares pela Ocupação Manufatura Integrada conta que as expectativas para a seletiva da modalidade, que acontece em Resende, no Rio de Janeiro de 29 de julho a 3 de agosto, são altas. “Trata-se de um de um “mundo” novo para um jovem como eu, que se qualifica para o mercado de trabalho e tem a oportunidade de participar de um projeto inovador como este. Já que esta é a primeira vez do Espirito Santo nesta ocupação, tenho grande expectativa de que irei cumprir com o dever de representar bem o Estado e, quem sabe, até mesmo representar o Brasil em Kazan, na Rússia.

O aluno explica que o tema acessibilidade está em alta nas seletivas para a WorldSkills 2019. “Foi proposto que cada equipe desenvolvesse uma cadeira de rodas elétrica com vários diferencias, tais como: subir e descer escada, ser operada por comando de voz pelo usuário, possuir uma plataforma capaz de carregar uma pessoa auxiliar e este operar a cadeira de rodas por controle Joystick. Outra exigência é que a cadeira seja leve e compacta, além de ser capaz de atingir uma velocidade de 5 Km/h.

O avaliador adjunto do Senai na modalidade Instalações Elétricas Prediais Cássio Oliveira Rossoni explica que o treinamento envolve capacidades técnicas e de controle emocionais, e que isso faz toda a diferença na carreira dos alunos. “Acredito muito que a oportunidade dada a esses alunos muda a vida profissional deles, já que em nenhuma outra escola técnica o aluno terá esse treinamento diferenciado”, explica.

 

Programação Seletivas WorldSkills

As próximas seletivas acontecem em Blumenau (SC), com a aluna Yasmin de Oliveira (Senai Vila Velha); Londrina (PR), com Barbara Vieira, do Senai Cetec; Resende (RJ), com Jorley Pires, Marlon Arreco e Sergio Soares, do Senai Linhares; Varzea Grande (MT), com Antônio Viana, do Senai Civit; Salvador (BA), com Wellysson Freitas; Goiânia (GO), com Kaio Vinícius, do Senai Linhares; e Campo Grande (MS), com os alunos Yuri Guimarães e Igor Krugel Siqueira.

O Centro Integrado Sesi Senai de Araçás, em Vila Velha vai sediar a seletiva da ocupação em Construção em Alvenaria entre os dias 29 de julho e 3 de agosto e vai receber doze Departamentos Regionais

 

 

Por Elaine Maximiniano

Read More

Seletiva da WorldSkills classifica equipe do Rio Grande do Sul

 

A equipe do Rio Grande do Sul será a representante brasileira na maior competição de educação profissional do mundo, WorldSkills, na ocupação Robótica Móvel

 

Foi uma semana de muita concentração e tarefas complexas para 22 jovens estudantes de cursos técnicos vindos de diversas partes do país em busca de uma vaga na 44ª WorldSkills, que acontece em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A seletiva regional, realizada no Centro Integrado Sesi/Senai de Vila Velha, Espírito Santo, entre os dias 8 e 12 de agosto, classificou a equipe do Rio Grande do Sul para a maior competição de educação profissional do mundo, na ocupação Robótica Móvel. Em 2º lugar ficou a equipe de São Paulo, e em 3º lugar a equipe do Paraná.

Galeria de fotos

 

A equipe de São Paulo ficou em segundo lugar e a do Paraná ficou em terceiro

 

“Durante uma semana, vimos jovens empenhados na busca pela conquista de um objetivo, numa competição difícil e que exigiu bastante estudo e concentração”, disse o gerente da unidade que recebeu a competição e também delegado técnico da disputa, Giovani Gujansky, durante a solenidade de encerramento. “Em nome do Senai-ES, afirmo que é uma honra para o Espírito Santo receber esse torneio”, completou Giovani.

 

O coordenador técnico da Olimpíada do Conhecimento, Jeferson Tangerino, e a gerente de Educação Profissional do Senai-ES, Zilka Teixeira, agradeceram pelo trabalho realizado por todos os envolvidos na seletiva. Encerrando a solenidade, o presidente emérito do Sistema Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo) e patrono do Centro Integrado, Helcio Rezende Dias, destacou a importância do torneio. “Fico muito feliz por ver essa unidade do Sesi/Senai recebendo um torneio de relevância nacional e mundial, pois daqui sairão os jovens que representarão o Brasil nos Emirados Árabes Unidos. Estão todos de parabéns”, disse.

 

 

Foi uma semana de muita concentração e tarefas complexas para 22 jovens estudantes de cursos técnicos vindos de diversas partes do país em busca de uma vaga na 44ª WorldSkills

 

Pela primeira vez os competidores foram definidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo Senai. O novo formato de seletivas tem o objetivo de aumentar a visitação aos locais das provas e apresentar os cursos do Senai para um maior número de pessoas, bem como as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

 

Por Fabio Martins

Read More