Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Conheça a formação técnica em Programação de Jogos Digitais do Novo Ensino Médio do Sesi, em parceria com o Senai

Com a ampliação do Novo Ensino Médio em suas unidades, o Sesi lança a formação técnica em Programação de Jogos Digitais, em Jardim da Penha, em parceria com o Senai. As atividades começaram nesta segunda-feira (03), com os alunos colocando a mão na massa para confeccionar os próprios games, seguindo os fundamentos, as regras e os requisitos necessários para criar um jogo.

Essa é a primeira formação técnica do Espírito Santo na área. O Sesi também é pioneiro na adoção do Novo Ensino Médio, se antecipando a obrigatoriedade de implementação do modelo previsto para 2021. A primeira unidade no estado a receber essa nova visão de ensino foi o Centro Integrado Sesi/Senai Civit, ainda em 2018. E agora, em 2020, outras sete unidades também a recebem.

“A proposta desse novo modelo unifica a educação básica e a profissional no processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno é o protagonista, sendo autônomo, tendo as responsabilidades, e o professor atuando como facilitador”, explica a analista de Desenvolvimento Técnico da Gerência de Educação Profissional do Senai-ES, Edgar Segundo Monteiro.

Dessa forma, segundo Edgar, o aluno aprende toda a prática laboral, a realizar planejamentos e sobre as responsabilidades a serem adquiridas. Além disso, o Novo Ensino Médio trabalha com áreas de conhecimento, fazendo com que as aulas sejam mais inter, multi e transdisciplinares.

“Dentro desse processo, nós conseguimos trabalhar a formação desse aluno de forma mais integral, desenvolvendo não apenas as suas habilidades técnicas, mas também as sociais e emocionais”, afirmou o analista.

Jogos Digitais

A formação técnica em Programação de Jogos Digitais, ofertada dentro o Novo Ensino Médio pelo Sesi Jardim da Penha, tem duração de três anos. Ao fim desse período, os alunos estarão capacitados e aptos a desenvolver sistemas para jogos digitais, atendendo aos requisitos de qualidade, robustez, desempenho, segurança, meio ambiente, entre outros.

Edgar Segundo explica como é feito o trabalho inter, multi e transdisciplinar dentro dessa formação.

“Os conceitos técnicos de física, por exemplo, passam a ser trabalhados observando outros aspectos, quando aplicados em um trabalho audiovisual. Os alunos aprendem percepção de som, de tom, significados de sonoridade, criação de personagens. Quando trabalhamos a questão da captação das cores pelo olho humano, como funciona o processo da luz, estamos ligando física à biologia. Trabalhamos disciplinas de humanas, quando falamos da questão comportamental ou sobre a teoria, psicologia e comunicação das cores; questões de marketing e de publicidade também são trabalhadas ”, explica o analista.

As possibilidades de atuação no mercado de trabalho vão muito além de uma oportunidade na área de entretenimento. A formação possibilita também que os alunos atuem em projetos de gamificação, atrelados a processos de conscientização sobre temas variados, processos de ensino e aprendizagem, em qualquer área.

 

E o que os alunos estão achando?

Durante a primeira semana de aula, por meio das metodologias ativas de situação-problema e gamificação, os alunos foram divididos em equipes e desafiados a desenvolverem jogos que ajudassem a solucionar desafios reais propostos pelo instrutor.

Durante três dias, de segunda-feira (03) a quarta-feira (05), eles realizaram pesquisas na biblioteca, nos livros das áreas de conhecimento e também na internet. Depois, se dirigiram ao Espaço Maker para colocar a mão na massa e confeccionar os próprios games.

Nesta quinta-feira (06), eles irão apresentar seus projetos e jogar suas criações, testando a viabilidade e funcionalidade de cada game.

Com todo esse processo, logo no retorno às aulas, as expectativas com o novo modelo de ensino estão altas, como conta o aluno Lucas Belmack Pedruzzi, 16 anos.

“Eu tenho grande interesse não só na produção dos jogos, como no uso dos jogos para diversas funções, porque eles não servem somente para entretenimento. E, aqui nesse curso, nós vamos apenas aprender a fazê-los, mas também como utilizá-los”, contou.

A aluna Ana Clara Rodrigues de Jesus, 15 anos, já fez um curso online na área de desenvolvimento de jogos e acredita que a formação irá ajudá-la no futuro profissional, já que deseja ser designer. Para ela, a parte mais interessante desse novo modelo de ensino é a parte da pesquisa e planejamento, o ser protagonista do processo de aprendizagem.

“No modelo tradicional, geralmente, o método de estudo era muito ‘robotizado’. O professor dava um roteiro e a gente seguia. Não havia a preocupação com o processo, apenas se estava pronto ou não. Agora, a gente se preocupa com cada passo, com o que cada um pode gerar e participa de todos eles. É um método de ensino mais abrangente”, defende.

Esse também é o ponto forte do Novo Ensino Médio na visão do estudante Guilherme Willian Santos de Jesus, de 15 anos.

“Eu estou achando bom porque a gente sai da teoria e já começa a realizar a parte prática. Antigamente, as aulas eram apenas escrever em um caderno. Hoje, vivenciamos a prática e aprendemos como será dentro de uma empresa, o que ajuda no nosso futuro profissional”, afirmou.

Já para Renzo Machado Lougon, 16 anos, esse modelo vai ajudá-lo nas decisões futuras. “Vai ficar bem mais fácil para saber o que vou querer fazer no final do Ensino Médio, a ter experiência para o mercado de trabalho, a saber lidar com as demandas, a como apresentar o meu trabalho”, explicou.

Novo Ensino Médio

O Sesi, em parceria com o Senai, é pioneiro no oferecimento do Novo Ensino Médio no Espírito Santo, com uma turma-piloto que funciona desde 2018 no Centro Integrado Sesi Senai Civit, em Serra. Agora, em 2020, outras sete unidades da rede de educação básica recebem essa nova visão de ensino: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Campo Grande, em Cariacica; Linhares, Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; Jardim da Penha, em Vitória.

A carga horária de 3.000 horas previstas para o Novo Ensino Médio já é praticada pelo Sesi ES e, desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optarem pela formação técnica e profissional. Os alunos serão orientados para o Itinerário II – Matemática e suas tecnologias; Itinerário III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES.

Clique aqui e saiba mais sobre o Novo Ensino Médio do Sesi-ES!

Por Fiorella Gomes

Read More

Senai e Sesi levam soluções para o setor de rochas no Vitoria Stone Fair

Inovações do estande Sesi e Senai durante o Vitória Stone Fair 2019

O Sesi e o Senai são presença confirmada em mais uma edição da tradicional Feira Internacional de Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America, que acontece de 11 a 14 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, Serra.

Durante quatro dias, os mais de 18 mil visitantes que devem passar pelo evento, poderão conferir o espaço preparado pelas entidades, que terá virtualização e interação, além de apresentação de soluções para as indústrias do setor de rochas, nas áreas de saúde e segurança, educação, promoção da saúde, inovação e tecnologia.

Além disso o Senai participará da programação com as palestras, que serão realizadas na quarta-feira (12). “A Economia Circular na Indústria de Rochas Ornamentais”, ministrada pela consultora Rafaela Proti, acontece de 13h30 às 14h30, já a palestra “Indústria 4.0 aplicada ao Monitoramento da Qualidade, Produtividade e Eficiência Energética”, com o consultor Felipe Segundo Marçal, será das 14h30 às 15h30.

O que você vai conhecer

O espaço do Sesi e do Senai no Vitória Stone Fair foi pensado para promover experiências sensoriais e sinestésicas aos seus visitantes. Por lá, você poderá conhecer os serviços e soluções das entidades para ajudar a indústria capixaba se tornar mais competitiva e produtiva, ficando ainda mais próxima da Indústria 4.0.

Entre eles, o Safety+ e inovações nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) oferecidos pelo Sesi; o Laboratório de Rochas, o Instituto Senai Tecnologia em Eficiência Operacional e o Lean Game do Senai. Além disso, o público poderá ficar por dentro dos cursos de curta e média duração oferecidos pelas duas instituições.

A feira

A Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America 2020 contará com a participação de mais de 200 expositores, apresentando mais de 1.000 variedades de pedras, e uma previsão de público visitante de mais de 18 mil pessoas.

Referência para o setor de rochas ornamentais na América Latina e no mundo, o evento reúne grandes empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, maquinários, insumos e tecnologias de todas as partes do mundo.

Uma grande oportunidade para realizar negócios presenciais, avaliar os produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing, ampliar as ações e lançamentos de produtos, fortalecendo parcerias e prospectando novos mercados.
O evento é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag; apoio da Abirochas e Brasil Original Stones; apoio institucional do Governo do Espírito Santo através da Secretaria de Estado de Turismo; e patrocínio do Sesi-ES e do Senai-ES.

Serviço

Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America 2020

Quando: 11 a 14 de fevereiro de 2020

Local: Pavilhão de Carapina, no município de Serra

Horário: das 13h às 20h (acesso até às 19h)

Palestras Senai

Tema: “A Economia Circular na Indústria de Rochas Ornamentais”
Palestrante: Rafaela Proti, consultora
Quando: quarta-feira (12/02)
Horário: 13h30 às 14h30

Tema: “Indústria 4.0 aplicada ao Monitoramento da Qualidade, Produtividade e Eficiência Energética”
Palestrante: Felipe Segundo Marçal, consultor
Quando: quarta-feira (12/02)
Horário: 14h30 às 15h30

* Por Fiorella Gomes

Read More

“Temos um grande compromisso com a sociedade”, diz superintendente do Sesi e diretor regional do Senai

Mateus de Freitas concedeu entrevista ao “Bom Dia ES”, da TV Gazeta, onde fez a defesa do Sesi e Senai, destacando as entregas das instituições para a sociedade e reafirmou o compromisso do Sistema Indústria e do Sistema Findes com o uso racional e transparente dos recursos coletivos

 

Em 17 de dezembro de 2018, o ministro da Economia, Paulo Guedes, discursava sobre a pretensão de cortar entre 30% e 50% dos recursos do Sistema S, composto por entidades como o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Desde então, é travado o debate sobre os prejuízos que tal medida trará, já que as instituições são uma entrega da Indústria para a sociedade, promovendo educação básica e profissional, inovação, tecnologia, saúde e segurança no trabalho, cultura, esporte e lazer.

O Governo Federal alega que precisa fazer uma revisão dos valores repassados para o Sistema S e, dessa forma, dar mais transparência na aplicação dos recursos. Mas o Sesi e o Senai já atuam com mecanismos próprios para isso, como o Portal da Transparência e auditorias realizadas por mais de nove entidades públicas como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), auditorias externas e internas, além de, no Espírito Santo, ter lançado uma Unidade de Compliance. Em 2018, as duas instituições, cientes de sua função social e da necessidade do bom uso dos recursos públicos, reduziram 11% do custeio, sem prejudicar o atendimento do cidadão capixaba.

Outro argumento utilizado pelo governo é que “diminuindo o repasse para as entidades do Sistema S, sobrará mais dinheiro para que as empresas possam gerar mais empregos”. Existente há mais de seis décadas no Brasil, Sesi e Senai têm contribuído para a modernização do país e, hoje, mais do que nunca, atua como protagonista para tornar o país mais amigável a novos investimentos e na geração de oportunidades de empregos.

Nesta quinta-feira (17), o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai no Espírito Santo, Mateus de Freitas, participou de um debate sobre o assunto com a presença do economista Antônio Marcus Machado no telejornal “Bom Dia ES”, da TV Gazeta.

Mateus destacou as entregas das instituições para a sociedade e reafirmou o compromisso do Sistema Indústria e do Sistema Findes com o uso racional e transparente dos recursos coletivos.

Clique na imagem abaixo e confira!

 

 

Por Fiorella Gomes

 

Read More

Apresentado o novo Edital Senai Sesi de Inovação

 

O InovaFindes apresentou na última sexta-feira, 26 de junho, o Edital Senai Sesi de Inovação deste ano. O edital é destinado a toda e qualquer empresa do setor industrial brasileiro, favorecendo as idéias inovadoras que estão sendo postas em prática no mercado. Os vencedores recebem apoio financeiro e logístico para dar impulso aos seus projetos. O objetivo da premiação, promovida pela Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é reconhecer as empresas que contribuem com técnicas e sistemas de gestão inovadores por meio da implementação de projetos.

O Edital é dividido em duas etapas. A primeira idéia é composta pelo Business Model Canvas (BMC) e Elevator Pitch (Discurso de Elevador). O BMC se baseia em mostrar os pontos principais do projeto, como levantamentos de custos, parceiros envolvidos e como suportar esse projeto, enquanto que no Discurso de Elevador o empresário irá apresentar e defender sua idéia. Depois de aprovada, vem a segunda etapa com o Plano de Projeto junto do Project Model Canvas (PMCanvas), em que se concebe uma visão geral, clara e rápida das principais questões no desenvolvimento do projeto.

Várias empresas capixabas já tiveram seus projetos concorrendo ao prêmio, recebendo suporte financeiro e técnico para suas ideias inovadoras no mercado com potencial competitivo, como o projeto do Sesi-ES em parceria com a Agrosabor Industrial, em 2013, e a empresa Finnis, no ano passado.

Vale ressaltar que o Edital Senai Sesi de Inovação é contínuo, ou seja, não há prazo final para se inscrever. As datas são para o cumprimento das fases classificatórias, porém os candidatos podem se inscrever durante todo o ano. Mais informações no telefone (27) 3334-5726 ou no e-mail [email protected].

Read More

Rafael Lucchesi apresenta estratégias para Sesi, Senai e IEL

 

 

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, ministrou a palestra “A Visão do Sistema Indústria para o Sesi, o Senai e IEL” nessa sexta-feira, dia 19 de junho, no Teatro do Sesi-ES.

Lucchesi explicou o objetivo da criação das três entidades e os novos projetos previstos para os próximos anos. Para o Sesi, é preciso dar um novo formato em duas áreas: educação e saúde do trabalhador. “No Sesi, estamos traçando um formato de ensino que seja diferencial para a indústria, nas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologia”. Segundo ele, é preciso romper com o modelo academicista implantado no Brasil e formar profissionais prontos para o mercado de trabalho. “A escola é para a vida e a vida não existe sem trabalho”, disse. Com relação à saúde, para Lucchesi o Sesi precisa encontrar sua missão na gestão do tema, atuando fortemente na promoção da saúde do trabalhador e na diminuição do absenteísmo.

Sobre o Senai, o diretor nacional lembrou que a entidade está presente em 2.600 municípios e matricula quatro milhões de alunos por ano. A meta é alcançar 95% de satisfação entre os industriais que contratam profissionais formados pelo Senai. Rafael Lucchesi adiantou que um projeto de EAD está sendo desenvolvido com investimento de R$ 400 milhões, além da rede de institutos de inovação que vai ajudar na competitividade da indústria, aumentando o valor agregado dos produtos. Sobre o IEL, ele listou a gestão de estágio e carreira, formando executivos, sendo um braço eficiente na gestão de talentos e nas carreiras empresariais.

Após o a palestra, foi realizado um talk show sob o comando do presidente do Sindinfo, conselheiro do Senai e presidente do Conedu, Luciano Raizer Moura. Participaram como debatedores o 1º vice-presidente da Findes, Gibson Reggiani; o diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos de Souza Vieira; e o superintendente do IEL-ES, Fábio Dias. Cada um deles fez diversas considerações sobre o que foi apresentado, acrescentando suas expectativas para que algumas mudanças também aconteçam no Espírito Santo. Ainda participaram da abertura do evento o diretor para assuntos do Sesi-ES, José Carlos Bergamin, e o diretor para assuntos do Senai-ES, Benizio Lázaro.

Read More

Inscrições abertas para a 8ª edição da Corrida do Trabalhador da Indústria

 

Estão abertas as inscrições para a 8ª Corrida do Trabalhador, que será realizada no próximo dia 28 de junho, com largada às 7h30, em frente ao Edifício Findes (Avenida Nossa Senhora da Penha, n° 2053, Santa Lúcia) e chegada na Praia de Camburi, com percursos de 5 e 10km. As inscrições podem ser feitas aqui. O valor é de R$ 35 para a comunidade e atletas em geral, e totalmente gratuitas para trabalhadores da indústria, seus dependentes e empregados das entidades do Sistema Findes.

O prazo para se inscrever é até o dia 22 de junho, ou até que se esgote o limite de 2 mil inscrições. E é bom correr – literalmente, pois mais de 800 pessoas já se inscreveram logo nos primeiros dias, o que favorece que o limite seja atingido bem antes da data final.

Haverá premiação em dinheiro para os cinco primeiros atletas das categorias Comunidade/Geral Masculino e Feminino e Trabalhador da Indústria Masculino e Feminino, além de premiação com troféus e medalhas para as demais categorias.

Percurso

Para esse ano, a organização da Corrida do Trabalhador optou por manter o percurso utilizado em 2014, visando gerar o menor impacto possível na mobilidade urbana de Vitória. Assim será mantida a tradicional chegada no “bolsão” de estacionamento na Praia de Camburi, próximo ao cruzamento com a Avenida Adalberto Simão Nader.

Confira o trajeto:

Prova de 5 km:
Largada: Rua João Carlos de Souza (rua lateral ao Edifício Findes)
Avenida Nossa Senhora da Penha (sentido Goiabeiras)
Ponte da Passagem (sentido Goiabeiras)
Avenida Fernando Ferrari (sentido Goiabeiras)
Segue até a Avenida Adalberto Simão Nader (sentido Praia de Camburi)
Chegada: 4º “bolsão” de estacionamento da Praia de Camburi, próximo ao cruzamento com a Avenida Adalberto Simão Nader

Prova de 10 km:
Largada: Rua João Carlos de Souza (rua lateral ao Edifício Findes)
Avenida Nossa Senhora da Penha (sentido Goiabeiras)
Ponte da Passagem (sentido Goiabeiras)
Avenida Fernando Ferrari (sentido Goiabeiras)
Segue até a Avenida Adalberto Simão Nader (sentido Praia de Camburi)
Avenida Dante Michelini (Praia de Camburi, até o Píer de Iemanjá)
Retorno no píer de Iemanjá
Avenida Dante Micheline (Praia de Camburi, retornando até o 4º “bolsão” de estacionamento)
Chegada: 4º “bolsão” de estacionamento da Praia de Camburi, próximo ao cruzamento com a Avenida Adalberto Simão Nader

Retirada do Kit do Atleta

O kit do atleta será entregue no dia 27 de junho de 2015, véspera da prova, das 8h às 17h, exclusivamente na unidade do Sesi-ES de Jardim da Penha. O endereço é Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória (ES). Em hipótese alguma os kits dos atletas poderão ser entregues em datas ou horários diferentes do estipulado.

O kit, esse ano, será especial: conterá uma camiseta em tecido 100% poliamida, a numeração do atleta (em hipótese alguma poderá sofrer alterações) para ser fixada na parte da frente da camiseta e o chip para apuração do resultado. Cada kit será entregue somente ao atleta inscrito, mediante apresentação de documento de identidade no ato da retirada.

No caso de a retirada dos kits dos atletas ser feita por terceiros, estes deverão apresentar o documento de identidade do atleta. Em hipótese alguma serão entregues kits dos atletas sem apresentação do documento de identidade dos mesmos.

Mais informações: http://sistemafindes.org.br/corridatrabalhador

Read More

Senai capacita trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação

O Serviço Nacional da Indústria do Estado do Espírito Santo – Senai-ES, em parceria com o Sindinfo – Sindicato da Indústria de Informática (Hardware e Software), Robótica, Manutenção e Desenvolvimento de Hardware, Atividades Correlatas, Similares e Conexas do Estado do Espírito Santo – , desenvolveu o Programa de Formação Profissional em Tecnologia da Informação, por meio do qual serão ofertados diversos cursos de aperfeiçoamento e qualificação para as empresas associadas.

Com o objetivo de promover a atualização tecnológica da mão de obra das suas empresas associadas, o Programa foi elaborado após pesquisa realizada pelo sindicato para identificar as principais demandas por formação profissional do setor e ações que poderiam ser realizadas para incrementar os negócios em TI.

Em junho, serão ofertados 14 cursos de aperfeiçoamento profissional no Senai Vitória, com duração média de 40 a 90 horas e 15 vagas por turma. As inscrições serão realizadas na secretaria da unidade. Informações pelo telefone: 3334- 5201. Confira a lista de cursos:

NOME DO CURSO

CARGA HORÁRIA

Análise de Requisitos

40h

JAVA – Linguagem de Programação Orientada a Objetos

80h

Teste de Software

30h

Arquitetura de Software

60h

Administração de Banco de Dados SQL Server

44h

DBA – MySQL

30h

Programação para Desktop utilizando o Delphi

60h

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis Híbridos para Smartphones e Tablets

60h

Design de Interface

24h

Dimensionamento de software pontos de função

40h

Linguagem de Programação PHP

60h

Banco de Dados Oracle utilizando a Linguagem SQL

44h

Programação de Páginas para Internet usando HTML5 e CSS3

60h

Programação com C# na Plataforma .Net

90h

Read More

Plano de Trabalho do Sesi e Senai para Linhares é apresentado em reunião da Diretoria da região

 

A Reunião da Diretoria da Findes em Linhares e Região, realizada no dia 7 de abril, contou com a apresentação do Plano de Trabalho local do Sesi e Senai, feita pelo diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos de Souza Vieira. Na ocasião, foram tratados também assuntos relativos a obras, atendimento aos empresários, qualificação profissional e ampliação dos serviços já oferecidos pelas duas entidades na região. O encontro foi presidido pelo vice-presidente institucional da Findes em Linhares e região, Paulo Joaquim do Nascimento, e contou com as presenças do diretor para Assuntos do Senai-ES, Benízio Lázaro, representantes da prefeitura de Linhares e da Petrobras, além de empresários e executivos de sindicatos.

 

“Estamos ampliando todas as ações em Saúde, Educação, Lazer, Cultura e Responsabilidade Social para que sejam permanentes no interior do Estado, com o mais alto nível de qualidade que o empresário e o trabalhador da indústria da região merecem receber”, disse Luis Carlos. “Precisamos, também, realizar ajustes para melhorarmos ainda mais o rendimento do Senai em Linhares, atuando de maneira mais incisiva para o atendimento à verdadeira vocação industrial da região”, completou o executivo, que citou ainda a necessidade de se acelerar a conclusão de obras em andamento, bem como de melhorar o atendimento de micro, pequenas, médias e grandes indústrias.

A reunião ainda contou com apresentação do gerente do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS) da Findes, Darcy Lannes – imagem ao lado -, sobre as ações do Plano de Desenvolvimento Associativo (PDA) para Linhares e região, com cursos e encontros para executivos dos sindicatos e também para empresários a respeito de questões como fiscalização do trabalho, saúde e segurança, problemas ambientais, energia e recursos hídricos, entre outros.

A reunião da Diretoria da Findes de Linhares e Região contou ainda com apresentações do analista Anselmo Junior sobre as ações do IEL/ES e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Edval Antonio Sant’Ana, a respeito dos entraves para o início das obras do aeroporto do município, que dependem do repasse de verbas do Governo Federal.

Read More

“Educação Que Transforma” é o tema da 10ª edição da Convenção Sesi-Senai-IEL

 

 

O Sistema Findes promove, no dia 20 de fevereiro, a 10ª edição da Convenção Sesi-Senai-IEL. O tema de 2015 é: “Educação Que Transforma”. O evento será realizado no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 7h30, e deve contar com a presença de 1 mil educadores e profissionais do Sistema Findes de todo o Estado.

 

Veja também: Galeria de fotos da 9ª Convenção Sesi Senai IEL

 

Realizada desde 2006, a convenção é uma oportunidade de capacitação, reciclagem e troca de experiências entre os educadores do Sistema Findes, contando sempre com palestrantes de renome nacional e mesmo internacional. Dessa forma, promove o desenvolvimento de conhecimentos, experiências e práticas que possam ser aplicadas no ambiente organizacional, favorecendo a busca pela excelência profissional.

 

A escolha do tema “Educação Que Transforma” tem como objetivo oferecer aos educadores da Rede Sesi, Senai e IEL um espaço de reflexão, com vistas à ampliação e compreensão das dimensões da educação de qualidade e a importância de transformar o espaço escolar/educacional em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas.

 

Confira a programação das atividades:

 

Das 7h30 às 8h30 – Credenciamento
Das 8h40 às 9h – Abertura da Convenção – Presidente do Sistema Findes/Cindes, Marcos Guerra
Das 9h às 10h30 – Apresentação cultural
Das 10h30 às 12h – Palestra Educação que Transforma – Palestrante Rivadávia Drummond
Das 12h às 13h30 – Almoço de integração
Das 13h30 às 15h – Palestra Democracia, Educação e Cidadania – Palestrante Roberto DaMatta
Das 15h às 15h30 – Coffee Break
Das 15h30 às 17h – Palestra Papo Firme: Vamos Falar sobre Educação – Palestrante Serginho Groisman
17h – Encerramento

Read More

Sesi e Senai divulgam lista de aprovados no EBEP

 

 

O Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES) divulgaram o resultado do processo de seleção do Programa de Educação Básica e Educação Profissional – EBEP, que oferece, de forma gratuita e simultânea, o Ensino Médio articulado à formação técnica para a indústria.

Foram 450 aprovados no processo seletivo das unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Vitória, Vila Velha e Laranjeiras. O resultado pode ser conferido aqui. Os alunos iniciarão o ano letivo no Sesi nesta segunda-feira, dia dois de fevereiro, e vão cursar o técnico a partir de 2016, quando estiverem no segundo ano do Ensino Médio.

A proposta do Ebep é oferecer ao aluno a oportunidade de cursar o Ensino Médio unindo a formação da Educação Básica oferecida pelo Sesi com a educação profissional do Senai. Em três anos, os alunos saem da escola prontos para construir uma carreira de sucesso no setor industrial.

Read More