Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Senai ES e Prefeitura da Serra firmam parceria e oferecem 200 vagas para cursos gratuitos

O Senai ES, em parceria com a Prefeitura da Serra, vai disponibilizar 200 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Projeto QualiSerra. O contrato foi assinado simbolicamente nesta terça-feira (31), no gabinete do prefeito Sergio Vidigal.

Os cursos serão ministrados no Senai Civit, na Serra, e oferece oportunidades também para adolescentes de 16 anos, além das opções de turno vespertino e matutino.

As vagas serão distribuídas em cinco cursos: Caldeireiro, Mecânico de Máquinas Industriais, Soldador de Estruturas no Processo MAG, Soldador no Processo TIG e Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção.

O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva, o diretor Regional do Senai, Cláudio Marcassa, e do vice-presidente da Findes, Paulo Baraona.

“Não há ferramenta mais potente do que a educação e se qualificar é o caminho para inserção no mercado de trabalho. O projeto vai trazer inclusão produtiva e social e nos ajudará a subsidiar a demanda de mão de obra das empresas sediadas em Serra”, afirmou o diretor Regional do Senai, Cláudio Marcassa.

“O melhor investimento é aquele que a gente faz em pessoas. E neste, nós estamos investindo em alguém que já vai ser absorvido pelo mercado de trabalho”, comentou o prefeito Sergio Vidigal.

A secretária de Assistência Social e Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Cláudia Silva, comentou sobre o objetivo do projeto.

“Um dos compromissos do Plano de Governo do prefeito Sergio Vidigal é o incentivo a qualificação dos moradores do município. Nosso objetivo com o projeto QualiSerra é gerar oportunidades e dar condições dignas para inserção no mercado de trabalho, promovendo a autoestima e autonomia das pessoas”, afirmou Cláudia Silva.

Na próxima quinta-feira (02), será publicado no Diário Oficial da Serra o edital para realização do Processo Seletivo dos alunos, com o cronograma da seleção.

O público a ser alcançado é formado prioritariamente pelos moradores do município, desempregados; em vulnerabilidade social; inscritos no Cadastro Único; inscritos no Sine Serra e Pessoas com Deficiência – PCD.

Participe e fique atento para não perder os prazos!

 

*Por: Natália Magalhães, com informações da assessoria da Prefeitura da Serra

Read More

Primeira escola de eletricistas para pessoas trans da EDP receberá qualificação do Senai ES 

Projeto oferecerá formação profissional completa pela instituição e os participantes terão a possibilidade de contratação pela EDP

 

A população trans enfrenta todos os tipos de obstáculos para ingressar no mercado de trabalho, como o preconceito e a falta de oportunidades. Atento a esse cenário e com a visão de ampliar a diversidade em seus quadros, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, fechou uma parceria com o Senai ES para mudar esse cenário. Assim, as instituições lançam a primeira escola de eletricistas exclusiva para pessoas trans. 

A primeira turma contará com 16 participantes e as aulas serão ministradas na unidade do Senai Civit, na Serra. O início das atividades será em janeiro, mês da Visibilidade Trans. Durante o curso, os participantes receberão materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de bolsa-auxílio e almoço no local. O processo de seleção dos participantes e inscrição foi realizado pela EDP e ao término do curso os participantes terão a possibilidade de contratação pela empresa. 

“Fomentar a educação, a partir de ações intencionais e propositivas, é fundamental para gerarmos oportunidades às populações mais vulnerabilizadas. Ao promover uma jornada de desenvolvimento e capacitação profissional, a escola será um passo em direção à cidadania, empregabilidade e acolhimento da população trans”, afirma a vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil, Fernanda Pires. 

 O preconceito, a baixa escolaridade, o desemprego e a violência fazem do Brasil o país que mais mata transexuais no mundo, levando a expectativa de vida média da população brasileira trans de 74 para 35 anos (segundo o IBGE). 

“O cenário dá a dimensão da urgência com que a sociedade precisa ser sensibilizada para a construção da cultura de paz e respeito. E o Senai ES, a partir da estruturação do seu programa de diversidade e inclusão e com parceiros como a EDP, podem apoiar na mudança da empregabilidade trans no mercado”, destaca o diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa, instituição de referência quando o assunto é educação profissional. 

Competências comportamentais 

A equipe pedagógica do Senai, instrutores da escola de eletricista e de outras atividades da unidade do Civit, participaram de uma formação on-line com a cofundadora da plataforma de recrutamento TransEmpregos e consultora de Inclusão e Diversidade, Maite Schneider. Além da capacitação técnica, a escola contemplará um módulo voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais que será ministrado por Maite.  

Para a diretora do Senai Civit, Mariana Fonseca, essa é a oportunidade de quebrar paradigmas. “É mostrar que é possível abordar a diversidade nesse contexto, mesmo em cursos, até então, altamente masculinos, e de promover a inserção no mercado de trabalho. Além da possibilidade de contratação desses profissionais pela EDP, quem sabe algum aluno, que se destaque e que esteja interessado em dar aula, venha fazer parte do Senai como professor? A expectativa é essa”, destacou.   

Sobre o curso  

Com carga horária de aproximadamente 500 horas e cerca de três meses de duração, a Escola de Eletricistas para Trans é gratuita, com o foco na qualificação e capacitação de pessoas trans como eletricistas de redes de distribuição de energia.  A iniciativa é uma parceria da EDP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Após a finalização do curso, os estudantes recebem certificado chancelado pelo Senai e permanecem no banco de talentos da EDP, podendo participar de processos seletivos para vagas efetivas. 

O curso terá aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos. O intuito é promover aprendizado sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.  Ao término do curso, a expectativa é que essas pessoas estejam capacitadas para o mercado de trabalho.

 

*Por Fernanda Gomes e com informações da assessoria da EDP Espírito Santo

Read More

Projeto “Empodera Elas”: Findes e Gerdau oferecem qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Uma iniciativa que visa a reintegração no mercado de trabalho e oportuniza a realização de sonhos.

 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a empresa Gerdau promoveram, nesta quinta-feira (02), a cerimônia de abertura do projeto “Empodera Elas” no Senai Civit, na Serra. O objetivo é apoiar mulheres que sofrem algum tipo de vulnerabilidade social, reintegrá-las no mercado de trabalho e colaborar para que elas busquem a qualificação profissional.

Para uma das participantes do projeto – no qual o nome não foi revelado para preservar identidade – essa é a chance de conseguir realizar os sonhos de uma vida.

“Estou bastante extasiada, pois acho que fui vista. Esse projeto vai permitir realizar um sonho, que é a minha independência financeira. Isso vai representar um fortalecimento emocional, uma vez que fui dependente no meu relacionamento conjugal. Quero muito conseguir um emprego, iniciar um curso superior e conquistar a minha casa própria. Além disso, vou mostrar para meus filhos que quando a gente sonha e corre atrás com perseverança, tudo é possível”, disse.

Para a presidente da Federação, Cris Samorini, essa é uma grande oportunidade para recomeçar e aprender uma nova profissão. “Aqui na Findes, o nosso propósito é transformar vidas. E não há ferramenta mais potente para isso que a educação. Que todas as mulheres aproveitem essa oportunidade para saírem daqui ainda mais fortes e confiantes”, disse Samorini.

A presidente da Findes também destacou a participação dos parceiros. “Todos abraçaram essa causa tão importante. É essencial lutarmos juntos para que essas mulheres tenham um futuro promissor pela frente e para que contribuam com seus novos conhecimentos para a indústria capixaba”.

A abertura contou com a presença do gerente executivo de Mercado da Findes, Fernando Geller; gerente executivo de Educação do Sesi e Senai, Edglei Marques; coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID) do Ministério Público do ES, Cristiane Esteves; secretária de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres do Município da Serra, Gracimeri Gaviorno; secretária de Assistência Social do Trabalho, Emprego e Renda do Município da Serra, Claudia Maria da Silva; e o gerente de Logística Portuária da Gerdau, Marco Antônio Pimenta.

 

Assinatura do termo de cooperação, firmado entre Findes e Prefeitura da Serra.

Sobre a qualificação profissional

A participação no projeto “Empodera Elas” será oferecida de forma gratuita pela parceria entre a Gerdau e o Senai ES e será realizada no Senai Civit, na Serra. Com estrutura adequada, segurança e protocolos contra a Covid-19, o curso terá duração de quatro meses.

No final deste ano, vinte mulheres estarão preparadas para atender as reais necessidades da empresa Gerdau, com capacitação em operadoras de ponte rolante, atuando em atividades operacionais no porto, no munícipio de Serra.

“Os cursos do Senai são conectados com os desafios da indústria, que caminha para a sua quarta revolução, cada vez mais tecnológica e inovadora. Além disso, a qualificação profissional aumenta as chances da recolocação e ingresso no mercado de trabalho”, disse o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa.

 

Projeto “Empodera Elas”

O projeto é voltado para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social ou que precisam de algum apoio. O objetivo é colaborar com a inserção no mercado de trabalho, oferecer uma qualificação profissional de qualidade e ajudar a reduzir a dependência financeira dessa mulher.

As participantes, além de serem preparadas para o mercado de trabalho, por meio do módulo “Mundo do Trabalho” e pela qualificação profissional, elas também irão receber aulas de reforço nas matérias de português e matemática e acompanhamento psicológico durante todo o projeto, oferecido pelo Sesi Saúde.

A iniciativa é resultado da união de esforços entre Findes, Ministério Público do Estado, Polícia Civil – via Delegacia da Mulher, e a Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), além do patrocínio da Gerdau.

 

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Senai e EDP ofertam capacitação exclusiva para mulheres atuarem no setor elétrico

A Escola de Eletricistas para Mulheres é um projeto pioneiro na Grande Vitória. O programa também está presente em São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim com turmas mistas. Inscrições abertas até o dia 11 de março. Confira!

A busca pela igualdade de oportunidades entre gêneros no mercado de trabalho não para. E o projeto pioneiro no Espírito Santo entre o Senai e a EDP, distribuidora de energia elétrica do estado, veio criar as condições necessárias para alcançar esse objetivo: a primeira turma da Escola de Eletricistas para Mulheres. As inscrições para concorrer a uma das 16 vagas disponíveis começaram nesta quarta-feira (04).

O curso é gratuito e possui carga horária de aproximadamente 550 horas, ou seja, uma duração de cerca de três meses. O foco é a qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição.

Com dez anos de existência, a Escola de Eletricistas da Distribuição, já capacitou cerca de 500 profissionais em mais de 20 turmas, sendo considerado um projeto bem-sucedido no Espírito Santo. O número de absorção dos egressos são expressivos tanto na própria EDP quanto em empresas contratadas pela distribuidora de energia elétrica.

“Fazer essa ação dedicada às mulheres nos orgulha muito. Hoje já é um consenso que o nível de participação no mercado de trabalho tem que ser igualitário, dado que a mulher não deve nada aos homens quanto a entrega. O que precisamos agora é criar condições para isso acontecer. Essa turma exclusiva para mulheres na Escola de Eletricistas tem exatamente esse papel”, destacou o diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

A iniciativa é um importante passo para a quebra de paradigmas no setor de energia elétrica que, tradicionalmente, é composto por mais homens do que mulheres.

O curso

As aulas teóricas e práticas da Escola de Eletricistas para Mulher serão ministradas no Senai Civit, localizado no município de Serra. O programa contempla bolsa-auxílio durante o período do curso, material didático, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e lanche no local.

Durante esse período, elas irão aprender sobre os procedimentos e as técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança. 

Para isso, o curso conta com módulos técnicos e operacionais, aborda as normas regulamentadoras e trabalha também as competências comportamentais – as chamadas soft skills -, de acordo com a cultura organizacional da EDP.

As mulheres que concluírem a qualificação recebem certificado chancelado pelo Senai e permanecerão no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas. Para candidatar-se a uma vaga, o currículo deve ser enviado até o dia 11 de março para o e-mail [email protected].

Conhece os cursos customizados do Senai?

São treinamentos e formação de ponta adaptados às necessidades da sua empresa.

Clique aqui e conheça a nossa atuação! 

Turmas mistas

Os municípios de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim também contam com a Escola de Eletricistas. Nessas cidades, as turmas são mistas. A meta da EDP é que elas sejam compostas 50% por homens e 50% por mulheres.

Ficou interessada?

Confira os pré-requisitos para participar:

Formação: Ensino Médio completo;

Residir nas regiões próximas onde os cursos serão ministrados;

Ter, no mínimo, 18 anos de idade;

Disponibilidade de horário para estudo em período integral durante o período do curso;

Preferencialmente possuir CNH “B”

Formação: Ensino Médio completo;

Curso de elétrica básica comprovado;

Residir nas regiões próximas onde os cursos serão ministrados;

Ter, no mínimo, 18 anos de idade;

Disponibilidade de horário para estudo em período integral durante o período do curso;

Preferencialmente possuir CNH “B”.

Serviço

Escola de Eletricistas: Mulheres

Inscrições: desta quarta (4) a 11 de março de 2020

Email para cadastro no processo seletivo: [email protected]

Local do curso: Senai Civit

Horário das aulas: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Benefícios: Bolsa-auxílio, material do curso e diploma.

 

*Por Fiorella Gomes
Com informações da EDP

Read More

Senai Linhares sedia etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas, sendo realizada a cada dois anos. A competição reúne os alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes do Senai.

 

 

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas, sendo realizada a cada dois anos

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas, sendo realizada a cada dois anos. A competição reúne os alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes do Senai.Entre os dias 09 e 13 de dezembro, o Senai Linhares sediou a fase estadual na disputa pela ocupação em “Soluções de Softwares para Negócios” (uma das categorias da competição). E já temos o resultado da Etapa Estadual do ES!

O primeiro lugar ficou com a aluna competidora Fátima Bazoni, do Senai Linhares, e o 2º lugar ficou com a aluna competidora Nicolly Corrêia, do Senai Civit. Já na ocupação em “Mecânica de Manutenção Industrial”, foi o aluno competidor Pedro Carolino, do Senai Linhares, que saiu vitorioso.

Fátima agradeceu a equipe Senai-ES pela experiência. “Participar da Olimpíada do Conhecimento foi uma experiência única, ela me proporcionou um aprendizado e uma nova maneira de enxergar as situações. Sou imensamente grata a equipe Senai por me acolher como competidora da unidade e me apoiar durante todo o percurso. Também estou, incondicionalmente, honrada em representar o Espírito Santo na etapa nacional”, disse a aluna competidora Fátima Bazoni, do Senai Linhares, que conquistou o 1º lugar na etapa estadual pela ocupação em “Soluções de Software para Negócios”.

A Unidade Linhares também promoveu, nos dias 12 e 13, o simulado na ocupação de “Soldagem”. O evento contou com a participação dos alunos competidores: Lázaro Liuth, do Senai Linhares; Victor dos Santos Geckel, Senai Aracruz; e Alessandro Botasim Filho, do Senai Cachoeiro. Essa competição visa preparar para a seletiva estadual, prevista para ser realizada no mês de fevereiro de 2020.

Visita do Ceará

Durante o evento em Linhares, recebemos alunos do Ceará que aproveitaram a oportunidade a fim de escolher o representante do seu estado para a seletiva nacional. Dentre os competidores, quem vai representar o estado cearense na ocupação em “Mecânica de Manutenção Industrial” é Getúlio Vagner. Ele destacou a importância do evento na sua formação.

“Eu tive uma boa experiência, porque além de ser minha primeira viagem para fora do estado, foi bom pra ver como está meu desempenho numa situação real. Também é bom para fazer novas amizades. A recepção foi ótima”, disse Getúlio Vagner, aluno competidor Senai-CE, que conquistou o 1º lugar na etapa estadual pela ocupação em “Mecânica de Manutenção Industrial”.

– Confira as fotos do evento em Linhares:

Competição

A Olimpíada do Conhecimento é uma forma de analisar a qualidade da educação profissional do Senai. São avaliados os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente. A competição ocorre por meio de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas áreas tecnológicas.

Além de incentivar a dedicação e competitividade dos alunos, a Olimpíada contribui com a atualização de nossos cursos, indicando novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. O evento inicia nas escolas do Senai, onde são selecionados candidatos ao treinamento da etapa estadual. Os estudantes aprovados na etapa estadual da Olimpíada participarão da etapa nacional, denominada Seletiva Nacional da WorldSkills 2020 – Olimpíada do Conhecimento.

Os primeiros colocados da fase nacional poderão representar o Brasil na WorldSkills, disputa internacional realizada em anos ímpares e considerada a maior competição de educação profissional do mundo. A etapa nacional será iniciada em maio do próximo ano. O primeiro colocado em cada ocupação nesta seletiva poderá ser representante do Brasil na etapa internacional, a WorldSkills Competition.

Na WordSkills, os participantes devem completar os desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

* Por Thaíssa Dilly, com informações de Yan Figueira.

Read More

Alunos participam de gincana especial para encerramento do ano letivo no Sesi Senai Civit

Em ritmo de final de ano, os alunos das 1ª e 2ª séries do Novo Ensino Médio, do Centro Integrado Sesi Senai Civit, na Serra, se despendem do ano letivo de 2019 com muita alegria, brincadeiras e aprendizado.

A Gincana de Encerramento foi idealizada por um grupo de alunos da 2ª série B, e teve como objetivo proporcionar momentos de descontração e confraternização entre alunos, professores e equipe pedagógica. A coordenadora pedagógica do Sesi Civit, Cristina Simões Libardi, relata que ficou encantada com a iniciativa e protagonismo do grupo de alunos que apresentaram o projeto, dando ênfase para a organização das atividades realizadas, assim como, na participação ativa de todos os alunos no dia do evento.

A gincana aconteceu no dia 11 de dezembro e contou com diversas atividades recreativas, como minicampeonato de queimada com balões de água, caça ao tesouro, pique pega, corrida do saco, pique bandeira, corrida do ovo, futebol, entre outras brincadeiras. Para finalizar o excelente dia, os participantes promoveram um delicioso lanche coletivo.

“Essas atividades ajudam a aliviar as tensões e estresse provocados pelo acumulo de atividades no final do ano, e também, é um momento para reavaliar ações, comemorar os aprendizados e objetivos alcançados”, comentou a aluna da 2ª série A, Samira Clara de Souza Lopes.

 

 

 

Por Thaíssa Dilly
* Com informações de Mariana Fonseca de Mendonça Gomes, diretora escolar do Centro Integrado Sesi Senai Civit.

Read More

Natal Solidário Civit: alunos do Ensino Médio promovem ação solidária em abrigos da Grande Vitória

Nestes dias que antecedem ao Natal, os sentimentos de empatia e solidariedade contagiaram a todos os estudantes, pais, professores e colaboradores do Centro Integrado Sesi Senai Civit, na Serra.

Promovido por alunos do Novo Ensino Médio do Centro Integrado Sesi Senai Civit, a ação social foi nomeada de “Natal Solidário Civit” pelas estudantes da 2ª Série: Gabriela Soares de Oliveira, Yasmin Chaves dos Santos e Ana Caroline Ferreira Pereira, idealizadoras da campanha solidária. Elas explicam que o objetivo foi arrecadar diversos brinquedos (novos ou usados), por meio de doações, a fim de proporcionar um Natal mais feliz para crianças e adolescentes que residem em abrigos na Grande Vitória.

O projeto teve apoio de todos os alunos da turma (2º Série A) do Ensino Médio. Eles se envolveram ativamente na campanha, organizando-se em equipes para a limpeza, manutenção e separação dos brinquedos. Em três semanas, foram arrecadados cerca de 150 brinquedos, novos e usados. Os brinquedos foram entregues a cinco instituições sociais da Grande Vitória, sendo quatro do município da Serra e uma de Cariacica. As entregas aconteceram do dia 02 a 06 de dezembro.

 

Por Thaíssa Dilly
* Com informações de Mariana Fonseca de Mendonça Gomes, diretora escolar do Centro Integrado Sesi Senai Civit.

Read More

Projetos de alunos da Serra, Cachoeiro e Linhares conquistam primeiro lugar do Inova Senai

Senai Cachoeiro faturou a categoria Produto, enquanto Serra ficou com a categoria Processo e Linhares foi o mais votado pelo Público

 

Inclusão social, responsabilidade ambiental, sustentabilidade urbana, segurança no ambiente de trabalho, criptomoedas. Esses foram alguns dos temas abordados pelos projetos vencedores da 11ª Mostra Tecnológica Inova Senai, que encerrou nesta quarta-feira (20).

O primeiro lugar da categoria produto ficou com os alunos do Senai Cachoeiro, com o projeto “Tomada Extensível Retrátil”, e da categoria processo com o Senai Civit e o projeto “Danger Alert” do Senai Civit. Cada integrante dessas equipes foram premiados com um notebook.

Já os segundos lugares saíram para o projeto “Ponte Didática Para NR 11” do Senai Aracruz, na categoria produto; e o projeto “Lab Habitar Social: Suporte Metodológico e Tecnológico para a Sustentabilidade Urbana” do Senai Vila Velha. A premiação foi um tablet para cada um.

Esta edição contou também com o Voto Popular, realizado pela internet, que teve uma disputa acirradíssima: o primeiro lugar conquistou 11,5%, enquanto o segundo obteve 11,2%. O escolhido foi o processo “Criptomoedas no Sistema de Compensação de Energia da Mineração” desenvolvido pelos alunos do Senai Linhares,

Temáticas

Quem passou pelo Ginásio Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, nos dois dias de evento, conferiu o resultado de meses de análises, pesquisas, desenvolvimento e testes de 23 equipes das sete unidades Senai localizadas no Espírito Santo.

“Todos os alunos dessas equipes passaram pelo processo de ideação, de analisar o que realmente é inovação, se é o produto ou o processo criado era inovador, se o projeto era viável, além do impacto da solução proposta para as esferas da sociedade, tais como a econômica, social e ambiental”, explica o coordenador da Mostra Tecnológica Inova Senai, Edgar Segundo.

De cunho técnico-científico, os trabalhos atendem às demandas da indústria e de cada aluno na sua área de conhecimento, segundo ele. “Dentro da proposta do Inova, as equipes unem várias áreas de conhecimento. Essa dinâmica vem de encontro com a metodologia de educação profissional do Senai, em que trabalhamos a transversalidade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, ambientes simulados e situações de aprendizagem por meio de projetos. Isso é importante para que o aluno se veja como protagonista do processo, enquanto o professor assume o papel de facilitador”, afirmou.

Sobre o Inova

A dinâmica da Mostra Tecnológica Inova Senai ocorre nas seguintes fases: os alunos são apresentados aos problemas reais da indústria e também do dia a dia do cidadão; posteriormente, eles analisam essas situações e propõem soluções, tanto para a melhoria de processos ou da vivência em indústrias quanto na sociedade; para esse último caso, são desenvolvidos produtos. No primeiro dia de exposição, eles são avaliados em pitchs de cinco minutos, onde a banca avalia pontos como ideação, grau de inovação, viabilidade e o impacto social, ambiental, econômico, dentre outros. Além dos votos dos examinadores, também há o voto popular.

O Inova Senai é uma das atividades que acontece dentro da Saga Senai de Inovação, que também conta com o Grand Prix Senai de Inovação e Desafio Senai de Projetos Integradores. Ela conta com etapas estadual e nacional. Os projetos técnicos-científicos apresentados abrangem todas as demandas da indústria em várias áreas do conhecimento, como alimentos, tecnologia da informação, metal mecânica, eletroeletrônica, têxtil.

O objetivo é mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa e desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio dos alunos por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. Assim, os alunos são provocados a proporem soluções para os desafios enfrentados pela indústria e a sociedade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o Inova Senai proporciona a instituição a aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação e estar mais integrado à indústria e à comunidade.

 

 

– Confira os vencedores

Categoria Produto

1º Lugar – Projeto “Tomada Extensível Retrátil” do Senai Cachoeiro

2º Lugar – Projeto “Ponte Didática Para NR 11” do Senai Aracruz

 

Categoria Processo

1º Lugar – Projeto “Danger Alert” do Senai Civit

2º Lugar – Projeto “Lab Habitar Social: Suporte Metodológico e Tecnológico para a Sustentabilidade Urbana” do Senai Vila Velha

Voto Popular

Senai Linhares com 11,5% dos votos – “Criptomoedas no Sistema de Compensação de Energia da Mineração” (Processo)

Por Fiorella Gomes

Read More

Serra recebe o primeiro Senailab do Espírito Santo nesta quinta-feira (21)

O Senai Civit, localizado na Serra, será a primeira unidade do Espírito Santo a receber um espaço maker. A inauguração acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 8h.

Multidisciplinar e integrador, o espaço é concebido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista do seu aprendizado. A instituição também é adepta do Movimento Maker na Educação ou o “faça você mesmo”, que incentiva os alunos a criarem objetos e executarem seus projetos.

É neste local que alunos e instrutores colocarão em prática o planejamento, desenvolvimento, prototipação e apresentação dos principais projetos realizados pelas unidades de ensino, como o Grand Prix, Desafio Senai de Projetos Integradores, Inova Senai e os projetos de conclusão de curso.

“O Senailab é mais uma conquista importante para a nossa unidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de novos projetos, o espaço é mais um passo para estarmos alinhados às novas demandas da Indústria 4.0”, destacou Mariana Fonseca De Mendonça Gomes, diretora escolar do Sesi e Senai Civit.

O projeto também será expandido para as outras seis unidades localizadas no estado. Segundo o cronograma, o Senai Vila velha é o próximo a contar com um espaço maker para chamar de seu, seguido de Aracruz, Cachoeiro, Colatina, Linhares, São Mateus e Vitória, que se encontra em obras para modernização.

Mundo Senai

A inauguração do Senailab acontece durante a 11ª edição do Mundo Senai. Anual, o evento abre as portas das unidades localizadas em todo o país apresentando para estudantes, trabalhadores, empresas e comunidade, as oportunidades e a importância da instituição para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0.

Com entrada gratuita, o evento acontece das 8h às 18h. Aqui no Espírito Santo, as visitas podem ser realizadas nas unidades de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus. Apenas o Senai Vitória não recebe o evento devido às obras de modernização.

Voltado para a interação do jovem com o conhecimento e para ampliar sua percepção sobre educação profissional, mercado, inovação, serviços técnicos e tecnológicos, o cronograma de algumas unidades conta ainda com palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

 

Por Fiorella Gomes

Read More

Estudantes do Senai Civit participam de visita técnica ao Prodest

Os alunos do curso Técnico em Rede de Computadores do Senai Civit, da Serra, tiveram a oportunidade de conhecer, na tarde da última sexta-feira (01), os principais serviços do Prodest-Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo.

A estudante Nathyele Teixeira, 19 anos, viu a visita como uma oportunidade para evoluir seu conhecimento. “A visita foi essencial porque aqui tem tudo o que precisamos aprender na área de rede de computadores e pudemos esclarecer muitas perguntas diretamente com os profissionais”, enfatizou.

Inicialmente, os estudantes receberam informações sobre a história, a estrutura organizacional e ações da autarquia por meio de um vídeo institucional, produzido em 2018. Em seguida, o analista de TI Vinicius Gazzoli, da Gerência de Sistemas de Informação (Gesin), apresentou dados sobre os serviços prestados pelo Prodest e destacou a contribuição da autarquia para os órgãos estaduais.

Ele enfatizou a participação do Instituto no desenvolvimento do aplicativo do ES na Palma da Mão, do sistema Acesso Cidadão (login único) e do site do Programa Jovens Valores. Os alunos puderam esclarecer dúvidas e saber mais sobre os processos. “É preciso ter curiosidade e vontade de aprender para exercer a carreira no setor de TI de forma plena”, afirmou Gazzoli.

Data Center

Os estudantes ainda conheceram a sala de controle (NOC) do Data Center e foram recebidos pelo analista de TI Carlos Antônio Silveiro de Freitas, da Gerência de Operações (Geope). Ele explicou o funcionamento da central de dados do Governo do Estado.

Para a aluna Lívian Marcelino, a visita foi de grande ajuda e ampliou a visão da turma sobre a autarquia. “Como estamos mais avançados no curso, podemos fazer perguntas mais específicas, o que nos permite unir esse conhecimento mais prático com o que vimos em aula”, conta.

Na visita, os estudantes observaram os mecanismos de segurança da sala-cofre e receberam informações sobre os equipamentos necessários para manter o alto nível de disponibilidade das informações que estão sob a responsabilidade do Prodest.

Carlos também destacou o uso do software Zabbix para monitorar as atividades do Data Center e as redes governamentais de fibra óptica. O analista ainda abordou o uso da virtualização na central de dados do Poder Executivo Estadual.

* Por Thaíssa Dilly com informações da assessoria de imprensa do Prodest.

Read More