SESI e SENAI conquistam reconhecimento internacional no combate à covid-19
UNESCO, WorldSkills e órgão de formação profissional da OIT destacam a importância das ações realizadas pelas entidades da indústria no combate à pandemia de Coronavírus e na atenção ao trabalhador
As medidas de apoio ao combate à covid-19 tomadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI) ganharam o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor) e a WorldSkills, organizadora da maior competição de profissões técnicas do mundo.
Dirigentes das três organizações enviaram correspondências à direção do SESI e do SENAI, reconhecendo ações em curso em todo país. Além de destacar a importância das iniciativas de caráter emergencial, a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, reconheceu também a excelência do trabalho realizado por décadas pelo SENAI na formação profissional e pelo SESI na educação básica e de jovens e adultos.
“Trata-se de um esforço com o qual temos colaborado ao longo de muitos anos, mais recentemente, por meio dos projetos Consolidação da Rede de Escolas SESI como Referência para a Educação Básica no Brasil e Educação Livre”, disse a Marlova Noleto.
Desde março, todo o Sistema Indústria – Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI e federações estaduais das indústrias – têm feito esforços no apoio à saúde pública, à indústria e à sociedade. Entre as ações, estão a recuperação de cerca de 600 respiradores por uma rede voluntária que une SENAI e 13 multinacionais com pontos de manutenção em 19 estados, o empenho de R$ 30 milhões, com ABDI e Embrapii, via Edital de Inovação para a Indústria para apoiar projetos com aplicação de curto prazo contra coronavírus e a oferta gratuita de cursos à distância e farto material de apoio à conscientização população.
O papel do SESI e do SENAI no acesso à educação
O órgão da OIT também lembrou que, além dos efeitos imediatos da pandemia nas condições de saúde e de vida de milhões de pessoas, já são visíveis os impactos na atividade econômica e no mercado de trabalho em toda a região, o que reforça o papel do SENAI no enfrentamento da crise e na construção do futuro.
Para o diretor da OIT/CINTERFOR, Fernando Vargas, é importante que se concentrem todas suas capacidades no apoio à indústria e aos brasileiros.
“É óbvia a necessidade que tem toda a região de expandir o acesso à educação profissional durante a crise e, por esse motivo, queremos que o SENAI receba nossa mensagem de apoio e acompanhamento, para que possa continuar a ser instituição líder na América Latina, no Caribe e no mundo”, afirmou Vargas.
A importância da requalificação na pandemia
O CEO da WorldSkills, David Hoey, e o presidente em exercício, Chris Humphries observaram que as iniciativas do SESI e do SENAI servem de inspiração para outras instituições de ensino técnico e profissional e afirmaram que estão compartilhando as contribuições com outros parceiros como exemplo de aplicação de recursos, capacidade, conhecimento e experiência em soluções de resultado imediato.
“No mundo inteiro, instituições técnicas e vocacionais como o SENAI são chamadas a exercerem papel vital, agora e no rescaldo desta grave crise, em endereçar e mitigar os efeitos que a pandemia terá na economia mundial ao requalificar trabalhadores desempregados para que ocupem postos de trabalho onde houver, minimizando perda de renda”, observaram.
Senai produz máscaras para destinar a colaboradores da Findes e suas entidades
Pensando na saúde e proteção de seus colaboradores, e também em contribuir para o combate e a prevenção da Covid-19 no Espírito Santo, a Findes – por meio do Senai ES – irá distribuir cerca de 5 mil máscaras para o seu público interno.
Essa é a campanha “Proteja e faça o bem”, que começa nesta sexta-feira (17), na Grande Vitória, e segue para as unidades do interior do estado. As máscaras estão sendo confeccionadas pelo corpo técnico do Senai Centromoda, localizado na unidade de Araçás, em Vila Velha.
Cada colaborador da Findes e suas entidades terá direito a duas máscaras, que são ideias para uso diário. No início deste mês de abril, o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras de pano, como uma espécie de barreira física contra o novo coronavírus. A medida foi estimulada com o objetivo de garantir uma alternativa de proteção e diminuir a corrida por esse tipo de produto, garantindo a oferta a profissionais de saúde.
“Essas máscaras serão de duas camadas de tecido, seguindo as normas técnicas de produção desse equipamento. É importante ressaltar que elas vão possuir um poder de retenção maior do que o mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo a indicação técnica, o tecido utilizado na produção de máscaras de uso diário deve possuir, no mínimo, 65% de algodão. O nosso tem 95% de algodão”, ressalta o gerente regional do Senai Vila Velha, Pedro Paulo Menezes Domingues.
Entregas
Pensando no bem estar e saúde dos colaboradores e para uma melhor distribuição da demanda, a fim de evitar a aglomeração de pessoas nesse momento de prevenção do coronavírus, a entrega das máscaras será realizada na entrada de cada unidade, ao ar livre e de forma que não haja aglomerações e que possa ser cumprido a recomendação de 2 a 3 metros de distância de cada pessoa.
Nas unidades da Grande Vitória, as entregas forão realizadas por ordem alfabética, com horários pré-estabelecidos. Esse protocolo de prevenção e combate ao novo coronavírus foi utilizado durante a campanha de vacinação da gripe comum.
Confira o cronograma das demais entregas:
Doações
Além da doação de máscaras, os colaboradores da Finde e suas entidades estão sendo incentivados a contribuir com dois movimentos solidários promovidos pela federação neste período de isolamento social: “Tá Limpo” e “Indústria do Bem”.
O “Projeto Tá limpo” é uma iniciativa que recebe o apoio do Cindes e trata-se de uma captação de recursos para a compra de kits de higiene, composto por dois litros de água sanitária e 500 ml de detergente. Os kits serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social no Espírito Santo. A distribuição será feita pela ONG CUFA – Central Única das Favelas. O valor aproximado do kit é de R$ 3,75. A contribuição é via picpay do Cindes.
A “Indústria do Bem” é um movimento que identifica as principais demandas do sistema público de saúde e estabelece a conexão com empresas, trabalhadores e a população, em geral, para que todos possam colaborar e atender a demanda. Os recursos são todos colocados à disposição do governo do Estado, que conhece as necessidades da rede pública de saúde e faz a alocação das contribuições de acordo com as carências de cada área. O valor será destinado, por exemplo, para compra de materiais de higiene, equipamentos de EPI’s e hospitalares. As doações podem ser em dinheiro ou em materiais, via picpay ou transferência bancária. É só acessar http://findes.com.br/industriadobem/
Mais ações do Senai Centromoda
Além da fabricação de máscaras para uso diário, com a finalidade de proteção dos colaboradores da Findes e suas entidades, o Senai ES – por meio do Centromoda – também está dando apoio às indústrias capixabas.
As unidades que possuem maquinário para os cursos de Produção de Moda e voltados para o setor do vestuário, estão disponibilizando a infraestrutura existente para as empresas.
“Também estamos apoiando a indústria por meio de apoio técnico para a fabricação de máscaras. Empresas do ramo de vestuário e moda têm apostado na fabricação desse material, como uma alternativa nesse período de paralisação das atividades por conta do isolamento social. Nosso consultor de moda, Jackson Carvalho está à disposição para ajudar essas indústrias”, ressaltou Pedro Paulo.
O Senai Centromoda também estuda uma forma de ajudar na fabricação de máscaras N95, voltadas para os profissionais da saúde. Essa é uma parceria com o Senai Cetiquit, do Rio de Janeiro, e também a empresa Fipesa da Região Sul do país.
As chamadas máscaras cirúrgicas, que possui eficiência de até 97% na retenção do vírus, necessita de matéria-prima específica que está sendo testada pela empresa parceira. A ideia é que o material possa ser doado aos hospitais e profissionais de saúde do Espírito Santo.
*Por Fiorella Gomes
Vitória Moda 2019: casa cheia na palestra de abertura com Patrícia Brazil
Foi dada a largada para o Vitória Moda | Ano 12. Com o auditório da Findes lotado, o público conheceu nesta segunda-feira (23) o novo formato da semana de moda capixaba, que tem foco nas micro e pequenas marcas do setor.
Com o tema “A Moda em (R)evolução”, a edição deste ano aborda a evolução e a revolução do universo da moda para as empresas, profissionais do setor e toda a cadeia produtiva.
“Aproveitando esta revolução do mundo sobre os atos de consumo e forma de vida, nós resolvemos evoluir para um ambiente muito melhor e um modelo muito mais interativo e mais próximo, que vocês irão vivenciar de uma maneira emocionante durante essa semana”, explica José Carlos Bergamin, vice-presidente da Findes e presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário.
Temas como moda consciente, sustentável e acessível; construção de identidade local, respeito às diferenças; inovação dos processos para reduzir o desperdício na cadeia produtiva, com métodos que não produzam ou pelo menos minimizem o impacto ambiental são alguns dos assuntos que serão trabalhados durante a semana de moda capixaba.
Sesi/Senai
O Vitória Moda é uma iniciativa do Sistema Findes, realização Premium Marketing Promocional, correalização do Sebrae-ES e com o patrocínio Master do Senai-ES e patrocínio do Sesi-ES.
As duas entidades aportam recursos para desenvolver o setor, sob o aspecto da qualificação e inserção no mercado nacional, além de cuidarem da parte temática do evento para que a proposta de valor do Vitória Moda seja melhor compreendida.
“Esse é um evento que se conecta muito com o que o Sesi e o Senai têm a oferecer para a indústria e a sociedade capixaba. Quando a gente olha o que fazemos pelos capixabas, o que oferecemos na linha de Educação, da Inovação e Produtividade, sentimos uma grande sintonia com o setor de confecção, moda e design. Esse é um setor que não viver de se reinventar, de se modernizar e de evoluir, ele não sobrevive. É natural dele essa transformação constante”, afirmou Mateus de Freitas, superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES.
Palestras
Patrícia Brazil, fundadora do Grupo It Brazil, empresa pioneira em conectar marcas com influenciadores digitais no país, foi a convidada da noite de abertura. Ela ministrou a palestra “Moda Digital – do analógico ao 5G”, com um conteúdo inédito para o público do Vitória Moda.
Empreendedora desde os 20 anos, ela falou sobre suas experiências no mercado, o seu projeto “Ela Sonha, Ela Faz”, onde compartilha a história para diversas mulheres que querem fazer diferença na sociedade. Além disso, ela trouxe um pouco de suas pesquisas sobre o mundo digital e da moda em outros países, como Dubai.
Entre as lições da noite, Patrícia apresentou um panorama sobre como a chegada do 5G atrelada a inovação na moda, vai impactar o comportamento de compra.
“Alguém aqui já comprou na Amaro? Perceberam que depois eles ficam indicando os melhores produtos para você? Isso acontece porque eles usam a Inteligência Artificial. É o único e-commerce de moda que utiliza esse mecanismo hoje no Brasil”, contou. “Isso mostra que o shopping online vai mudar. Você mal comprou um produto, ele vai chegar na sua casa acompanhado de um voucher indicando algo que tenha ainda mais a ver com você, porque o seu comportamento de compra está registrado no seu celular e a loja tem acesso a isso em tempo real”. Sentencia.
Realidade já em outros países, principalmente da Ásia, Brazil trouxe novidades como o provadores virtuais e entregas de compras por drones não tripulados. Uma noite de muito aprendizado.
Programação
Nesta terça-feira (24), tem mais palestra de capacitação. Dessa vez, com Lilyan Berlim, doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ e Mestre em Ciências Ambientais pela UFF. O tema é super tendência no mercado: “A Roupa e o Ser Sustentável”. É às 19h, no auditório da Findes.
Os desfiles acontecem de 25 a 27 de setembro, no Ilha Buffet Álvares Cabral. Além da passarela, o local também contará com o Espaço Business, com estandes de marcas para venda e relacionamento; e o Espaço Gourmet, com happy hour aberto ao público. O funcionamento dos espaços será das 16h às 23h30, enquanto a apresentação das coleções das marcas começa às 19h, o primeiro bloco; e 20h, o segundo.
O último dia dos desfiles conta ainda com a palestra “Se adaptando as novas ferramentas de divulgação na moda”, de Victor De Prá Mota e Rodrigo Psy, com início às 16h30. O bate-papo acontece na própria passarela.
Por Fiorella Gomes
Serviço
Vitória Moda | Ano 12
Quando: 23 a 27 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Findes e Ilha Buffet Álvares Cabral
Inscrições: http://vitoriamoda.com/inscricoes/[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Detalhes da Programação
Quando: 23 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Findes
Palestra: “A Moda Digital – do analógico ao 5G” com Patrícia Brazil
Sobre a palestrante
Patrícia Brazil
Empreendedora desde 20 anos, é fundadora e CEO do Grupo IT BRAZIL, empresa pioneira em conectar marcas com influenciadores digitais no país. Assina cases digitais para marcas como Garnier, Niely, Dakota, Visa e Samsung. Além de ter criado, produzido e dirigido o #YOLO, que é a 1ª websérie brasileira a dar a volta ao mundo. Jovem e empreendedora, ela transformou a hashtag #ELASONHAELAFAZ em um movimento onde mais de 40 mil mulheres compartilham o dia a dia de seus negócios nas redes sociais, gerando apoio e transformação.
Quando: 24 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Findes
Palestra: “A Roupa e o Ser Sustentável” com Lilyan Berlim
Sobre a Palestrante
Lilyan Berlim
Doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ e Mestre em Ciências Ambientais pela UFF. Especialista em Arte. Autora do livro Moda e Sustentabilidade, uma reflexão necessária. Graduada em Letras. Curadora da Mostra de Moda e Design Sustentáveis do Paraty Eco Festival, Docente em diversos cursos de graduação, Gestora do curso Moda Contemporânea em Paris, ministrado na ESMODE Paris.
Quando: 27 de setembro
Horário: 16h30
Local: Passarela do Ilha Buffet Álvares Cabral
Palestra: “Se adaptando as novas ferramentas de divulgação na moda” com Victor De Prá Mota e Rodrigo Psy
Sobre os Palestrantes
Victor De Prá Mota e Rodrigo Pysi
Victor De Prá Mota é formado em Administração e Fotografia pela Universidade Vila Velha. Além disso, é pós-graduado em Marketing pela UVV e possui Mestrado em Conceito e Criação Fotográfica pela Escuela de Fotografia y de de Técnicos de Imagen EFTI de Madri (Espanha). Ele acumula experiências com criação e produção voltados para fotografia em âmbito local e internacional , e ainda, é proprietário da Máster Sign Comunicação visual desde 1997 e professor, diretor e fotografo do Studio BASE 40 desde 2007. Rodrigo Pysi é fotógrafo, filmMaker e diretor de criação na Studio Base 40 e CrepaxFilm
Dia 01
Quando: 25 de setembro
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Bloco I: 19h
Marcas: Colaborativo, Gritaah e Epzodium
Bloco II: 20h
Marcas: Florest e Maldivas Beachwear
Dia 02
Quando: 26 de setembro
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Horário Bloco I: 19h
Marcas: Nananne, Coccus, Loca Studio Livre
Horário Bloco II: 20h
Marcas: Florest e Maldivas Beachwear
Dia 03
Quando: 27 de setembro
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Horário Bloco I: 19h
Marcas: Spetáculo de Mulher, Onland e Bary
Horário Bloco II: 20h
Marcas: Verônica Santolini e Angorá
Quando: 25 a 27 de setembro
Horário: 16h30 às 23h30
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Com: exposição de marcas parceiras e happy hour aberto ao público
Vitória Moda | ano 12 começa nesta segunda-feira (23)
Abertura será às 19h, no auditório da Findes. Patrícia Brazil, fundadora e CEO do Grupo IT BRAZIL, é a convidada para falar sobre “A Moda Digital – do analógico ao 5G”
O Vitória Moda | Ano 12 começa nessa segunda-feira (23) trazendo um tom de conscientização para as suas palestras de capacitação e passarela. Com o tema “A Moda em (R)evolução”, a ideia é mostrar as transformações nesse universo e promover debates sobre moda consciente, compras inteligentes e slow fashion. A abertura será no auditório da Findes, às 19h.
A semana de moda capixaba vem cheia de novidades, a começar pelo local escolhidos para os desfiles: enquanto as palestras de capacitação serão realizadas no auditório da Findes, como na edição anterior, a passarela desse grande momento fashion do Estado será montada no Ilha Buffet Álvares Cabral.
Diferente dos anos anteriores, o Vitória Moda encerra suas atividades em uma sexta-feira – no caso, dia 27 de setembro -, e não em um sábado. Além disso, os tradicionais convites para conferir os desfiles, visitar o Espaço Business e o Espaço Gourmet foram substituídos por inscrições, que são gratuitas e devem ser realizadas no site oficial do evento. Ou seja, nesta edição foram abertos ao público.
Programação
A palestra de abertura do Vitória Moda | Ano 12 fica a cargo de Patrícia Brazil, fundadora e CEO do Grupo IT BRAZIL, empresa pioneira em conectar marcas com influenciadores digitais no país. A convidada da noite fala ao público sobre “A Moda Digital – do analógico ao 5G”.
Na terça-feira (24), a capacitação será ministrada por Lilyan Berlim, doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ e Mestre em Ciências Ambientais pela UFF, com o tema “A Roupa e o Ser Sustentável”. É às 19h, no auditório da Findes.
Já os desfiles acontecem de 25 a 27 de setembro, no Ilha Buffet Álvares Cabral. Além da passarela, o local também contará com o Espaço Business, com estandes de marcas para venda e relacionamento; e o Espaço Gourmet, com happy hour aberto ao público. O funcionamento dos espaços será das 16h às 23h30, enquanto a apresentação das coleções das marcas começa às 19h, o primeiro bloco; e 20h, o segundo.
O último dia dos desfiles conta ainda com a palestra “Se adaptando as novas ferramentas de divulgação na moda”, de Victor De Prá Mota e Rodrigo Psy, com início às 16h30. O bate-papo acontece na própria passarela.
Realização
O Vitória Moda é uma iniciativa do Sistema Findes, realização Premium Marketing Promocional, correalização do Sebrae-ES, patrocínio Master do Senai-ES e patrocínio do Sesi-ES.
Serviço
Vitória Moda | Ano 12
Quando: 23 a 27 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Findes e Ilha Buffet Álvares Cabral
Inscrições: http://vitoriamoda.com/inscricoes/
Detalhes da Programação
Quando: 23 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Findes
Palestra: “A Moda Digital – do analógico ao 5G” com Patrícia Brazil
Sobre a palestrante
Patrícia Brazil
Empreendedora desde 20 anos, é fundadora e CEO do Grupo IT BRAZIL, empresa pioneira em conectar marcas com influenciadores digitais no país. Assina cases digitais para marcas como Garnier, Niely, Dakota, Visa e Samsung. Além de ter criado, produzido e dirigido o #YOLO, que é a 1ª websérie brasileira a dar a volta ao mundo. Jovem e empreendedora, ela transformou a hashtag #ELASONHAELAFAZ em um movimento onde mais de 40 mil mulheres compartilham o dia a dia de seus negócios nas redes sociais, gerando apoio e transformação.
Quando: 24 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Findes
Palestra: “A Roupa e o Ser Sustentável” com Lilyan Berlim
Sobre a Palestrante
Lilyan Berlim
Doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ e Mestre em Ciências Ambientais pela UFF. Especialista em Arte. Autora do livro Moda e Sustentabilidade, uma reflexão necessária. Graduada em Letras. Curadora da Mostra de Moda e Design Sustentáveis do Paraty Eco Festival, Docente em diversos cursos de graduação, Gestora do curso Moda Contemporânea em Paris, ministrado na ESMODE Paris.
Quando: 27 de setembro
Horário: 16h30
Local: Passarela do Ilha Buffet Álvares Cabral
Palestra: “Se adaptando as novas ferramentas de divulgação na moda” com Victor De Prá Mota e Rodrigo Psy
Sobre os Palestrantes
Victor De Prá Mota e Rodrigo Pysi
Victor De Prá Mota é formado em Administração e Fotografia pela Universidade Vila Velha. Além disso, é pós-graduado em Marketing pela UVV e possui Mestrado em Conceito e Criação Fotográfica pela Escuela de Fotografia y de de Técnicos de Imagen EFTI de Madri (Espanha). Ele acumula experiências com criação e produção voltados para fotografia em âmbito local e internacional , e ainda, é proprietário da Máster Sign Comunicação visual desde 1997 e professor, diretor e fotografo do Studio BASE 40 desde 2007. Rodrigo Pysi é fotógrafo, filmMaker e diretor de criação na Studio Base 40 e CrepaxFilm
Dia 01
Quando: 25 de setembro
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Bloco I: 19h
Marcas: Colaborativo, Gritaah e Epzodium
Bloco II: 20h
Marcas: Florest e Maldivas Beachwear
Dia 02
Quando: 26 de setembro
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Horário Bloco I: 19h
Marcas: Nananne, Coccus, Loca Studio Livre
Horário Bloco II: 20h
Marcas: Florest e Maldivas Beachwear
Dia 03
Quando: 27 de setembro
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Horário Bloco I: 19h
Marcas: Spetáculo de Mulher, Onland e Bary
Horário Bloco II: 20h
Marcas: Verônica Santolini e Angorá
Quando: 25 a 27 de setembro
Horário: 16h30 às 23h30
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral
Com: exposição de marcas parceiras e happy hour aberto ao público
Circuito de Capacitação aborda Marketing de Influência em Moda
Empresários e colaboradores da indústria do vestuário, além de profissionais da área da moda capixaba estiveram presente no Senai CentroModa Araçás, em Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (1º), para conferir a primeira palestra do Ciclo de Capacitação do Vestuário edição 2019. Em pauta, o Marketing de Influência em Moda.
Ministrada pelo jornalista, consultor e executivo Pedro Pirim a palestra trouxe para o público conceitos como Storytelling e o arquétipo do herói, inteligência social, marketing de influência e Warmth & Compentence, que é a capacidade de percepção social de um grupo ou empresas em dimensões universais.
O conteúdo rico trazido pelo especialista, que já atuou em marcas como Melissa, Redley, Ipanema, Reserva, Wöllner, Redbull, Addict e Ana Couto/Laje, mostrou ao público as tendências de consumo na era digital, bem como o comportamento nas redes sociais: hoje em dia, as pessoas tendem a serem influenciados mais por amigos do que por autoridades, por exemplo.
“Se você quer realmente criar um movimento de influenciar as pessoas, é necessário criar um programa de engajamento com início, meio e fim, que irá fazer com que as pessoas sejam realmente impactadas, influenciadas pela sua marca”, orientou o especialista em programas de engajamento, criação de experiências e conteúdos.
Ao público, Pirim ressaltou a importância de se criar uma narrativa consistente para sua marca, bem como a de se humanizar as relações com clientes, tornando-as saudáveis e produtivas.
Ele apresentou ainda alguns tipos de influenciadores que devem ser levados em conta na hora da tomada de decisão, como os conectores (bons comunicadores e articuladores dentro do seu ciclo de convivência), reconhecedores (identificam tendências e disseminam conteúdos) e os vendedores (são aquelas pessoas com o poder de argumentação e convencimento para venda).
Pedro Pirim também compartilha experiências e conhecimento com o público que comparecer na noite desta quinta-feira ao Senai CentroModa de Colatina, no Noroeste do Estado. É às 18h30.
O Ciclo
O Circuito de Capacitação do Vestuário é promovido pelo Fundo de Inovação da ModaCapixaba (Inovamoda), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), a Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes e o Instituto RioModa. São palestras que democratizam o conhecimento para a indústria do vestuário no Estado, contribuindo para a sua maior produtividade, competitividade e qualificação profissional. O evento é voltado para empresas do segmento, bem como pessoas que atuam na área da moda.
Por Fiorella Gomes
Com um ano de existência, ModaLab cresce, conquista o mercado e vira Movimento
O ModaLab cresceu e se tornou um Movimento. Com quase um ano de existência, ele atraiu diversos atores de diferentes segmentos da indústria e do mercado, e ganhou relevância no cenário capixaba. A edição 2019 foi lançada nesta quinta-feira (30), no Senai Araçás, em Vila Velha, com um público de cerca de 100 pessoas e talkshow da marca Borana. A ideia é que, neste ano, os eventos promovidos pelo Movimento, como palestras, workshops e rodas de conversa não fiquem concentrados apenas no Senai, mas também sejam realizados nos espaços dos parceiros da iniciativa.
“Esse Movimento é alinhado com o que temos feito na Findes: convergir esforços, alinhar todos os setores em prol de um desenvolvimento maior do Espírito Santo. Iniciativas que nascem neste formato têm tendência a trazer mais resultados, a impactar mais a sociedade e o ambiente econômico”, avaliou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, durante o evento de lançamento.
Lançado em julho de 2018, o ModaLab foi inicialmente concebido para ser um programa de eventos com duração de seis semanas, mas ganhou força devido às suas raízes criativas e suas ações geradoras de conexões.
“Para nós, o ModaLab é a união de vários atores para potencializar o uso dessa nossa estrutura, das nossas entidades, e nossos equipamentos pelos empresários. Senai e Sesi estão de portas abertas, com a ajuda de parceiros, para atendermos a sociedade e o meio empresarial”, afirmou o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Mateus de Freitas.
Nascido de um setor de base criativa, a Indústria da Confecção e da Moda, o ModaLab se conecta a cada dia com outros setores e novos parceiros. Hoje, além do Senai, Sesi e do Sebrae, que apoia o ModaLab desde a primeira edição, aderiram a iniciativa o Senac, as faculdades UVV e Faesa e a escola técnica Vasco Coutinho; Sindicatos da Indústria e Câmaras Setoriais, empresas e empresários voluntários.
Laboratórios abertos
“Trouxemos esses atores para atuar junto conosco no laboratório aberto de moda. Um espaço que criamos para que as empresas criassem seus produtos, tendo acesso a tecnologia de ponta”, frisou o gerente do Senai Araçás, Giovani Gujansky.
As palavras foram reforçadas pelo presidente Léo de Castro, que colocou o CentroModa do Senai e os laboratórios abertos do Senai e Sistema Findes à disposição das indústrias, dos empreendedores e estudantes.
“Os laboratórios abertos fazem com que as empresas têm acesso a tecnologia sem que cada uma tenha que investir na sua. É tudo compartilhado. Vivemos a economia do compartilhamento e o Senai dá uma ajuda importante para que esse setor tão relevante da nossa economia acesse tecnologia de ponta, se mantenha competitivo e se desenvolva cada mais.
Essa seria a terceira edição do ModaLab, sendo a segunda realizada no Senai Colatina no final do ano de 2018, onde também foi lançado um laboratório aberto de moda para atender o polo industrial de vestuário do Noroeste do Estado. Mas devido ao crescimento, tornou-se um movimento constante.
“O ModaLab tornou-se uma união de esforços e, por isso, um movimento. Arte, história, cultura, design e força de vontade de uma equipe muito boa. O Sebrae acredita nesse movimento e na indústria”, afirmou gerente da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do Sebrae, Eduardo Simões.
Talkshow e conceito
A programação de 2019 foi startada pelo talkshow com o empresário Jorge Aguiar e Patiara Aguiar, diretora criativa da Borana, que contaram sobre a trajetória da marca de beachwear, a experiência de empreender e de participar da semana de moda mais badalada da América Latina: a São Paulo Fashion Week (SPFW).
A Borana também realizou um desfile com as peças que atravessaram a passarela da SPFW, mostrando versatilidade, criatividade e ousadia. Todas as modelos eram alunas do Senai, da Faesa e do Vasco Coutinho, e foram maquiados por profissionais do Senac.
O público também pode conhecer a “Caixa de Ideias”, conceito criada pela curadora Rosa-Nina Liebermann para a temporada 2019, que representa as múltiplas vertentes que compõem o Movimento ModaLab. A cor “Coral Oriental” vem para trazer a ideia de união, o olhar em uma mesma direção, o encontro dos diferentes setores que se somam e criam a transversalidade do Movimento.
Por Fiorella Gomes
Movimento ModaLAB recebe a marca Borana na estreia da Edição 2019
O start dessa programação especial será no próximo dia 30, às 19 horas,
no Senai Araçás, em Vila Velha
Vai começar a temporada 2019 do ModaLAB, o movimento que une diversos setores da indústria capixaba, academia e mentes criativas no estímulo à inovação nos setores de confecção, vestuário e têxtil.
O start dessa programação especial, que conta com workshops, palestras, workshops, oficinas e talk shows com referências em design, moda e mundo empresarial, será no próximo dia 30, às 19 horas, no Senai Araçás.
E para começar com o pé direito e muito estilo, no melhor clima capixaba, o ModaLab convida a marca de beachwear Borana, que desfilará sua coleção lançada na São Paulo Fashion Week.
Um talkshow será realizado com Jorge Aguiar e Patiara Aguiar, diretora criativa da marca, que compartilham com o público sobre a incrível trajetória dessa empresa capixaba. Interessados devem se inscrever acessando aqui.
O ModaLab
Lançado em julho de 2018, o ModaLab foi inicialmente concebido para ser um programa de eventos com duração de seis semanas, mas ganhou força devido às suas raízes criativas e suas ações geradoras de conexões. Neste quase um ano de existência, novas perspectivas, possibilidades e experiências diversas aconteceram, possibilitando que o ModaLab passasse de “um programa de eventos” para um “Movimento”, com adesões espontâneas, em sintonia com o mais alto conceito colaborativo.
O Movimento ModaLAB conta hoje com uma diversidade de atores: Senai, Sesi, Sebrae e Senac; além da adesão de alguns Sindicatos da Indústria e Câmaras Setoriais, empresas, empresários voluntários e também uma forte parceria com a academia, representada nesta edição pela UVV, FAESA e Vasco Coutinho.
Conceito
Nesta edição 2019, a curadoria de Rosa-Nina Liebermann traz a “Caixa de Ideias”. Nela estão representadas as múltiplas vertentes que compõem atualmente este Movimento. Unificados por uma cor, que representa o olhar em uma mesma direção, os diferentes setores se encontram, somam e somam-se, e a transversalidade acontece, mostrando que, de alguma forma, tudo se relaciona.
O Movimento ModaLAB tem em seu DNA propósitos voltados à expansão da consciência e ao despertar para uma Nova Indústria que emerge a cada dia. Ele é disruptivo, por ter como protagonista cada um de seus membros, rompendo com modelos hierárquicos tradicionais, numa desconstrução de limites individuais para dar lugar à potencialização de pessoas e ao despertar de seus valores. É inovador, porque surgiu de uma ideia que foi transformada em realidade que gera resultados e benefícios, com suas ações alinhadas aos princípios da sustentabilidade social-econômico-ambiental, condição fundamental de toda e qualquer iniciativa.
O projeto nasceu num setor de base criativa – a Indústria da Confecção e da Moda – e se conecta a cada dia com outros setores e novos parceiros, numa clara demonstração de que tudo está interligado e que o caminho são as aproximações sucessivas, a colaboração e a cooperação.
Com o propósito maior de ser agente de transformação, o Movimento ModaLAB tende a atrair cada vez mais adeptos e, assim, de forma simples como tudo deve ser – porém, de alcance significativo nos resultados que se busca – contribuir de forma relevante junto à sociedade.
Serviço
Movimento ModaLab
Quando: 30/05/2019
Horário: 19h
Local: Senai Araçás
Inscrições: http://bit.ly/modalab-borana
Por Fiorella Gomes
ModaLab discute impactos da transformação digital nas empresas com diretor do Tinder
Como se reinventar e se preparar para ultrapassar as eventuais barreiras da transformação digital?
Essa é uma pergunta que será respondida pelo diretor de Negócios do Tinder e chief diretor digital officer na L’Oreal, Andrea Iorio na próxima sexta-feira (30), a partir das 16 h, na sede do Sebrae, em Vitória.
O executivo encerra o ciclo de duas semanas de palestras transformadoras do Plugue-se, em uma parceria do Sebrae com o Senai ModaLab e o Sistema Findes.
Conceitos como colaboração e a transversalidade que ditam o novo mercado dão base ao ModaLab Talk e Perfomance – Transposição da moda à era digital. Uma tarde para discutir o impacto das novas tecnologias no dia a dia das empresas, desmistificar o tema e as possibilidades de aplicação.
Além do bate-papo, o público será agraciado com a apresentação de looks elaborados por designers das indústrias de moda capixaba com tecidos tecnológicos, estimulando maneiras inovadoras de se relacionar com o consumidor. O momento ainda será embalado pelo quarteto de cordas da Orquestra Camerata Sesi e dança contemporânea.
Serviço
ModaLab Talk e Perfomance – Transposição da moda à era digital
Palestrante: Andrea Iorio, diretor de Negócios do Tinder e chief diretor digital officer na L’Oreal
Dia: 30/11
Horário: 16h
Local: sede do Sebrae, em Vitória
Por Fiorella Gomes
Tendências de moda e consumo marcam o SPFWDay
Sucesso! É como podemos descrever o SPFWDay que aconteceu nesta quinta-feira (23) na sede do Sebrae, em Vitória. Uma manhã de compartilhamento de experiências com grandes nomes do mundo fashion atual, que trouxeram para os 260 participantes, tendências de consumo e comportamento presentes na semana de moda mais badalada da América Latina: a São Paulo Fashion Week (SPFW).
Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da SPFW, fez uma reflexão sobre qual é o real valor de uma marca hoje para os consumidores.
“Há 20 anos atrás, se eu perguntasse para o Alexandre Herchcovitch qual era o sonho dele, como eu fiz, a resposta seria: ‘meu sonho é que minha marca seja muito grande’. Eu não acho que hoje a resposta seria essa. O valor do negócio está na sua essência, na sua alma; não mais no tamanho desse negócio. Nenhum consumidor mais vai mudar o seu desejo de compra porque a marca é maior ou menor do que a que ele viu vendendo aquele produto”, ponderou.
Ele ainda reafirmou que a moda passa por uma momento de reconstrução dos processos, mas também na multiplicidade de fazer. “Hoje você escolhe a maneira que você quer fazer, onde você quer chegar. Mas, a primeira pergunta que a gente tem que conseguir responder é: eu tô feliz? Tem que ter a felicidade”, afirmou Borges, frisando que a felicidade tem que ser um dos propósitos do negócio, da marca.
Em seguida, o estilista André Boffano contou como se reinventou profissionalmente para criar a sua Modem e como foi o processo de reconstrução do DNA da Bobstore, marca da qual é diretor criativo.
“Quando eu fui criar a Modem, eu tinha uma mulher que não existia e eu precisei imaginar qual e como era essa pessoa que eu queria vestir. Na Bobstore, existia uma mulher, mas não se sabia mais quem era, como ela era. A marca havia se perdido. Precisamos selecionar algumas mulheres para entender quem era a cliente da Bobstore? O que ela queria da marca”, contou.
Após essa transformação, a Bobstore estreou na São Paulo Fashion Week. “Hoje, no Brasil, você não pode ser só estilista. Você tem que pensar o produto, a imagem, a reputação e a identidade da marca. E essa identidade tem que ser forte.”, apontou.
A manhã foi encerrada com a diretora do bureaus de tendências Peclers Paris, Iza Dezon, que apresentou a pesquisa “O Futuro do Varejo: um Estudo de Mercado”, com previsões de tendência e consumo até 2020. Diante das transformações impostas pelo avanço tecnológico e a consolidação do mundo digital uma pergunta tem assombrado as empresas “O Varejo vai morrer?”. Iza trouxe números que frisa que as marcas precisam se reinventar para acompanhar a onda das vendas online.
“Graças à revolução digital que vivemos, a loja hoje não tem mais paredes, não tem mais limites. E assim podemos criar várias ideias bacanas a partir daí”, indicou.
A saída é redefinir o conceito de loja, que deixa de ser necessariamente um espaço para comprar produtos e passa a ser um ambiente para encontrar outras pessoas, ajudar os clientes a solucionar seus problemas, ainda que sugerindo o consumo de um produto daquela marca.
Selo SPFWAMA
No SPFWDay foram expostas as sete marcas capixabas que receberam o selo SPFW Ama, uma chancela de qualidade que premia itens de marcas locais que foram selecionados por meio de uma curadoria.
Por meio de uma curadoria, são selecionadas marcas que possuem produtos fabricados com material diferenciado, inovador, sustentável. Foram premiadas: Borana, Mahé, Navarro, Epzodium, Adriana Candido, Origens e Exatta.
“Nós conversamos com 20 empresas do Espírito Santo de vários segmentos. É uma seleção muito difícil de ser feita. A gente entende todo o trabalho que a marca coloca no desenvolvimento do produto. Para nós o mais importante para nós do Selo Ama é a troca de experiências, a conversa, o entendimento das dificuldades enfrentadas pelas marcas, tanto localmente quanto para atingir outros mercados. O que buscamos é dialogar e abrir novos caminhos para as empresas. O Espírito Santo é um Estado rico e que tem um potencial enorme. Nós do Selo Ama, queremos trabalhar as potências do Brasil e das localidades, e vemos a vocação desse Estado como polo de inovação e moda importante”, frisou Graça Cabral, consultora do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) e do SPFW.
Made In Brazil
O SPFWDay contou com a exposição “Made In Brazil”, um editorial feito pelo maior site de moda e lifestyle do país, o Fashion Foward, criado com peças de marcas capixabas e de Salvador e Caxias do Sul – cidades que recebem o evento até o fim do ano. Essa é uma forma de reconhecer micro e pequenos negócios locais. Entre as capixabas escolhidas para o editorial estão: Epzodium, Mahé, Use Box, Riviera Store, Hagaef e Navarro.
Por Fiorella Gomes
SPFWDay traz à Vitória recortes da maior semana de moda da América Latina
Perdeu o São Paulo Fashion Week (SPFW) e quer uma segunda chance de conferir de pertinho o que aconteceu na maior semana de moda da América Latina? Corra e vá conferir o SPFWDay, dia 22 de novembro, na sede do Sebrae, em Vitória, a partir das 9 horas.
Apoiado pelo Senai ModaLab e o Sistema Findes, o Sebrae em parceria com o Instituto de Moda e Design (In-Mod) traz para a Capital do Espírito Santo um compacto do que aconteceu de melhor na SPFW.
Voltado a micro e pequenos empreendedores de moda, o evento conta com momentos de troca de experiências com nomes relevantes do universo fashion e exposições que valorizam a moda brasileira e de também de marcas local.
Bate-papos
O primeiro encontro do dia é com o idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, que apresenta o novo momento da moda no Brasil e como a semana de moda contribui para essa transformação.
As tendências para o futuro também tem espaço no evento, com a participação de um dos mais importantes bureaus de tendência do mundo, Peclers Paris. Sua sócia e diretora administrativa, Iza Dezon, apresenta a pesquisa “O Futuro do Varejo: um Estudo de Mercado”, com previsões de tendência e consumo até 2020, abordando os impactos reais nos hábitos dos consumidores em todo o planeta.
Destaque da última edição da semana de moda, o estilista André Boffano divide com o público sua experiência em reinventar a própria carreira. Recentemente, ele alçou voo solo no comando da grife Modem, que tem pela primeira vez uma coleção assinada unicamente por ele; além de tocar a Bobstore ao lado de Sam Santos.
Selo SPFW Ama
O ponto alto do evento é a seleção dos produtos que receberão o selo SPFW Ama, uma chancela de qualidade que premia itens de marcas locais que foram selecionados por meio de uma curadoria. Receber um selo desse porte significa que a peça é “algo para ficar de olho por ser diferente, tendência ou que tem grande diferencial no seu material de fabricação”. No Espírito Santo as premiadas são: Borana, Origens, Adriana Candido, Exatta, Epizodium.
Exposições
O SPFWDay conta com duas exposições de moda: a Pow! Explosão Criativa e a Made In Brazil. Na primeira, o público pode conferir uma série fotográfica dos bastidores, vídeos de passarelas e roupas apresentadas na semana de moda. Já a segunda, trata-se de um editorial feito pelo maior site de moda e lifestyle do país, o Fashion Foward, criado com peças de marcas capixabas e de Salvador e Caxias do Sul – cidades que recebem o evento até o fim do ano. Uma forma de reconhecer micro e pequenos locais
O projeto
Itinerante, o SPFWDay leva para diferentes regiões do país um compacto do que ocorreu de mais interessante durante a semana de moda, além de ser um momento de troca de experiências, permitindo a micro e pequenas marcas locais acessarem novos conteúdos, ganharem novas perspectivas e mais visibilidade no cenário da moda.
Recebem o evento as cidades de Vitória, Salvador (28/11) e Caxias do Sul (05/12).
Serviço
SPFW Day Vitória – ES
Data: 22/11
Local: Sede do Sebrae – Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170 – Enseada do Suá | Vitória – ES
Inscrições: bit.ly/SPFWDay
Programação
9h: Credenciamento
9h30: Encontro com Paulo Borges
11h: Bate-papo sobre macrotendências com Iza Dezon da Peclers Paris
12h: Bate-papo com André Boffano estilista da Modem e Bobstore que desfilaram na SPFWN46
Exposições
Made in Brasil – A Moda de Pequenos Negócios Brasileiros no Recorte Editorial do site Fashion Foward
POW! Explosão Criativa – série fotográfica dos bastidores, vídeos de passarelas e roupas apresentadas na semana de moda
Por Fiorella Gomes