Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Senai inova na capacitação para a indústria da moda

O Senai Modalab tem como objetivo desenvolver a indústria de vestuário, estimular a inovação e a geração de novas oportunidades para o setor de moda.

As tendências do mercado estão em constante mudança. Exemplo disso é o mercado da moda, que busca profissionais capacitados não só para a composição de looks, mas em comunicação para as redes sociais. O Senai sempre acompanha as novas demandas, inovando na oferta de cursos. Para fornecer profissionais capacitados ao mercado da moda, apresentamos o curso Técnico em Produção de Moda.

 

Com duração de 12 meses e ênfase em gestão de imagem e Visual Merchandising, o curso vai qualificar o aluno para atender todas as funções exigidas pelo mercado de trabalho, possibilitando que ele atue na execução de looks diversos, que podem estar focados tanto em exposições, vitrines e produção publicitária quanto em desfiles.  A qualificação está disponível nas unidades de Colatina e Vila Velha.

 

Faça seu cadastro de interesse!

Não perca tempo, acesse: senaies.com.br/matriculas2020 e faça agora o seu cadastro de interesse.

 

Como ingressar no curso?

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos completos, estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ou comprovar a conclusão das atividades escolares. Para realizar a matrícula, o candidato deve preencher o requerimento e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

Os documentos solicitados são: duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista/ Alistamento Militar, Comprovante de endereço atualizado (recebido pelo Correios), CEP e histórico escolar ou declaração de ensino Médio (2º ou 3º ano).

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do Senai-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h ou pelo site senaies.com.br/matriculas2020.

Por Yan Carlos

Read More

Empresas de Colatina participam da Mentoria Lean no Senai

Quer aprender a eliminar desperdícios da sua empresa, otimizar e aumentar a produtividade e, consequentemente, elevar os lucros? Então você precisa conhecer o programa Mentoria Lean do Senai. Um grupo já está realizando as atividades em Colatina e teve mais uma etapa concluída nesta quinta-feira (13).

Esse é o primeiro grupo da cidade que realiza essa capacitação, lançada em março, com o objetivo de diminuir a distância que há entre a indústria capixaba e as novidades tecnológicas trazidas pela Indústria 4.0. Entre elas, as ferramentas do Lean Manufacturing, ou a manufatura enxuta, que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício durante o processo industrial

“A Mentoria Lean é um produto desenvolvido por nós do Senai Espírito Santo, que visa transferir para os líderes das empresas a cultura Lean. Essa transferência de conhecimento permite que as empresas possam buscar melhorias contínuas mesmo após o término do programa”, explica a consultora Bruna Neitzel Sepulcri.

Empresas de qualquer segmento que esteja interessadas a diminuir desperdícios e aumentar a produtividade podem fazer parte do programa, que tem uma duração de até três meses e é desenvolvido com grupos de 4 a 6 empresas.

“Ela pode ser adaptada a realidade da empresa. A carga horária hoje contempla alguns encontros presenciais no Senai e alguns outros encontros na empresa, com a equipe selecionada pelos gestores para ser treinada pela mentoria”, afirmou Bruna.

Participantes

Em busca do aumento da produtividade, a Ecoart Lavanderia é uma das empresas que procuraram a Mentoria Lean. Segundo a diretora, Linézia Pereira, foi identificado que o setor de maior gargalo da empresa era a passadoria, nos quesitos movimentação e transporte. Ela afirma que já observa bons resultados com o programa.

“Eu estou amando a mentoria, porque está realmente ajudando a empresa. Nós já conseguimos implantar o fluxo contínuo para a saída de peças de roupa ser mais rápida”, explicou.

A ideia da empresária é poder usar os aprendizados da Mentoria em outras áreas da Ecoart. “Como empresários, a gente está sempre preocupado em resolver problemas com um todo e, às vezes, não conseguimos observar detalhes que se tornam gargalos. A mentoria abre nossos olhos para diversas outras coisas que estão acontecendo na empresa”, destacou Linézia.

A equipe da Visual Etiquetas também está fazendo a Mentoria com o foco de eliminar desperdícios, segundo o supervisor de qualidade da empresa, Luiz Carlos Couto. O setor escolhido foi o de silk, um processo de impressão a tela de texto ou figura.

“Com um semana já conseguimos observar uma mudança bem nítida da redução do desperdício. Eu espero conseguir implementar as técnicas em toda a empresa”, afirmou.

Saiba Mais

A Mentoria Lean ocorre em três etapas: diagnóstico do processo produtivo, com duração de 16h; execução no processo produtivo, com duração de 20h; e a entrega de resultados, com duração de 12 horas.

O programa foi lançado em março deste ano durante o Workshop Competitividade promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST), em Vitória.

Empresas interessadas em participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefones 3334-5217 e 3334-5218.

– Conheça as etapas do Mentoria Lean:

Etapa 1 – Diagnóstico Do Processo Produtivo (16h)

– 8h de treinamento (Base Senai): lean game (8 desperdícios), Mapa de Fluxo de Valor (MFV) e Formação Equipe Kaizen
– 4h de mentoria para elaboração do MFV e identificação dos desperdícios
– 4h de suporte para conclusão do MFV (PDCA) (2h+2h)

Etapa 2 – Execução No Processo Produtividade (20h)

– 8h de Treinamento (Base Senai): lean game (7 ferramentas e MFV Futuro)
– 4h de mentoria para elaboração do Plano de Ação da Empresa e MFV – Futuro
– 8h de suporte para conclusão do Plano de Ação e intervenções (PDCA) (2h+2h+2h+2h)

Etapa 3 – Entrega dos Resultados (12h)

– 4h de Treinamento (Base Senai): indicadores e gestão à vista
– 4h de mentoria para formação de grupo Kaizen
– 4h de mentoria para implantação de gestão a vista

Por Fiorella Gomes

Read More

ModaLab2: laboratório aberto é inaugurado no Senai CentroModa Colatina

O segundo laboratório aberto de moda do Espírito Santo foi inaugurado nesta quarta-feira (24) no Senai CentroModa Colatina: o ModaLab2. O projeto, que facilita o acesso das indústrias a tecnologia de ponta a baixo custo, vai beneficiar principalmente micro e pequenos empresários. O município e a Região Noroeste contam com aproximadamente 600 empresas do setor e gera 6.500 empregos diretos e indiretos.

A segunda edição do programa foi pensado e desenvolvido por uma união de instituições como o Senai, o Sesi, o Sebrae, a Câmara do Vestuário da Findes, e os sindicatos de confecção Sinvesco e Sinconfec, com o objetivo de estimular a inovação e os setores de confecção, vestuário e têxtil, além de todo o mercado da moda da Região Noroeste e também em todo o Espírito Santo.

“É um momento de união de agentes. Estamos abrindo as portas do Senai com o ModaLab2, o laboratório aberto, para que as indústrias tenham acesso facilitado a uma tecnologia inovadora e de forma especializada para que possam crescer. Afinal, essa é a missão e a visão do Senai: fazer com que indústria capixaba cresça e se fortaleça cada vez mais”, destacou o gerente do Centro Integrado Sesi-Senai Colatina, Paulo Roberto Sutério.

O Senai CentroModa Colatina foi criado em 2014 e conta com um potencial técnico, criativo, multidisciplinar e agregador, apresentando-se como uma escola-conceito, onde o aluno vive o dia a dia da indústria e aprende “colando a mão na massa”, como destaca Rafael Vieira, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina.

“É uma grande ferramenta e espaço que o setor do vestuário tem dentro do Senai para treinamentos e cursos tanto para quem quer iniciar uma carreira dentro do setor quanto para quem quer se aperfeiçoar em sua profissão. O programa traz um ambiente colaborativo entre mercado, profissionais, indústrias e todos que queiram participar desse ecossistema, como os fornecedores”, apontou.

ModaLab - Colatina

Laboratório aberto

O laboratório aberto de moda conta com equipamentos de última geração, como equipamentos para estamparias, máquinas de costura automatizadas, máquinas de bordado automatizadas, impressora 3D, máquina de gravação e corte a laser, além de softwares e hardwares especializados.

“A ideia é trazer o empresário micro, pequeno, médio, grande para conhecer e utilizar toda a tecnologia que o Senai tem para oferecer na área de confecção. Às vezes, uma pequena e micro empresa não tem condição de comprar esse maquinário, então podem vir aqui e usar com os nossos instrutores, para que desenvolvam projetos em parceria com o Senai”, frisou a diretora da Findes , Valkinéria Cristina Meirelles Bussular.

Para se ter uma ideia, uma máquina gravação e corte a laser, por exemplo, pode custar mais de R$ 250 mil e, agora, os micro e pequenos empresários do setor poderão ter acesso a todo esse potencial tecnológico de forma facilitada e com baixo custo. Para isso, será necessário apenas um agendamento na instituição, com um custo simbólico, e o uso do laboratório poderá ser realizado com acompanhamento de um consultor do Senai.

“Com o ModaLab2, queremos povoar o Senai Colatina. Esse espaço foi criado para o setor industrial do município e região, e queremos que ela seja realmente útil para e atenda a sociedade colatinense. Queremos movimentar discussões, debates, negócios e, quem sabe, enriquecer ainda mais a economia local”, ressaltou o diretor regional do Senai, Mateus de Freitas.

ModaLab

Essa é a segunda unidade do projeto. A primeira foi aberta em julho, em Vila Velha, o ModaLab1, sendo sucesso de público. Além de disponibilizar tecnologia de ponta para o setor, por meio do laboratório aberto, o programa leva ao público de Colatina e região palestras, workshops, oficinas e talk shows quinzenais gratuitos com referências em design, moda e mundo empresarial. Para isso, o Senai CentroModa de Colatina conta, agora, com um auditório com capacidade para 100 pessoas.

A palestra de abertura foi realizada por André Carvalhal, diretor co.criativo da Ahlma, do Grupo Reserva. Com o tema “Moda com Propósito”, ele compartilhou a sua experiência com o público nas grandes empresas na qual trabalhou, como a marca carioca Farm. Um bate-papo sobre moda sustentável, consumo consciente, recomeço profissional e estilo de vida.

Conceito

Todo um conceito foi pensado e trabalhado para o ModaLab2, mostrando a multidisciplinaridade do programa e o potencial técnico do Senai CentroModa Colatina. A curadoria é da artista plástica Rosa-Nina Lieberman, que criou o cenário do evento em conjunto com alunos e docentes da instituição, criando uma transversalidade entre os cursos de Confecção e Moda, Alimentos e Bebidas, Moveleiro e Construção Civil.

A proposta criada para o ModaLab2 propõe uma conversa entre Luxo & Lixo: mais de 120 pneus que seriam descartados contracenam com uma belíssima coleção em amarelo ouro, e os tons preto e branco que criam a conexão com o ModaLab1. É a moda e o design trabalhando em prol da sustentabilidade.

A coleção criada para o evento ainda faz uma homenagem ao designer e diretor de criação Jum Nakao, por meio de adereços que ornam a cabeça dos manequins. É uma alusão ao “Affect Weaving – TURN – Japão – Brasil”, projeto artístico interativo sobre o valor da vida desenvolvido pelo artista, em que ele trabalha com os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Jum Nakao participou do ModaLab1 no início do mês de outubro.

Por Fiorella Gomes

Read More

Região Noroeste ganha laboratório aberto de moda: o ModaLab2 Colatina

O Senai CentroModa Colatina inaugura, nesta quarta-feira (24), o ModaLab2, o laboratório aberto de moda da Região Noroeste. O evento acontece às 19h, com palestra de André Carvalhal, diretor co.criativo da Ahlma, nova marca de moda sustentável do Grupo Reserva.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-ES, que tem papel estratégico de apoio e fomento ao desenvolvimento das empresas de micro e pequeno porte, despontando também como um dos principais parceiros de iniciativas inovadoras.

Abrindo as portas dos laboratórios do CentroModa Colatina para empresários do setor fashion, bem como funcionários e estudantes de moda, o Senai visa o desenvolvimento da indústria de vestuário no município e região, além do estímulo à inovação e à geração de novas oportunidades para o setor de moda em todo o Estado.

Além disso, o Senai Centro Moda Colatina conta com o programa ModaLab, uma grade de palestras semanais gratuitas, voltado à discussão de temas desde a criação até a produção de peças. Iniciado em julho de 2018, durante a inauguração do laboratório aberto de Vila Velha, o programa ganhou o público e, agora, segue para o Noroeste do Estado, em uma cidade que concentra um dos maiores pólos de confecção do país.

“O ModaLab1 foi iniciado aqui por ter uma escola específica do vestuário com dez laboratórios de última geração, entramos com o programa com o objetivo da escola ser um centro de design, inovação, de mudança de cultura no setor da moda e do vestuário”, explica Clara Orlandi, presidente da Sinconfec e uma das idealizadoras do programa. “Esse programa deu muito certo. Seu conceito foi desenvolvido por uma artista plástica que fez todo um trabalho de curadoria, a Rosa-Nina Liebermann. Engajamos-nos nesse projeto, que duraria apenas 1 mês, mas acabou expandindo a pedido da própria sociedade e do setor”, comentou.

Além da sociedade e do setor, o ModaLab também é voltado para os estudantes do Senai, em um exercício de liderança, de domínio de público e de customização de espaços, bem como o de criatividade. O programa ainda ajuda num processo de multidisciplinaridade dentro da escola, com alunos de diversos cursos trabalhando juntos.

“A gente identifica que o setor do vestuário é muito amplo e inclui segmentos como cama, mesa e banho; fantasias de enredo de escola de samba; bancos de carro; até mesmo a decoração e arquitetura, porque temos os papéis de parede que são tecidos e estampam as paredes; temos os estofados em cadeiras, sofás, puffs e cortinas”, identifica Clara.

O ModaLab 2 é uma iniciativa do Senai com apoio e fomento do Sebrae-ES e parceria Sinvesco.

 

 

Conceito

Assim como a inauguração do ModaLab1, em Vila Velha, a edição de Colatina também teve seu conceito trabalhado pela artista plástica Rosa-Nina Lieberman, curadora do evento.

O cenário criado pela artista, em conjunto alunos e docentes do Senai Colatina – dos cursos de Confecção e Moda, Alimentos e Bebidas, Moveleiro e Construção Civil, propõe uma conversa entre o luxo & lixo: mais de 120 pneus que seriam descartados contracenam com uma belíssima coleção em amarelo ouro.

Tudo pensado para ressaltar a importância do design, da criatividade e da transversalidade entre esses setores, valorizando-os como um todo. As criações em tecidos desenvolvidas na casa e os objetos idealizados pelo curso de Marcenaria revelam o imenso leque de possibilidades que o Senai oferece, mostrando todo o potencial técnico, criativo, multidisciplinar e aglutinador do CentroModa Colatina.

O palestrante

O conceito do ModaLab2 tem tudo a ver com o palestrante da abertura do programa em Colatina. Ícone no Brasil e no mundo, André Carvalhal é defensor da moda sustentável.

Em sua palestra “Nova Era”, André fala um pouco como repensou sua carreira, ao se ver desiludido com a indústria da moda, devido às preocupação com os impactos dela sobre o meio-ambiente, o planeta. Com esse pensamento, ele se reinventou e iniciou novos projetos a fim de estimular as pessoas a repensarem o modo como lidam com o mercado fashion. A moda com propósito. Assim nasceu a sua marca, dentro do Grupo Reserva, a Ahlma.

A “Nova Era” retratada por André Carvalhal no ModaLab é sobre o período de resgate da liberdade de ser e de criar, para que possam surgir marcas e profissionais autênticos (de verdade), que entendam a moda além das roupas, além do consumismo. Ele acredita que, diante dessa nova fase para o mercado fashion, um novo perfil profissional surge, com a responsabilidade de (re)significar a moda. Neste encontro, o público conhecerá quais as transformações serão necessárias para esta grande virada.

“O André Carvalhal tem a pegada da sustentabilidade e da reciclagem. Uma de suas grandes coleções foi dentro desse viés. Ele vem incentivando as pessoas a fazerem mais com menos, utilizando inclusive aquilo que seria descartado. Essa visão de moda consciente é moderna, é vanguardista”, frisa Carla Orlandi.

Nesta quarta-feira (24), André Carvalhal também palestra no Senai CentroModa Araçás, em Vila Velha, às 9h.

Serviço

Inauguração ModaLab2

Onde: Senai CentroModa Colatina
Quando: 24/08
Horário: 19h
Palestra: “Moda com Propósito”
Palestrante: André Carvalhal
Inscrições
Pessoa Jurídica: bit.ly/2MJCMvR
Pessoa Física: tinyurl.com/y9bbgg2q

ModaLab1: Palestra com André Carvalhal

Onde: Senai CentroModa Araçás
Quando: 24/08
Horário: 9h
Palestra: “Moda com Propósito”
Inscrição –
Pessoa Jurídica: tinyurl.com/yah7rpqb
Pessoa Física: tinyurl.com/yalfhuq4

Sobre André Carvalhal

André é graduado em Publicidade e Jornalismo, pós-graduado em Marketing Digital e especialista em Design para sustentabilidade. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika. Por quase 10 anos esteve a frente do marketing da marca FARM. Consultor e idealizador de projetos especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life. É autor dos bestsellers “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda” e “Moda com propósito – manifesto pela grande virada”. Diretor co.criativo da AHLMA, nova marca de moda sustentável, do Grupo Reserva.

Por Fiorella Gomes

Read More

Sistema Findes inaugura ampliação do novo Centro Integrado de Colatina

 

Atender cada vez mais e melhor. Com esse objetivo, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, inaugurou nesta quarta-feira, dia 12 de abril, as obras de ampliação e de modernização do Centro Integrado José Bráulio Bassini, localizado em Colatina. A unidade é mais uma entrega da atual gestão do Sistema Findes para a região, que recebeu, ao longo dos últimos seis anos, mais de R$ 30 milhões em investimentos nas áreas de educação, de saúde, de esporte, de lazer e de cultura.

 

O presidente do Sistema Findes Marcos Guerra cumprimenta o ex-industrial José Braulio Bassini, homenageado no Centro Integrado

 

“Nossa gestão teve como pilares centrais os investimentos em educação e na interiorização. Colatina sempre foi uma referência na região noroeste, um polo industrial capaz de movimentar a economia, e, por isso, inauguramos aqui um Senai-ES Centromoda, uma unidade do Sesi-ES Saúde, criamos a Escola Móvel, trouxemos unidades móveis de marcenaria, frigorífica e confecção, além de entregarmos, agora, um Centro Integrado moderno, atualizado com o que há de melhor nas indústrias”, elencou Guerra.

 

Uma das novidades da unidade é a criação do Centro Esportivo Odilon Nicchio, homenagem ao industrial colatinense. São três campos de futebol soçaite com grama sintética no local do antigo campo de futebol. A iniciativa, segundo o presidente Marcos Guerra, busca atender uma demanda dos trabalhadores. “Percebemos a necessidade de ampliar as opções de esporte e de lazer na região e, com este novo espaço, vamos dobrar nossa capacidade de atendimento. O Sesi-ES Saúde e os campos de futebol soçaite representam investimentos que buscam dar qualidade de vida aos cidadãos”, especificou.

 

 

Para o vice-presidente institucional da Findes em Colatina e Região, Manoel Giacomin, as benfeitorias e novas instalações proporcionadas pela Findes atraem a atenção dos investidores. “Tenho convicção de que o Sistema Findes está fazendo a sua parte para melhorar a atração de bons investimentos em todos os cantos do nosso Estado. Buscamos sempre promover um ambiente favorável aos negócios, gerando desenvolvimento e oportunidades para a nossa população”, destacou.

 

Também participaram da inauguração o prefeito Sérgio Meneguelli, o senador Ricardo Ferraço e o vice-governador César Colnago. O senador destacou o trabalho de interiorização desempenhado pelo presidente Marcos Guerra. “Tenho muito orgulho de ter acompanhado o presidente Marcos Guerra, mais feliz ainda por saber que concluirá seu mandato com um legado de realizações que entrará para a história do Espírito Santo”, expôs Ferraço.

 

 

Para o vice-governador, o investimento prioritário em educação é uma marca da atual gestão. “Mais do que obras físicas, o presidente deixa um projeto de futuro para o Espírito Santo, atuando com foco transformador. Nosso país nunca vai melhorar se não priorizarmos a educação e a utilizarmos como ferramenta de mudança”, opinou Colnago.

 

O Centro Integrado de Colatina recebeu mais de R$ 10 milhões em obras de ampliação e de modernização, que incluem melhorias nas áreas externa (estacionamento, muro de arrimo, novo gradil, iluminação, nova fachada, paisagismo e etc) e interna (novo bloco com oito salas de aula, elevador para pessoas com deficiência, nova central de atendimento, reforma da piscina, entre outros). Um novo laboratório de Metalografia foi construído e o atual laboratório de Marcenaria passou por melhorias.

 

Por Rafael Porto

Read More

Findes inaugurará obras de ampliação e modernização de Centro Integrado de Colatina

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, inaugurará, na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, as obras de ampliação e modernização do Centro Integrado José Bráulio Bassini, em Colatina. A unidade recebeu novas salas de aula e novos laboratórios, recebendo melhorias de infraestrutura e novos equipamentos. A cerimônia será realizada às 8 horas.

 

Uma das novidades do Centro Integrado é a instalação de três campos de futebol soçaite com grama sintética no local do antigo campo de futebol. A iniciativa, segundo o presidente Marcos Guerra, busca atender a demanda dos trabalhadores. “Percebemos a necessidade de ampliar as opções de esporte e lazer. Investimos pensando no trabalhador da região”, considera.

 

Guerra enalteceu a importância do Centro Integrado para o desenvolvimento da região. “Desde o início de nossa gestão, trabalhamos com um olhar muito voltado para as demandas de todo o Espírito Santo, interiorizando as ações do Sistema Findes. Foi por meio do diálogo com o setor produtivo que construímos nosso plano de investimentos”, revela.

 

“Entregar uma obra tão pujante, com salas de aula e laboratórios modernos, atualizados com o que há de melhor na indústria, me traz a certeza de que estamos contribuindo para o crescimento de Colatina e dos municípios que compõem a região. Queremos gerar oportunidades e renda para a população”, destacou o presidente do Sistema Findes.

Inauguração das obras de ampliação e modernização do Centro Integrado José Bráulio Bassini

Local – Rodovia Gether Lopes de Farias, Km 2, s/n, São Silvano, Colatina
Data – 12 de abril de 2017
Horário – 8 horas

 

Por Rafael Porto

Read More

Comitiva visita obras em Colatina

 

Mais oportunidades e qualidade de vida para os trabalhadores da indústria na região noroeste do Espírito Santo. Com esse objetivo, o Sistema Findes está investindo em duas obras no município de Colatina: reforma e ampliação do Centro Integrado Sesi/Senai e implantação de uma unidade do Sesi Saúde. Nessa terça-feira (19), o presidente Marcos Guerra visitou as duas unidades e falou sobre a importância do trabalho realizado na região.

 

“A Diretoria Regional de Colatina possui grande concentração industrial e vem recebendo novos investimentos privados, que estão mudando o perfil do setor produtivo local. Precisamos ampliar nossa capacidade de formação profissional, criando também novos cursos para atender a demanda, além de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida de nossos profissionais, algo que vamos conseguir por meio do Sesi Saúde”, pontuou o presidente.

 

No Senai Colatina, cerca de R$ 5 milhões foram destinados à construção de oito novas salas, além de melhorias no layout e nas áreas administrativas da unidade. No Sesi do município, mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos na melhoria dos acessos e das áreas de lazer da escola. No Sesi Saúde, R$ 1 milhão foi aplicado para reforma e adequação da nova unidade, que receberá ainda outros R$ 500 mil em equipamentos para administração e operação.

 

Plano de Investimentos

 

Somente neste ano, o Sistema Findes está investindo R$ 83,4 milhões em 11 obras. O trabalho prioriza a educação e a interiorização do desenvolvimento, beneficiando moradores de diferentes regiões. Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina, por exemplo, receberão mais de R$ 40,9 milhões em obras. Em Cachoeiro, R$ 18,6 milhões estão sendo investidos apenas na construção de um novo Centro Integrado, com laboratórios modernos para atender à demanda da indústria local.

 

O Centro Integrado de Anchieta, de R$ 16,8 milhões, tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2016 e capacidade para oferecer mais de 3,6 mil vagas anuais. Com uma área de 4,7 mil m², a unidade terá 16 salas de aula, laboratórios de Mecânica, Eletrotécnica e Construção Civil, oferecendo cursos em diferentes áreas: instalador hidráulico, eletricista, técnico em mecânica, soldador, pintor industrial e torneiro mecânico, entre outros.

 

“Nosso aluno não é apenas o jovem que busca sua primeira oportunidade, mas também o profissional que atua na indústria e deseja aprender mais, evoluir na profissão. Por essa razão, nossos laboratórios devem estar equipados com o que há de mais moderno nas indústrias, servindo de modelo. Nosso desafio é formar trabalhadores cada vez mais inovadores, estimulando também o fortalecimento da indústria capixaba”, esclareceu Marcos Guerra.

 

Em Vila Velha, está sendo erguido o Senai Centromoda Araçás, resultado de um investimento de R$ 10,4 milhões. “O Centromoda é uma indústria-conceito, uma unidade moderna, capaz de preparar profissionais para a indústria de vestuário e de confecção da Grande Vitória”, explica. A escola terá laboratórios de Confecção, Risco e Corte, Modelagem, Moulage, Bordado, CAD, Design e Estamparia, entre outros.

 

Na Serra, estão em andamento as obras de duplicação do Senai Civit, que somam R$ 13 milhões. A unidade receberá mais 2,4 mil m² para salas de aula, oficinas e laboratórios. Entre os novos cursos previstos estão: Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletricidade Industrial, Movimentação de Cargas, Serralheria, Soldagem, Caldeiraria, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, entre outros.

Read More