Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

A importância do Engenheiro Ambiental para o desenvolvimento sustentável das empresas

*Por Edilânia Da Rós Bozzi
Especialista de Negócios

No dia 31 de janeiro comemora-se o Dia do Engenheiro Ambiental, um profissional que atua em quatro grandes áreas: Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental, desenvolvendo os mais diversos trabalhos como: estudos de impacto ambiental, gerenciamento ambiental em empresas, planejamento ambiental, elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, estudos de clima, projetos de abastecimento/ tratamento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgotos sanitários e industriais, drenagem urbana, projeto e monitoramento de aterros sanitários de resíduos domésticos e industriais, projetos de recuperação/ mapeamento de áreas contaminadas ou degradadas.

O Engenheiro Ambiental tem uma importância significativa no desenvolvimento industrial e social, pois juntamente com outros profissionais, contribui para que os mesmos ocorram de forma ordenada, mitigando os impactos possíveis sobre os recursos naturais e sobre o meio antrópico. É uma atividade gratificante, pois, trabalhando pela melhoria das condições ambientais, contribui-se para a qualidade de vida da população e preservação do planeta, uma vez que ao preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável, analisar os efeitos causados por estas atividades e elaborar ações para minimizar seu impacto na natureza.

De acordo com o último Mapa do Trabalho Industrial, levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Engenharia Ambiental está entre as três profissões mais promissoras atualmente, com uma taxa de crescimento estimada em 19,4% até 2023.

A Engenharia Ambiental desenvolve e aplica a tecnologia para minimizar os impactos ao meio ambiente pelos efeitos causados no desenvolvimento da humanidade, além de trabalhar na recuperação dos ambientes já contaminados ou degradados, atuando assim na preservação da qualidade da água, do ar e do solo, podendo atuar em pólos industriais, na prevenção de impactos ambientais, na mineração, podendo abranger instituições públicas e privadas, como secretarias de meio ambiente, empresas de consultoria ou centros de pesquisa.

Uma curiosidade para essa data é que o dia 31 de janeiro só veio ser escolhido em 2007, quando então o Projeto de Lei nº 615/2007, reconheceu esta data como o Dia Nacional do Engenheiro Ambiental, em homenagem a primeira turma de graduados em 1997, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Buscando aumentar a competitividade das empresas que necessitam de soluções ambientais, o Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional do ES atua por meio de um portfólio na competência de Sustentabilidade, com serviços de consultoria para atendimento de legislação, normas e regulamentos ambientais, para qualquer tipo de empresa. Dentre esses serviços podemos destacar:

  • Licenciamento Ambiental e Atendimento a condicionantes;
  • Projetos Ambientais;
  • Tratamento de Água e Efluentes;
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos;
  • Educação Ambiental,
  • Game Ambientais.

O Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do ES parabeniza estes profissionais que se dedicam à área de Engenharia Ambiental e que tanto colaboram para o desenvolvimento sustentável.

Se você atua em alguma empresa que precisa de apoio para as soluções dos desafios da área Ambiental conte com o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do ES que possui consultores, especialistas e técnicos da área para atuação imediata.

Faça uma consulta sem custos e conheça mais sobre os nossos serviços. É só acessar aqui.

Entre em contato conosco através dos telefones (27) 3334-5217/ 5218 ou por meio do e-mail [email protected].

Read More
tecnologia meio ambiente

ARTIGO – Licenciamento ambiental para indústrias capixabas

tecnologia meio ambienteJá parou para pensar que praticamente tudo o que consumimos só é possível de ser produzido a partir de alguns insumos de fonte exclusivamente natural?  Pensando assim, não há dúvidas de quanto nossa relação com o meio ambiente é intrínseca.  De maneira geral as indústrias, independente de seus ramos, ao desenvolverem seus processos produtivos interagem com o meio ambiente.

Se dependemos dos recursos naturais para nossa manutenção no Planeta é urgente e necessário pensar em como equilibrar a relação estabelecida entre o meio ambiente e os meios de produção. É ético, responsável e urgente reconhecer a dependência dos recursos naturais para que os meios produtivos possam manter e ampliar seus negócios.

Preservar e conservar o meio ambiente é obrigação de todos, assim como não há produção sem insumo, também não há vida sem os recursos fornecidos pelo meio ambiente saudável. Contudo, mais do que preservar apenas para garantir os meios de produção, é necessário pensarmos nas futuras gerações. Até porque habitamos um Planeta finito, se não nos preocuparmos com o meio ambiente agora, teremos tempo depois?

Muitas empresas “fracassam” ao tentar implantar projetos ambientais, as vezes parece faltar envolvimento da equipe, que nem sempre concede a devida importância aos projetos de cunho ambiental. Muitas empresas ainda se limitam a obter apenas as licenças ambientais, sem nunca avaliar e gerir os impactos socioambientais decorrentes de seus processos produtivos.

Lembre-se de que: adaptar os processos produtivos aos requisitos ambientais faz parte do DNA das empresas responsáveis, conscientes e que buscam inserir as dimensões ambiental, social, cultural e política em sua cultura interna, despertando nas equipes de colaboradores a busca de soluções aplicáveis para os problemas ambientais que ocorrem em seus locais de trabalho durante a execução de suas tarefas.

Frente a esses desafios em obter, manter as licenças e outras exigências relacionadas à área ambiental, o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST/ES) oferece um leque de serviços especializados na área de meio ambiente, são eles:

  • Elaboração de EIA/RIMA;
  • Renovação de licenças ambientais;
  • Plano de Controle Ambiental – PCA;
  • Processos de licenciamento ambiental;
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Efluentes;
  • Programa de Educação Ambiental para as Indústrias – PEAI;
  • Desenvolvimento do Plano de Atendimento a Situações de Emergência;
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS;
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas.

É importante salientar que para sucesso do trabalho prestado, consultores especializados do IST/ES realizam visita gratuita as empresas interessadas a fim de compreender a real necessidade e oferecer um atendimento customizado.

Por Bruna Neitzel Sepulcri

Ficou interessado e precisa de uma solução adaptada para sua empresa? Entre em contato com o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST/ES), através dos telefones (27) 3334-5218 ou 98817-7834, e-mail [email protected] e fale com um de nossos consultores.

Read More