Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

5 motivos para você escolher o Senai

Ainda em dúvida sobre qual é o melhor lugar para fazer um curso técnico?

E por que o Senai ES?

Nós te ajudamos a sanar essa dúvida e fazer uma escolha assertiva para conquistar o emprego dos seus sonhos com a melhor formação técnica do Espírito Santo.

E o melhor: com mensalidades que cabem no seu bolso!

 

Segue o fio:

 

01 – Duração menor do que a graduação

Para quem está em busca de um emprego a curto prazo, o tempo de duração de um curso técnico é mais atraente: ele varia de 12 a 24 meses.

 

02 – Foco no mercado de trabalho

Acompanhando a infraestrutura do Senai e o tempo de duração dos cursos, é possível garantir uma rápida inserção no mercado. De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021 publicada no site da (CNI), 70% dos ex-alunos, por exemplo, estão empregados.

 

03 – Sintonia com a Indústria 4.0

No Senai ES, a grade curricular é pensada para atender às demandas da indústria 4.0. Além de capacitar os alunos para lidar com as tecnologias habilitadoras da 4ª Revolução Industrial, a formação técnica também trabalha com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Assim, o aluno é preparado para lidar de forma consciente com o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe.

04 – Melhor infraestrutura do Estado

Por aqui você vai ter acesso à maior estrutura de laboratórios do Espírito Santo, com equipamentos modernos, e instrutores altamente especializados.

 

05 – Reconhecimento do mercado

O ensino profissionalizante do Senai ES é altamente reconhecido pelo mercado. A instituição ficou em 1º lugar nos prêmios Recall de Marcas, de A Gazeta; e Marcas Ícones, da Rede Vitória. Além disso, 96% dos empresários capixabas preferem contratar um aluno egresso do Senai ES.

 

Matrículas

O Senai ES está com matrículas abertas para cursos técnicos. As ofertas são para o segundo semestre de 2022, com aulas começando já no dia 28 de julho. E olha que notícia boa: está rolando até 40% desconto!

Read More

Indústria 4.0: integração de tecnologias impulsiona as micro e pequenas empresas

Assunto foi tema de webinar com o coordenador de Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do Espírito Santo, Edmilson Queiroz, nesta segunda-feira (20)

A pandemia acelerou o processo de transformação digital e atingiu em cheio os negócios de micro e pequenas empresas. Nesse cenário, a integração de novas tecnologias foi um aliado para a redução de desperdícios e riscos e aumento da produtividade, como destacou o coordenador de Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do Espírito Santo, Edmilson Queiroz, no webinar “Novas Tecnologias: A Indústria 4.0 e suas aplicações” promovida nesta segunda (20), pelo Senai ES e Sebrae/ES.

“Passamos a ter a integração de sistema, robótica, inteligência, tudo em nosso dia a dia.  Hoje é possível participar de uma reunião e assistir uma aula de forma on-line, a partir de plataformas específicas ou no canal do YouTube”, diz Edmilson. A história da tecnologia e os processos produtivos em cada época, inicialmente com a produção em escala aplicada no contexto da primeira revolução industrial até os dias atuais com a inserção de algoritmos no controle de máquinas foram apontadas na palestra.

No cenário atual, as tecnologias habilitadoras, tais como, Internet das Coisas (IoT), big data, robótica avançada, sistema de simulação, manufatura híbrida, Inteligência Artificial (IA) e impressão 3D, permitiram a integração de vários mecanismos que podem ser utilizados em um só negócio.

“As pessoas passaram a ter acesso às diversas tecnologias não só de comunicação, mas também de compras e de administração do negócio. E tudo isso na palma da mão, a partir de dispositivo móvel, como smartphone e tablet. É importante universalizar o seu produto ou comercializá-lo de forma mais acessível ao cliente, e isso inclui, por exemplo, o uso de aplicativo desde a interação com o público até a efetivação da venda”, pontua o palestrante.

Tecnologia a favor do seu negócio

Encontrar caminhos para aplicar a tecnologia em seu negócio faz parte da transformação digital. Em canais compartilhados, como marketplace e lojas on-lines de outros fornecedores ou ferramentas próprias, como aplicativo, são alternativas para a venda de produtos e serviços.

“A utilização da tecnologia exige uma de mudança de cultura, em que é preciso fazer bom uso da comunicação para vender seu produto através de uma imagem ou ferramenta mais diferenciada para atrair a atenção dos seus clientes e mostrar o valor do seu negócio, da sua marca”, pontua Edmilson.

Mudança de comportamento

Agora, já pensou em como monitorar o chão de fábrica? Que tipo de modelo de negócio pretende seguir? Quais dados são relevantes para medir e monitorar? Algumas empresas, por falta de maturidade tecnológica, acabam investindo em maquinário antes de inicialmente estruturar o modelo de negócio.

O especialista alerta que a mudança de cultura é o primeiro passo. Identificar o conceito de otimização que se deseja aplicar e conseguir realizar o serviço com a mesma qualidade e entrega para o cliente devem estar definidos antes de investir em novas tecnologias.

“Nem sempre a compra de um sistema é a solução, principalmente, se os dados do sistema não estão sendo apontados de forma confiável para uma tomada de decisão mais assertiva”, pontua Edmilson.

 O Instituto

O Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional realiza inúmeros projetos para empresas da indústria capixaba. Pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas, o IST atua de forma transversal a todos os setores industriais e com soluções em serviços técnicos, ensaios laboratoriais, consultorias tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos e processos.

Projetos desenvolvidos a partir de realidade virtual e aumentada, gamificação, prototipagem e dispositivos, automação robótica, software e aplicativos foram desenvolvidos pelo IST.

Acesse o nosso site e confira mais sobre a atuação do Instituto.

 

*Por Fernanda Gomes

Read More

Senai e Sebrae promovem webinar que destaca como indústria 4.0 promove ganhos aos pequenos negócios

O Senai ES e o Sebrae/ES convidam as micro, pequenas e empresas da indústria, que buscam melhorar a eficiência e a produtividade dos processos, para uma palestra gratuita que promete alavancar o negócio. No próximo dia 20 de setembro, as instituições promovem o webinar “Novas Tecnologias: A Indústria 4.0 e suas aplicações”, a partir das 19h, em plataforma on-line.

A indústria 4.0 é um movimento de transformação que vem revolucionando a forma que as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos. Novas tecnologias são testadas e utilizadas pelas indústrias com o objetivo de aumentar a produtividade, integrar a cadeia produtiva, reduzir desperdícios e riscos nos processos.

Na palestra será possível conferir um pouco mais sobre as novas tecnologias e como seu uso pode acarretar em resultados positivos aos pequenos negócios. O conhecimento que será compartilhado fica a cargo de Edmilson Queiroz dos Santos Filho, mestre em Engenharia de Teleinformática, coordenador de Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do Espírito Santo.

Assuntos como: o que é e a história da indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), aplicações e benefícios para os pequenos negócios e a atuação do Instituto Senai de Tecnologia, serão abordados na palestra.

 

Webinar “Novas Tecnologias: A Indústria 4.0 e suas aplicações”
Data: 20/09 (segunda-feira)
Horário: 19h
Palestrante: Edmilson Queiroz dos Santos Filho, coordenador de Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do Espírito Santo
Público-alvo: Micro, pequenas e empresas em geral do segmento industrial
Palestra gratuita. 

Read More

Senai ES conquista o 1º lugar do Marcas Ícones 2021 na categoria Curso Técnico Profissional 

A instituição foi lembrada por 19% dos entrevistados.
O percentual é 5% maior do resultado obtido pelo segundo colocado.

 

Quando o assunto é curso técnico profissional, o Senai ES sai na frente na memória dos capixabas. A instituição foi primeiro lugar da categoria no Prêmio Marcas Ícones 2021, da Rede Vitória, sendo lembrado por 19% dos entrevistados. O percentual é 5% maior do resultado obtido pelo segundo colocado. 

“Esse é um reconhecimento do trabalho que o Senai vem desempenhando e realizando no Espírito Santo há quase 70 anos. São 69 anos completos e ininterruptos trabalhando pela formação e educação profissional no Estado e no Brasil”, afirma o diretor regional do Senai ES, Cláudio Marcassa. 

O reconhecimento é reflexo dos melhores resultados em formação e qualificação técnica de seus alunos, com altos índices de empregabilidade na indústria do Estado. Dados internos indicam que, atualmente, 95% da indústria brasileira prefere contratar egressos da instituição. No Espírito Santo, o índice chega a 96%. 

O Senai ES está presente em todos os municípios capixabas, oferecendo o que tem de melhor em infraestrutura, prática e conhecimento por meio de tecnologias digitais.  

Conectado às reais necessidades da indústria, a grade curricular dos cursos técnicos do Senai ES foi reestruturada para atender as demandas da Quarta Revolução Industrial (a chamada Indústria 4.0), incluindo conceitos e tecnologias habilitadoras como Internet das Coisas (IoT), Lean Manufacturing, Big Data e Robótica, além de empreendedorismo.  

O Senai ES também otimizou a duração da maioria das capacitações oferecidas e adotou um novo formato de aprendizagem e ensino: parte do curso é realizada à distância, o que permite também maior flexibilidade no horário dos estudos, enquanto as aulas práticas são mantidas em seus laboratórios modernos. 

Atualmente, o Senai-ES possui 15 unidades móveis de ensino operacionais, e nove fixas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz e Anchieta. 

Entre ofertas EaD e presenciais, são oferecidos 44 cursos na aprendizagem industrial; 40, técnicos de nível médio; 93, de qualificação profissional; 296, de aperfeiçoamento profissional; e 37, de iniciação. 

Marcas Ícones

O Prêmio Marcas Ícones da Rede Vitória está completando 10 anos, cumprindo o papel de oferecer ao mercado uma valiosa ferramenta de aferição de lembrança de marca. 

São cerca de 70 categorias de produtos e serviços dentro das macrocategorias alimentos e bebidas; artigos para casa; artigos pessoais; comércio de alimentos; educação; empreendedorismo; finanças; imóveis, construção e reforma; lazer; moda; saúde; serviços especializados, e veículos. 

Para a construção da vitrine das marcas mais lembradas foram ouvidas 600 pessoas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari. Participaram da pesquisa homens e mulheres com idade superior a 15 anos de todas as classes econômicas. A amostra foi selecionada levando em consideração cotas de sexo, idade, ocupação e classe social. A pesquisa tem nível de confiança de 95%.
 

Confira a entrevista do diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa sobre a premiação.

 

* Por Fiorella Gomes e com informações da Rede Vitória
   Fotos: Cloves Louzada

Read More

Senai lança Academia de Segurança Cibernética nesta quinta-feira (10)

 

O Espírito Santo está prestes a contar com uma “Academia Senai de Segurança Cibernética”, ambientes altamente tecnológicos e seguros que serão referência para as empresas que atuam nesse setor. O departamento nacional do Senai lança essa novidade nesta quinta-feira (10), a partir das 16h, com transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube.

Outros quatro estados também contará com academias, sendo eles Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O objetivo é formar profissionais especializados, prestar serviços e consultorias, e expandir a cultura de cibersegurança para as indústria e a sociedade. As academias estão preparadas para receber os interessados em participar de cursos, palestras e competições a serem realizadas no simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernéticos.

A 4ª Revolução Industrial e suas tecnologias, como Sistemas Ciberfísicos (CPS) e Internet das Coisas (IoT), têm gerado uma quantidade imensurável de dados e interconexões. Os dados, redes e sistemas precisam estar devidamente protegidos para não serem vulneráveis a ataques cibernéticos que geram prejuízos para as empresas e para as pessoas.

O lançamento das “Academias Senai de Segurança Cibernética” será marcado por um bate-papo virtual com a participação de Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai; do coronel Paulo Sérgio Reis Filho, comandante da Escola Nacional de Defesa Cibernética; Carlos Rust, presidente da Rust Consultoria; Paulo Cunha, diretor-geral para o Setor Público da Amazon Web Services (AWS);
Fernando Zamai, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cibersegurança na Cisco Systems do Brasil; e Jean Novak, representante do Brasil e vencedor da medalha de bronze na 45ª WorldSkills (Rússia 2019), na categoria Cibersegurança.

* Por Fiorella Gomes
Com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Read More

Conheça o Brasil Mais: soluções rápidas, subsidiadas, para reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias

A competitividade da indústria passa por estratégias bem definidas de aumento de produtividade, baixos custos e alto impacto, com tomadas de decisões ágeis e assertivas. E, para isso, o Senai ES conta com um novo programa que auxilia o setor industrial capixaba: o Brasil Mais, o maior programa de produtividade da América Latina.

Essa é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e conta com a parceria do Senai e do Sebrae.

O programa é voltado para as empresas que tenham CNAE industrial, primário ou secundário, e possuam de 11 a 499 funcionários. Orientado para resultados práticos e de curto prazo, o Brasil Mais é o programa é desenvolvido na linha de produção, com foco no ganho de produtividade.

Em formato de mentoria, o programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo, voltadas para a melhoria da capacidade de gestão e de produção, redução de desperdícios e aprimoramento de processos. Tudo isso levando em consideração o cenário de transformação digital.

A equipe de colaboradores da empresa participante é devidamente orientada pelos consultores do Senai dentro da Metodologia Lean Manufacturing, para a implementação de ações de melhoria de processos.

O programa é composto por capacitação, consultoria e acompanhamento técnico para aprender as melhores práticas produtivas e gerenciais, sendo 48 horas de aperfeiçoamento profissional, por meio de Mentoria Teórica e Prática, para até três funcionários da empresa participante.

Além disso, no Brasil Mais, as empresas terão a oportunidade de trocar experiências com outras empresas durante as etapas de mentoria coletiva. O valor investido pela empresa é de R$ 2.400,00 e os outros 70% são subsidiados pelo Governo Federal.

Passo a passo

O Programa Brasil Mais possui duas linhas de atuação: melhores práticas gerenciais, desenvolvido com o Sebrae, e melhores práticas produtivas, desenvolvido com o Senai.

Para iniciar em uma delas, a empresa precisa realizar uma autoavaliação gratuita. Essa etapa auxilia as empresas a perceberem sua maturidade e seus processos produtivos. Além disso, oferece conteúdos que as empresas podem baixar da plataforma, como o manual de melhores práticas de produção e vídeos de curta duração explicando as 30 melhores práticas.

No caso da Melhores Práticas Produtivas, após o preenchimento da autoavaliação e a identificação da necessidade do cliente, o Senai Nacional direciona o contato do cliente para atendimento junto ao diretório regional, ou seja, o Senai ES.

O participante pode solicitar um atendimento assistido e presencial. Na primeira fase do atendimento, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo Senai, que contempla aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância; aprendizagem coletiva com teoria, prática, envolvendo até 3 colaboradores por empresa e potencializada por gameficação dos conteúdos; e implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.

Mentoria Digital

Se o participante quiser melhorar ainda mais os processos produtivos, poderá fazer uso da Mentoria Digital, para inserir a empresa no campo da digitalização dos processos produtivos.

Essa mentoria inclui sensoriamento, aprendizagem à distância, aperfeiçoamento profissional de colaboradores, inserção de sensores na linha de produção, software para visualização de dados coletados e orientação presencial de consultor.

Ao todo, são 88h de aprendizagem e implementação. Com engajamento, as empresas melhoram a qualidade dos produtos, reduzem o tempo de entrega aos clientes, e estabelecem um processo de inovação contínuo com consequente aumento da produtividade.

Metodologias do Senai ES

A metodologia escolhida pelo Governo Federal para o programa Brasil Mais foi toda desenvolvida pelo Senai Espírito Santo: a Mentoria Lean.

Ela tem se mostrado extremamente eficaz e efetiva, com empresas que aderiram tendo um ganho médio de até 65% de produtividade. Agora, ela foi compartilhada com os demais departamentos do Senai no país.

“Participamos também do desenvolvimento da Mentoria Digital, outra metodologia que será utilizada no programa. Esse é o primeiro passo para as indústrias terem acesso às primeiras tecnologias relacionadas a Indústria 4.0”, explica o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

A Mentoria Lean e o Lean Game do Senai ES foi selecionada pelo Departamento Nacional para ser aplicada a empresas do país por meio de uma parceria entre o Senai e o Ministério da Economia. Para chegar ao modelo final, foram feitas pequenas adaptações no modelo construído em terras capixabas para incluir aperfeiçoamento profissional.

Originalmente, essa metodologia foi desenvolvida em parceria com a ArcelorMittal, para facilitar a transferência de conhecimento sobre as ferramentas dos Lean Manufacturing de forma lúdica. Para inseri-la no Brasil Mais, consultores do Senai ES participaram de treinamentos para multiplicar o conhecimento com os estados que serão anfitriões para outros departamentos regionais do Senai e funcionarão como multiplicadores das metodologias.

* Por Fiorella Gomes

Read More

Brasil Mais: programa do Governo Federal que usa metodologia do Senai ES é lançado

Extensão do Brasil Mais Produtivo, novo programa utiliza a Mentoria Lean e o Lean Game desenvolvidos pelo Senai ES em parceria com a AcelorMittal. Programa deve atender 1.200 empresas no Espírito Santo nos próximos três anos

 

 

O Governo Federal lançou o programa Brasil Mais nesta terça-feira (18). Essa é uma extensão do programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério da Economia e gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A execução caberá ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e ao Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Brasil Mais tem o objetivo de aumentar a eficiência das empresas e ampliar a produtividade e a competitividade do setor produtivo brasileiro em uma jornada de transformação digital. O objetivo é atender 65 mil indústrias nos próximo três anos. O programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas para melhorar a capacidade de gestão e de produção, reduzir desperdícios e aprimorar processos, em um cenário de transformação digital.

Entre elas, a Mentoria Lean, toda desenvolvida pelo Senai ES. A metodologia tem se mostrado extremamente eficaz e efetiva, com empresas tendo um ganho de até 65% de produtividade.

“Agora, essa metodologia será repassada para os demais departamentos do Senai no país. Participamos também do desenvolvimento da Mentoria Digital, outra metodologia que será utilizada no programa. Esse é o primeiro passo para as indústrias terem acesso às primeiras tecnologias relacionadas a Indústria 4.0”, explica o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

No Espírito Santo, a expectativa é que 1.200 empresas sejam atendidas pelo Programa nos próximos três anos.

Parceria

Presidente da República, Jair Bolsonaro, e presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, durante lançamento do Brasil Mais

A Mentoria Lean e o Lean Game, jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e foi desenvolvido para facilitar a transferência de conhecimento sobre as ferramentas dos Lean Manufacturing de forma lúdica, é fruto de uma parceria de sucesso entre o Senai ES e a ArcelorMittal.

Consultores em Lean Manufacturing do Senai ES participaram recentemente de treinamentos para multiplicar o conhecimento sobre a Mentoria Lean e o Lean Game com dez estados. Eles serão anfitriões para outros departamentos regionais do Senai e funcionarão como multiplicadores das metodologias.

Lean Game

O Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar as ferramentas e conceitos de manufatura enxuta para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo do treinamento é possibilitar a vivência dos participantes nos princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação de forma lúdica e inovadora na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.

Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.

*Por Fiorella Gomes
Com informações de Elaine Maximiniano e CNI

Read More

Inova Senai 2019 começa nesta terça-feira (19) no Sesi Jardim da Penha

Mostra Tecnológica reúne 23 projetos inovadores, que podem ser visitados das 09h às 12 e das 14h às 18h, no Ginásio da unidade. Já na quarta-feira (20), feira de inovação acontece das 09h às 13h30 e terá premiação dos melhores trabalhos 

 

Apresentado na edição passada, o “Sistema Didático de Colheita Florestal” une realidade virtual e gamificação para melhorar o aprendizado em sala e auxiliar nos treinamentos em empresas

Quer conhecer os projetos integradores e inovadores desenvolvidos no Senai? Então, você não pode perder a 11ª Mostra Tecnológica Inova Senai, que acontece no Ginásio do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, nesta terça-feira (19), das 09h às 18h, e quarta-feira (20), das 09h às 13h30.

A mostra traz, ao todo, 23 projetos de abrangência regional que foram realizados por alunos das sete unidades Senai no Espírito Santo. Eles estão divididos nas categorias produto inovador e projeto inovador, que visam solucionar desafios industriais ou sociais. De cunho ensino-aprendizagem, os trabalhos podem ser aderidos pelo mercado e a sociedade.

Essa é a etapa estadual, que carimba o passaporte dos estudantes para a etapa nacional. No ano passado, o Senai Vila Velha ficou em segundo lugar com o projeto Ilha Ambiental, durante a Mostra Inova realizada dentro da Olimpíada do Conhecimento, em Brasília.

Avaliação

Os projetos expostos no Inova Senai são resultados de meses de análises, pesquisas, desenvolvimento e testes. A dinâmica ocorre nas seguintes fases: os alunos são apresentados aos problemas reais da indústria e também do dia a dia do cidadão; posteriormente, eles analisam essas situações e propõem soluções, tanto para a melhoria de processos ou da vivência em indústrias quanto na sociedade; para esse último caso, são desenvolvidos produtos.

Esses trabalhos são expostos na mostra e avaliados em pitchs de cinco minutos, onde a banca avalia pontos como ideação, grau de inovação, viabilidade e o impacto social, ambiental, econômico, dentre outros. O interessante é que os projetos apresentados  já estão prontos para receberem investimentos financeiros e serem comercializados. Além da banca avaliadora, os trabalhos podem receber o voto popular, que é realizado por meio de smartphone via leitura de QR Code.

Os trabalhos vencedores nas duas categorias serão premiados com notebooks. Já os segundos lugares e os ganhadores do voto popular receberão tablets. A premiação está marcada para a quarta-feira (20). O público deve ter atenção aos horários do primeiro dia de mostra, pois haverá uma pausa nas atividades entre 12h e 14h.

Confira aqui como foi a 10ª Mostra Tecnológica Inova Senai!

Evento contou com produtos e processos que envolveram tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, automatização, robótica e realidade aumentada.

Sobre o Inova

O Inova Senai faz parte da “Saga Senai de Inovação” e foi criado para mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa. A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

Com ela, os alunos são provocados a proporem soluções para os desafios enfrentados pela indústria e a sociedade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Dessa forma, são estimulados a realizar pesquisas em tecnologia e inovação, desenvolvendo projetos em caráter experimental de interesse do Senai, da indústria e da comunidade em áreas como softwares, hardwares, peças, produtos, máquinas, ferramentas, instrumentos, equipamentos, processos.

Além disso, o Inova Senai proporciona a instituição a aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação e estar mais integrado à indústria e à comunidade.

 

Serviço

Inova 2019 – Etapa Estadual

Quando: 19 e 20 de novembro
Horário: Dia 1 – 09h às 12h30 e 14h às 18h
Dia 2 – 09h às 13h
Local: Ginásio Sesi Jardim da Penha
Rua Tupinambás, n. º 240, Jardim da Penha, Vitória


Por Fiorella Gomes

Read More

Mundo Senai apresenta profissões e oportunidades da Indústria 4.0

Unidades abrem suas portas e apresentam suas atividades para alunos de escolas públicas e privadas, familiares de alunos, trabalhadores da indústria, empresas e comunidade. É nessa quinta (21), das 8h às 18h 

 

Mundo Senai é voltado para todos aqueles que querem conhecer mais sobre a instituição. Entrada é gratuita!

As unidades do Senai vão abrir suas portas na próxima quinta-feira (21), das 8h às 18h, para a 11ª edição do Mundo Senai. Anual, o evento ocorre simultaneamente nas unidades de todo o país e apresenta todas as oportunidades da instituição para alunos de escolas públicas e particulares a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, alunos egressos, trabalhadores da indústria, empresas e a comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Aqui no Espírito Santo, as visitas podem ser realizadas nas unidades de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus. Apenas o Senai Vitória não recebe o evento devido às obras de modernização.

Durante os dois dias, o público poderá conhecer a importância do Senai para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0, que conta com tecnologias mais complexas e exige novas formas de trabalho, habilidades e competências. Para isso, são realizadas demonstrações práticas das profissões industriais e apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes técnicos.

Voltado para a interação do jovem com o conhecimento e para ampliar sua percepção sobre educação profissional, mercado, inovação, serviços técnicos e tecnológicos, o cronograma de algumas unidades conta ainda com palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

Novidade

E tem novidade durante o Mundo Senai na unidade do Civit, que lança o seu espaço maker: o ‘Senailab’, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizagem multidisciplinar aos alunos.

Senai Civit será o primeiro do estado a contar com um Espaço Maker, que será estendido para as demais unidades

“O Senailab é mais uma conquista importante para a nossa unidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de novos projetos, o espaço é mais um passo para estarmos alinhados às novas demandas da Indústria 4.0”, destacou Mariana Fonseca De Mendonça Gomes, diretora escolar do Sesi e Senai Civit.

Do movimento maker na Educação – ou “faça você mesmo” -, o espaço foi desenvolvido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista. Dessa forma, a ideia é proporcionar aos alunos e instrutores um local para planejamento, desenvolvimento, prototipação e apresentação dos principais projetos realizados pelas unidades de ensino, como Grand Prix, Desafio Senai de Projetos Integradores, Inova Senai e os projetos de conclusão de curso.

As demais unidades Senai no estado também contarão com seu próprio “Senailab”. Conforme cronograma, as próximas localidades a receberem este espaço são Araçás, em Vila Velha; e Aracruz. Em seguida, segundo o planejamento, serão as de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus. Devido às obras, a Unidade Cetec, em Vitória, só receberá este espaço ao final da reforma no local.

O Mundo Senai reserva muita atividade e coisa bacana, não é mesmo? Então, não perca a chance e participe na unidade mais próxima. E, caso não seja possível, fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar a cobertura completa.

Serviço

MUNDO SENAI 2019

Quando: quinta-feira (21)
Horário: 08h às 18h
Onde: Unidades Senai de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus

Por Fiorella Gomes e Thaíssa Dilly

Read More

Indústrias do Espírito Santo recebem consultoria em Lean Manufacturing pelo Senai

Empresas de Marilândia participam da Mentoria Lean

Trinta e seis empresas de São Mateus, Colatina, Linhares, Vitória e Marilândia aderiram a Mentoria Lean do Senai-ES para eliminar desperdícios, otimizar processos e aumentar a produtividade das suas equipes. As atividades iniciaram no dia 16 de setembro e devem durar até o final de novembro.

Realizada de forma coletiva, a Mentoria Lean é uma consultoria voltada a transmissão do conhecimento e aplicação das ferramentas de Lean Manufacturing ou manufatura enxuta. Trata-se de um treinamento imersivo e inovador, que transfere os conhecimentos de forma lúdica e engajadora, com foco na redução de desperdícios e aumento de produtividade das empresas.

Participam da Mentoria Lean empresas de diversos setores da indústria, tais como: Rochas, Alimentos, Metalmecânica, Confecção e Fabricação de Móveis. Para a etapa de treinamento do Lean Game, as empresas indicam três colaboradores para participarem e os mesmos serão os responsáveis pela implantação da cultura Lean na empresa junto a um consultor do Senai-ES.

A Mentoria Lean também faz parte do Programa Indústria + Avançada, uma parceria do Senai-ES com o Sebrae-ES, que tem o propósito de ajudar micro e pequenas indústrias a serem mais produtivas e a evoluírem ao patamar da Indústria 4.0.

Pelo programa, quem faz a Mentoria Lean tem 70% do valor subsidiado pelo Sebrae-ES. Os 30% restantes podem ser parcelados pela indústria participante em até 10 vezes de R$ 240,00, sem juros.

Além da Mentoria Lean, o Programa Indústria + Avançada tem outros dois tipos de consultorias que as empresas podem ter acesso. O Sebrae disponibilizou um total de R$1,4 milhão, para contribuir com o aumento da competitividade das indústrias capixabas.

 

 

Se interessou?

O Senai-ES se propõe a ajudar na redução de desperdícios e aumento da produtividade na sua indústria.

Para mais informações, acesse www.senaies.com.br ou entre em contato por e-mail [email protected] e pelos telefones (27) 3334-5217/ (27) 3334-5218.

Read More